Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

HERRAR É UMANO

HERRAR É UMANO
Marcial Salaverry

É da natureza humana ser falível.  Esse é sem dúvida um de nossos grandes desafios, o fato de saber-se passível de erros.
Quantas vezes apressamo-nos em um julgamento, seja sobre pessoas, seja sobre nossas reais possibilidades em algo que planejamos.  Nessa pressa, por vezes nos equivocamos, e quando descobrimos a falha, a pobre ruminante já está atolada.  Em tais casos, devemos saber reconhecer a mancada cometida, e procurar consertá-la, se ainda for possível.
Se não houver remédio, é encaixar a coisa e partir prá outra.  O que não se pode fazer é ficar ruminando o erro, e se desesperar, sejam quais forem as circunstâncias.
Uma vez que a besteira foi feita, o certo é assumir as consequências, e aprender a lição, evitando, pelo menos cometer a mesma falha no futuro.
Para evitar situações como essa, é necessário ponderar bem antes de tomar certas decisões importantes na vida.
A respeito de erros e acertos, li um pensamento do célebre L’Inconnu, muito interessante:
"O maior erro que você pode cometer na vida, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. Quem decide,  pode errar. Quem não decide, já errou. Existe, sem dúvida, um remédio para cada culpa: reconhecê-la .
Um dia bem empregado é melhor que uma eternidade de erros.
Em geral, chamamos destino às asneiras que cometemos.
Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.
Todos os erros são desafios, e é aceitando e vencendo os desafios que continuamos vivos.
A mais perigosa de todas as fraquezas é o medo de se parecer fraco.
O pior defeito é julgar-se isento de defeitos.
...ERRE MUITO !!! (só não erra quem não faz!)"
L’Inconnu, decididamente é um gênio. Deu uma definição perfeita sobre o assunto.
Realmente não se pode ter medo de errar.  Em certas ocasiões, sempre uma decisão terá que ser tomada.  Se certa ou errada, o tempo dirá.  Mas se nada for feito, se ficarmos parados apenas por medo de errar, esse sim, será um erro, porque apenas perdemos tempo em nossa hesitação e o mundo seguiu sua marcha, deixando-nos para trás.
O que devemos fazer é ponderar sobre a atitude a ser tomada, e fazer alguma coisa.  Tomar uma decisão, seja ela qual for.
Algo importante, sem dúvida, é termos a capacidade para reconhecer que erramos, se errados estivermos, pois devemos saber que somos humanos, portanto sujeitos a erros.
Sabendo considerar a situação, poderemos ao menos tentar reparar o mal feito.  Existem situações, em que a teimosia não cabe. Temos que saber analisar situações.
Uma coisa é realmente definitiva. A necessidade que temos de saber tomar decisões. Nas encruzilhadas que a vida nos coloca, a capacidade de decidir é importante.
Pensar rápido e certo.  Aproveitar erros do passado e não mais cometê-los.  Seja no julgamento de situações ou pessoas.
O grande problema, são as pessoas que não querem cometer erros.  É esse o maior erro que poderiam cometer.  Por não quererem correr esse risco, apenas fazem as coisas com certeza absoluta. E muitas vezes nada fazem,  pois a certeza absoluta não existe.  Até mesmo a matemática, chamada como Ciência Exata, tem suas falhas.  Portanto, se ficarmos esperando o momento exato, a certeza absoluta, simplesmente nada faremos, e ficaremos sempre esperando o bonde passar.
Não se pode ter medo de errar.  Temos é que saber julgar para diminuir a possibilidade de erros serem cometidos.
Justamente por isso, decidi ser este o momento de desejar UM LINDO DIA a todos.



 
 
 

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/05/2005
Código do texto: T16352
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19843 textos (1961572 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 16:47)
Marcial Salaverry