ISSO é comigo!

EU não consigo “fazer festas”
Ignorando a miséria!
Empatia, talvez!

Mesas fartas...
Barrigas...
Vazias!

De um lado excessos...

De outro carências!





NEU* - "O Homem de Bem"



                    Sob Deus. Laico, mas não Ateu
 

Dr. Luiz Carlos D. Formiga
 
No preâmbulo, o Constituinte Original demonstrou que o Estado é laico, mas não é ateu: "Promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da Republica Federativa do Brasil".

Nossa Constituição consagra como direito fundamental a liberdade de religião. O Estado deve proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa sem intolerância e fanatismo.

Concordamos que não deva existir nenhuma religião oficial, mas a garantia ao livre exercício de todas.

A notícia colhida no AOL, em 06 de janeiro de 2005 diz:
_________________________
Ateu apresenta ação contra referência a Deus nas escolas americanas

WASHINGTON, 6 jan (AFP) - O americano Michael Newdow, que se declara ateu, apresentou, ao lado de pais de crianças que freqüentam escolas públicas, uma ação para que se retire a referência a Deus do juramento à pátria, informou o site do militante que luta pela separação da Igreja e do Estado. Newdow, um clínico geral da Califórnia, já havia solicitado há dois anos a retirada da referência a Deus.

 Na ocasião, um tribunal estadual lhe deu razão, mas em junho do ano passado a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a decisão e apelou, sob o argumento de que não existia fundamento jurídico para a apresentação da demanda em um tribunal federal.
Newdow apresentou uma nova ação de 140 páginas na segunda-feira a um tribunal federal de Sacramento (Califórnia). De acordo com ele, outros oito pais de alunos em escolas públicas assinaram a demanda.

"O governo doutrina cada estudante, a cada dia de escola durante o ano", afirmou Newdow em uma carta publicada em seu site. Ele pede a retirada das palavras "under God" ("sob Deus") da polêmica frase de juramento à bandeira.

Para ele se trata de respeitar o primeiro mandato da Constituição dos Estados Unidos, que estabelece a separação da Igreja do Estado.

A primeira decisão judicial a seu favor provocou uma onda de reações em todo o país, inclusive por parte do presidente George W. Bush. "Recebemos nossos direitos de Deus como proclama a Declaração da Independência", disse o presidente na ocasião, reafirmando sua fé no "todo-poderoso". 

Desde então, Newdow se transformou em alvo da direita cristã fundamentalista americana.

Michael Newdow, de 50 anos, que vive com sua filha de 9 anos nos arredores de Sacramento, explicou que não é contra a religião, mas que deseja que saia do espaço público e volte a seu lugar, "na esfera privada".

Aceitando a orientação do preâmbulo da CRFB de 1988, incluímos a "Inteligência Suprema" ao falar aos formandos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1). Relembramos um discurso de Pasteur aos jovens dizendo: “e vocês que estão sentados nesses bancos, representando a esperança desse país, não venham aqui só pela excitação da polêmica, mas apenas para aprender...”. E, mais adiante, continua Pasteur, “Não fiquem maravilhados diante do novo, nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrentá-lo e desvendá-lo". "Não se considerem os únicos donos da verdade e do conhecimento, pois um diploma não faz o cientista. Somente assim poderão cumprir sua missão, ser úteis ao próximo. E façam tudo com amor, pois será um dia esplêndido aquele em que, dos progressos da ciência, participará também o coração”.

Pasteur falava de Educação, de Humanidade. Nossos esforços nunca deverão produzir monstros cultos ou psicopatas hábeis.

Muitos desconfiam da educação. Um sobrevivente de um campo de concentração disse que seus olhos viram o que nenhuma pessoa deveria presenciar. Crianças envenenadas por cientistas instruídos e aparelhos de tortura construídos por engenheiros ilustrados.
 
Por isso Pasteur lembrou que “
será um dia esplêndido em que, dos progressos da ciência, participará também o coração”. A ciência sem o amor pode conduzir a comportamentos imediatistas, quando a vida em si perde seu valor.

Pasteur repetiu que "pouca ciência afasta o homem de Deus e que os verdadeiros cientistas acabam dele se aproximando".
O microbiologista talvez lembrasse que “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento a obra das suas mãos”.

No prefácio do livro "De Olhos Bem Abertos", de Cléo de Albuquerque Melo, Editora Lachatre. (2), escrevemos que o leitor estaria diante da adepta da Pedagogia Regeneradora, que conceitua o homem como ser de natureza biológica, psicológica, social, espiritual, dotado de historicidade e de livre arbítrio, encontrando-se em contínuo processo evolutivo. O espírito é o agente que direciona toda a organização biológica, por ela pode ser influenciado, mas lhe dá uma finalidade.

Com essa Pedagogia surge o compromisso com a formação integral do homem, porque os conteúdos valorizam a grandeza do espírito imortal, seus métodos e técnicas valorizam a essência do ser.

A proposta de Cléo é clara. É a opção pelo Amor na prevenção da dor. Aquele Amor de Clara por Francisco, na cidade de Assis, que ilumina... É Educadora, samaritana, especialista no Amor, pensa feridas nascidas na alma.

O Amor de tríplice observação. Amarás de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. Há distinção entre os três.
Sabe que somente a educação partida do coração pode ser eficiente no despertar dos adormecidos desde sempre.
Impossível educar sem amor e Deus é Amor.

No "As Drogas e Suas Conseqüências", Editora Fonte Viva (3), dissemos que excelente ação educativa é a discussão de uma escala de valores ético-morais apoiada na fé que privilegia o raciocínio.

Quando os jovens possuem e compreendem sua própria escala de valores e são capazes de explicá-la aos outros, torna-se, para eles, mais fácil expressar e justificar sua decisão de abster-se de drogas.

Precisamos fazer chegar aos nossos filhos uma nova ordem de idéias, que possa trazer também uma nova ética comportamental. Imprescindível a noção de Imortalidade, base da doutrina do Cristo que a demonstrou em inúmeras oportunidades. Sem o seguro conhecimento das diversas evidências científicas da imortalidade da alma, não tem sentido falar-se em escala de valores, na questão do conjunto de noções e regras dirigentes da conduta e na de livre decisão.  

Demonstrada a Imortalidade e examinada as conseqüências futuras dela derivadas, a vida ganha outro sentido. Desaparecerá a noção de família patogênica, a educação para o egoísmo e comodismo, que busca o conforto antes do dever.

Com essa nova visão, a educação quebrará o tabu da morte, de todos o maior, aquele que traz ao inconsciente da criança enorme carga negativa com reflexos na idade adulta.

A educação será um processo de libertação espiritual e de formação de valores, porque haverá a noção de que retornamos com as mesmas almas, mas em diferentes relacionamentos. Todos estarão atentos para as relações afetivo-emocionais e de posse da percepção de que a liberdade tem limites e compromissos.

Acreditamos que Michael Newdow seria beneficiado se viesse ao Brasil fazer o Curso de Extensão Universitária: A Prova Científica da Existência de Deus (4).

Explica o professor do curso, dr. Farhang Sefidvash: "reconhecemos que a mente do homem é incapaz de compreender a essência de Deus, mas o homem pode reconhecer Deus através  de Seus atributos".
 
1) http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/ciencia-com-amor.html
2) http://www.lachatre.com.br/livro.php?livid=64
http://www.lachatre.com.br/
3) http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/o-voo-da-liberdade.html
http://www.ajornada.hpg.ig.com.br/cultura/livros/formiga.htm
http://www.fontviva.com.br/
4) http://www.cefamiami.com/
 
Fonte: Publicado no Jornal do CEFAMIAMI em 06.01.2005
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo1091.html






LEIA mais
Links Espíritas
http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

* Núcleo Espírita Universitário