ALEGRIA multicor


Versos ...
Exalam amor...
Almas arcoirizadas!

Poesia...
Nos olhos...
No Coração!

Um poema parido...

Tantas metamorfoses!




NEU* - FAMÍLIA, sementeira do AMOR - Ensaio



Frutos e sementes
MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BRAGA
 
Certa feita, em uma noite de domingo, vi uma dessas reportagens com economistas realizando complexos cálculos e projeções. Nesta, em especial, calculava-se quanto uma família gastava para criar um filho, desde as fraldas do recém-nascido até os custos com a faculdade, observadas as correções monetárias e atualizações devidas. Não precisa dizer que os números foram astronômicos... 
Se fôssemos analisar a questão dos filhos apenas pela ótica econômica, teríamos aí um verdadeiro “investimento a fundo perdido”, com grandes riscos de prejuízo no futuro. Mas a vida não é só economia. É espiritualidade, principalmente. Pela Doutrina Espírita, aprendemos que os filhos são a oportunidade bendita de resgate, pelas vias da reencarnação, no reencontro dos compromissos assumidos com os Espíritos e com a Lei divina. Ter um filho é sempre um fato fantástico, quando a nossa vida frutificada se perpetua na semente. O destino da flor é o fruto, reza acertadamente a cartilha da natureza. 
Quando nos tornamos pais, a nossa vida se transforma de uma maneira irreversível. Quando assistimos ao telejornal uma criança que morre ou adoece, está ali nosso filho também. Quando uma mãe, à beira do desespero e da insensatez, abandona o seu filho no lixo ou no lago, como por vezes cita o noticiário, olhamos para os nossos filhos e nos perguntamos o porquê desse ato.  
Entretanto, muitos ainda tratam seus filhos como o “Brinquedo novo que não tem na loja”, delegando de forma incondicional todos os momentos para as empregadas domésticas (em que pese o amor que dispensam, não são os genitores e a criança sabe disso), abdicando dessa dádiva por motivações individualistas. Apesar de serem pais no sentido biológico, não sentem o aspecto profundo dessa dádiva.  
A paternidade e a maternidade têm um caráter divino, compromisso e bênção, onde o crescimento do Espírito deve ser o foco, aliando o equilíbrio na ternura e na exigência, com muito amor e diálogo. Ter filhos, no sentido biológico ou não, também é uma tarefa missionária, que costura compromissos passados e esperanças futuras. Para nós, espíritas, ela tem um caráter mais sublime, onde o filho de hoje é o irmão de amanhã, reforçando na carne os laços da parentela espiritual. 
Que se trata de um desafio, não temos dúvida! É uma vereda de dificuldades, às vezes quase insuperáveis, criar um filho. Mas também é uma jornada acompanhada de Espíritos que brindaram o nosso lar e representam um instrumento do nosso crescimento. Essa é a forma que a Providência Divina, em uma atitude para além da perpetuação da espécie, permitir que o egoísmo latente ceda ao sacrifício de nos doarmos a um ser mais próximo, como escola para nos doarmos para aqueles nem tão próximos.  
Desse modo, a experiência da paternidade/maternidade traduz-se em vivências exclusivas, de uma felicidade também exclusiva. Não é apenas um cálculo feito na ponta do lápis, é uma consolidação de laços anteriores que se traduz em crescimento mútuo para os envolvidos.  
Em uma época de individualismo exacerbado, onde as belas flores não querem virar frutos, permitir a reencarnação de Espíritos deve estar na pauta de nossos projetos. Importante lembrarmos que na paternidade/maternidade, a balança dos sacrifícios sempre se  compensa pela das bênçãos e pelos sorrisos.
Creiamos nisto!

 http://www.oconsolador.com.br/ano3/142/marcus_braga.html
 



Ensaio




FAMÍLIA, sementeira do AMOR

Chove, faz sol. A Terra treme, terremotos, maremotos, ajustes naturais. A Terra “sofre” em silencio ou com gritos de agonia, se perfuma e embeleza na primavera. Vice seus ciclos evolutivos em suas mudanças sazonais.

Nós vivemos processos similares. A Família é a grande sementeira para os jardins que perfumarão e embelezarão a
Terra REGENERADA. Os tempos são anunciados por sofrimentos coletivos. É hora de despedidas do Joio e do trigo, de chegadas e partidas.

Formiga em seu artigo, O preparo para a reencarnação, nos apresenta algumas questões sobre o tema, e pinçamos algumas para refletirmos  com o auxílio da psicografia de Chico Xavier:  Existe algum preparo para o espírito reencarnar?  Se existe, qual é? Ele reencarna consciente ou inconsciente? Quando termina o processo da reencarnação? Por que o esquecimento?

André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, na obra “Missionários da Luz", capítulo 12, relata a preparação para a reencarnação de Segismundo ( espírito). Esclarece a urgência da situação e da oportunidade de encaminhá-lo ao necessário resgate...  O regresso de Segismundo à companhia da vítima e do inimigo do pretérito, no sentido de santificar o coração. Será ele, de conformidade com a permissão, o segundo filhinho do casal... Infelizmente, o futuro pai transitório, Adelino, repele-o com calor, tão logo surgem as horas do sono físico, trabalhando contra os  propósitos de harmonização da equipe responsável.

Palavras de Alexandre, instrutor de André Luiz, sobre o preparo da reencarnação:
"Temos bons amigos no Planejamento de Reencarnações. Nesta instituição, durante alguns dias, você terá idéia aproximada da nossa tarefa, portas adentro de semelhante trabalho. Grande percentagem de reencarnações se processa em moldes padronizados para todos, no campo das manifestações puramente evolutivas. Mas outra porcentagem não obedece ao mesmo programa. Elevando-se a alma em cultura e conhecimentos, e, em responsabilidade, o processo individual é mais complexo, fugindo à expressão geral, como é lógico. Em vista disso, as colônias espirituais mais elevadas mantêm serviços especiais para trabalhadores e missionários." (1)

Emmanuel em "Esquecimento e reencarnação", do livro Religião dos Espíritos, psicografia de Francisco Cândido Xavier,  apresenta-nos outra face do processo reencarnatório:  "Encetando uma nova existência corpórea, para determinado efeito, a criatura recebe, desse modo, implementos cerebrais completamente novos, no domínio das energias físicas, e, para que se lhe adormeça a memória, funciona a hipnose natural como recurso básico, de vez que, em muitas ocasiões, dorme em pesada letargia, muito tempo ates de acolher-se ao abrigo materno. Na melhor das hipóteses, quando desfruta de grande atividade mental nas esferas superiores só é compelida ao sono, relativamente profundo, enquanto perdure a vida fetal. Em ambos os casos, há prostração psíquica nos primeiros sete anos de tenra instrumentação fisiológica dos encarnados, tempo que se lhes reaviva a experiência terrestre..."

"E isso, na essência, e o que verdadeiramente acontece, porque, pouco a pouco, o espírito reencarnado retoma a herança de si mesmo, na estrutura psicológica do destino, reavendo o patrimônio das realizações e das dívidas que acumulou, a se lhe regravarem no ser, em forma de tendências inatas, e reencontrando as pessoas e as circunstâncias, as simpatias e as aversões, as vantagens e as dificuldades, com as quais se afinizado ou comprometido...".
"A moldura social ou doméstica, muitas vezes, é diferente, mas, no quadro do trabalho e da luta, a consciência é a mesma, com a obrigação de aprimorar-se, ante a benção de Deus, para a luz da imortalidade." (1)

Elucidam-nos André Luiz  e Emmanuel. Esclarecendo  quanto ao empenho e a preparação para que espíritos se harmonizem. Por analogia nos permitem compreender as dificuldades de relacionamentos existentes no seio de muitas famílias. Destacam que há por parte da espiritualidade um grande investimento para que os propósitos do bem sejam alcançados, nos tornando mais responsáveis perante aos que apostam em nós para as tarefas que nos Confiam.  

Educar reeducando-nos face ás experiências. É o que esperam de nós esses trabalhadores Invisíveis e silenciosos. Atuam junto aos pais e reencarnantes, preparando a terra. São semeadores de amor. Cuidando amorosamente da sementeira.
   Juli Lima

[1]O preparo para a reencarnação -  Formiga, LCD

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.25.htm


Imagens - Google

LEIA mais
NEU*-
Links Espíritas I
http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

* Núcleo Espírita Universitário