NEU-FIES*, nasceu iluminando...


A “Terra” é fértil
As sementes, “boas”...
O semeador colhe “estrelas”!

À luz dos ensinamentos de amor...
O estudo e a prática da Doutrina Espírita...
Um convite à “ interiorização de valores humanos” !

Assim, em 17 de outubro de 2009, às 17:00 horas...

No Auditório Chico Xavier, o Paraná “ganha o NEU-FIES!



NEU-FIES*- Núcleo Espírita Universitário das Faculdades Integradas “Espírita"

 
 NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO (NEU – FIES)
 
 
  1. Realizou-se no dia 17 de outubro de 2009, sábado, às 17:00 horas, no Auditório Chico Xavier do Campus Universitário das Faculdades Integradas “Espírita”, o 1º. Encontro do Núcleo Espírita Universitário (NEU-FIES), criado recentemente. O evento havia sido marcado para 15 de agosto último e fora adiado em razão do surto da gripe A. A Coordenação Provisória enviou convite a mais de uma centena de pessoas, entre alunos, professores e funcionários das FIES, representantes de instituições diversas, como a Federação Espírita do Paraná (FEP), a Associação dos Divulgadores do Espiritismo no Paraná (ADE-PR), a Associação Médico-Espírita do Paraná (AME-PR), a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), a Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME), A Associação dos Educadores Espíritas do Paraná e outras. Alguns confirmaram presença e efetivamente compareceram. Outros justificaram sua ausência, motivada por viagens e compromissos agendados anteriormente.
 
  1. Estiveram presentes alunos, professores e funcionários das FIES e espíritas de outras instituições, como o Presidente da Associação Médico-Espírita do Paraná, Dr. Laercio Furlan, que fez emocionante pronunciamento, relacionado com a realidade do NEU da Universidade Estadual de Londrina, que ele conhece, e com a permanente campanha contra o aborto e pela vida, desenvolvida há longos anos pela AME-PR. Ao final do evento, também o Dr. Laércio proferiu sentida prece.
 
  1. O encontro foi aberto pelo Diretor Acadêmico das FIES, Prof. Rodolpho da Cruz Rolão, e dirigido pelo Prof. José Maia, Coordenador Provisório do NEU-FIES. Em seu pronunciamento, o Coordenador fez um breve retrospecto histórico sobre a Doutrina Espírita, as principais obras que constituem a sua rica literatura, como as que formam o Pentateuco Kardequiano e são os pilares da Codificação Espírita, de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese e O Céu e o Inferno, passando também pela portentosa contribuição de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco, cujos mentores espirituais (respectivamente, os Espíritos Emmanuel, André Luiz e Joanna de Ângelis) ditaram centenas de livros que são fonte sobre todas as áreas do conhecimento.
 
  1. Dentre essas obras, foram destacadas algumas que certamente formarão base sólida para o programa de estudos do NEU-FIES: Evolução em Dois Mundos (André Luiz), O Consolador (Emmanuel), A Caminho da Luz (Emmanuel), Atualidade do Pensamento Espírita (Joanna de Ângelis), além de obras de eminentes pesquisadores, como Animismo e Espiritismo (Alexandre Aksakoff), Hipnotismo e Mediunidade (Ernesto Bozzano), Fatos Espíritas (William Crookes), A Reencarnação no Brasil (Hernani Guimarães Andrade) e muitos outros.
 
  1. O Coordenador enalteceu também a contribuição notável de Programas de Estudos Espíritas que se realizam há mais de trinta anos, notadamente os Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita, publicados em forma de livros e apostilas pela Federação Espírita Brasileira e hoje adotados pela maioria das instituições espíritas, em nosso país e no exterior.
 
  1. Embora a tarde chuvosa de sábado, 19/10, e o pequeno número de participantes, o 1º. Encontro do NEU-FIES deixou plantada oficialmente a semente do início dos seus trabalhos, que se iniciaram com uma pesquisa na comunidade acadêmica das FIES. Naquela oportunidade, cerca de 109 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, haviam manifestado o interesse de participar do Núcleo, que funcionará possivelmente uma vez por semana, nos três turnos (manhã, tarde e noite).
 
  1. O grupo do turno da tarde funcionará numa sala de aula do prédio central do campus. Para os grupos da manhã e da noite, a Coordenação do NEU está efetuando entendimentos com órgãos decisórios das FIES, uma vez que nesses dois períodos é intensa a ocupação das edificações com o ensino de graduação.
 
  1. Nos próximos dias, estará sendo divulgada a situação desse ensalamento, bem como as sugestões de possíveis dias e horários das reuniões de estudos.
 
  1. O NEU-FIES, que já está na Internet (Google) desde o início do ano, vem mantendo intercâmbio com outros NEUs, existentes em diversas universidades brasileiras. Notadamente o da Universidade das Américas, de Foz do Iguaçu, tem contribuído com matérias e idéias que serão oportunamente publicizadas.
 
  1. Matérias, sugestões, idéias, questões poderão ser enviadas ao NEU-FIES no seguinte endereço eletrônico: neu@unibem.br e também ao Coordenador Provisório: josemaia957@hotmail.com. Será mantida correspondência constante, principalmente pela Internet, com todos os participantes do Núcleo.
 
  1. O Boletim Informativo semanal do Serviço Espírita de Informações, do Rio de Janeiro, tem divulgado noticiário do NEU-FIES.
 
  1. O NEU-FIES é aberto a todos os interessados em estudar a Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto (Ciência, Filosofia e Religião), especialmente os Alunos e Professores da graduação e da pós-graduação das FIES. Também funcionários da instituição manifestaram esse interesse, na pesquisa referida, bem como professores e funcionários da Escola André Luiz e da Escola Rural Onofre Soares, ambas campos de aplicação das FIES e mantidas pela instituição.
 
  1. O convite para o início dos trabalhos do NEU-FIES, assinado pela Profa. Neyda Nerbass Ulysséa, Diretora-Geral, pelo Prof. Rodolpho da Cruz Rolão, Diretor Acadêmico, e pelo Coordenador Provisório, Prof. José Maia, enfatiza ser objetivo do novo órgão das FIES propiciar à Juventude a interiorização de valores humanos, sob a luz dos ensinos de Jesus, mediante o estudo e a prática da Doutrina Espírita, com base nas obras de Allan Kardec e em outras que lhes são complementares.
 
José Maia
Coordenador Provisório do NEU-FIES
 

NEU – Registro 1º. Encontro
 

Homenagem 









S E M E A D O R


Ao
Professor ERNANI COSTA STRAUBE,
pelos seus 80 anos,
 28 de janeiro de 2009

 
 
Pessoas há que concentram epopeias,
Tão grande é o seu centro de irradiações.
Seu trabalho, sua ação, suas ideias
Movem sistemas, influenciam multidões!  
                                     
O Professor ERNANI COSTA STRAUBE,
Nosso Querido Amigo, hoje homenageado,
É dessas pessoas... Pelo que é e sabe,
Sua luz brilha no presente e no passado!
 
Foco no qual muito se destacou,
Cujos raios prosseguem iluminando:
O Colégio Estadual do Paraná, um show
Na Educação, hoje se renovando! 

Ali, como Professor  e Diretor          

Ele semeou Ação,  Conhecimento,
Progresso, orientou vidas, e com Amor
Viabilizou novos descobrimentos!
 
Junto dele, ali, a  Astronomia,
O Clube de Ciências, o Escotismo,
A Heráldica, a Genealogia,
O Livro, o Radioamadorismo!
 
Também a primeira Televisão
Educativa do nosso Paraná:
PIngos de Saber chamou a atenção
E como pioneiro na história ficará!

No grande Liceu de Curitiba,

Com o Professor Ernani nós aprendemos
Que o Trabalho no Amor se estriba
E a Virtude vem do que bem fazemos!
 
Na Academia de Letras –  livros, textos –,
No Instituto Histórico – pesquisas,
Análises em variados contextos,
Clareando enigmas em ações precisas!
 
Outros setores por ele explorados:
Filatelia, Polícia, Penitenciária,
Pesquisa Histórica – luz sobre o passado! –
Educação, Eletrônica, tantas áreas!
 
Seus trabalhos avançam também
Na Fotografia, Literatura, Geografia,
Na Arte, Biologia e vão ainda mais além:
Nas pequenas grandes coisas do dia-a-dia!
 
A par de tudo isso, para ele a Família
É a genuína célula-mater social,
Valorizando laços – ninguém é uma ilha! –
Sentimentos, emoções, elo sem igual!

A seus dedicados pais, honra e glória:
Guido Straube, Emérito Professor,
Myriam Costa Straube, na escola,
Primeira Dentista a curar nossa dor!
 
Seus irmãos e familiares amados,
Em  ocupações sociais importantes,
Semeando bons frutos, sazonados,
Numa terra de tantos gigantes!
 
Nosso carinho, nesta hora singular,
À Professora Lavínia, sempre amada,
À Isabela, Guilherme, Fernando – e ao lar
Que cada um deles fundou na jornada!
 
Aos Netosque chegam, renovando o ninho,
O que podemos dizer, neste momento?
Curtam o seu Avô, este Homem-Carinho,
Aprendam com ele doces ensinamentos!
 
E o que diriam amigos, vizinhos,
Funcionários, alunos, professores,
Que seguiram com ele seus caminhos,
Superando desafios e temores?
 
Que temos grata felicidade:
Entre nós, astro de primeira grandeza,
Seus raios de luminosidade
Realçam no Homem a mais pura riqueza:
 
A riqueza de semear boas sementes,
De fazer amigos, de abrir caminhos,
De construir pontes, de clarear mentes,
Conservar flores, sublimar espinhos!
 
Saudamos  nosso Amigo Inesquecível,
Que do alto de sua bela trajetória
Nos enriquece, alegra e, alma sensível,
Nos envolve com suas luzes e glórias!
 
Vivas ao Nobre,  Caríssimo Professor,
Por seus marcos na trilha da Verdade!
Seus feitos,  frutos do Vero Amor,
Para nós sinais de Eterna Amizade!
 
Poema de José Maia, eterno aluno do Mestre, em 80 versos (número do acaso?), composto no ambiente da agradável e acolhedora Colônia de Férias da Associação dos Servidores do Colégio Estadual do Paraná (ASCEP), na Praia de Guaciara, Pontal do Paraná, tarde ensolarada de domingo, 25 de janeiro de 2009