(Ironias do COTIDIANO)
ALARMISTA...

Pessimista?
O povo
Gosta!

Felicidade
Não dá “mídia”...
A causa está em nós!

O sofrimento do outro consola?

Como explicar?



NEUs (RJ e Unicamp)* e a "prática" do Espírita



Espiritismo na WEB
Artigos espíritas pouco visitados na Internet
Luiz Carlos Formiga

Artigos Espíritas são pouco visitados na Internet. Qual a causa? Será que os espíritas não repassam seus links quando os recebem?
Outro dia recebi uma correspondência que dizia: “há pessoas que enviam mil piadas por e-mail e elas espalham-se como fogo, mas, quando enviamos mensagens sobre algo de bom, as pessoas pensam duas vezes antes de compartilhá-las. É preocupante que coisas grotescas, vulgares e obscenas cruzem livremente o ciberespaço”.
É verdade que recebo mensagens generosas muito preocupadas com o meu desempenho olímpico sexual e sobre os milagres do sildenafil, conhecido como Viagra, embora não façam comparação com o tadalafil. Eles não querem saber se tenho doença cardíaca e faço uso de nitratos. Muito menos se preocupam com os efeitos espirituais colaterais.
Por outro lado, não tenho recebido “coisas grotescas, vulgares e obscenas“. Os benefícios do viagra parecem confirmar a versão pós-internet, que está sendo dada aos antigos ditados: “Quem clica seus males multiplica. Quando a esmola é demais, tem vírus anexado. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado. Melhor prevenir do que formatar. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla”.
Vamos fazer uma experiência.
Vou enviar o endereço eletrônico de dois artigos no Portal Panorama Espírita e o número de visitas recebido, para a minha lista de amigos. Os artigos são sobre temas que podem ser “discriminados”. Estão na HP desde outubro de 2006. 
Artigo 1: Umbanda e Candomblé. Torres gêmeas afro-brasileiras
http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=5962
Visitas em 23 de agosto de 2008:  2202.
Artigo 2: Roustaing, o termômetro e os direitos fundamentais
http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=4982
Visitas em 23 de agosto –  280.
Será que vamos comprovar a tese de que o espírita não repassa correspondência vulgar, grotesca ou obscena, e, nem as que lhe causam medo de discriminação.
Vamos ver em 23 de setembro os números nos links acima. Qual será o resultado?
No e-mail referido. o autor dizia que “você não enviará para muitos de sua lista de endereços porque não está seguro quanto ao que eles acreditam ou o que pensarão de você “.
Termina dizendo “Todos precisamos parar alguns momentos para pensar naquilo que é realmente importante na vida. A amizade e a solidariedade nunca passarão de moda“.


http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.36.htm

LUIZ CARLOS FORMIGA é professor universitário da UFRJ e UERJ, aposentado.



NEUUnicamp
, Alerta!
Computadores Descartados Pela Europa Envenenam Crianças na África

Estava no site da UOL e, dentre as "super importantes" notícias de quem ganhou um pífio jogo de futebol, ou do DVD do Rolling Stones que vai sair sei lá quando, estava uma pequena, mísera nota sobre uma reportagem. Bem, se mísera, acho que somente em tamanho físico, na disposição em que o site deu à ela, frente às "grandes manchetes" do dia. Espero que leiam com atenção, e que, por gentileza, saiam um pouquinho, ao menos uns minutos, do grande mundo que é o nosso próprio umbigo para tomarmos nota de certas situaçãos que ainda, infelizmente, continuam ocorrendo. Podemos mudar essa situação? Talvez não, por agora. Mas quem sabe nos sensibilizando com ela aprendamos a mudar a nossa  propria disposição ao vermos o mundo, e o que temos de tão generoso e feliz em nossas vidas e, por fim, como desejo mais que sincero de minha parte, possamos fazer um pouquinho, pelo menos um pouquinho pela miséria moral e/ou material que nos cerca.

Fernando R.G. Bergamini (NEUUnicamp)

Leia e divulgue!
Computadores Descartados Pela Europa Envenenam Crianças na África -
fonte:noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/12/05/ult2682u1416.jhtm