Não SOU! VOCÊ é?

Um Homem de Bem...
Resumidamente...
Um SER Ético!

Pratica a lei de justiça,
Amor e caridade,
Na sua pureza.

É bondoso, humanitário e benevolente!

É indulgente, não é vingativo!



NEU* - DESCONTRUÇÃO - Ensaio



DESCONSTRUÇÃO de conceitos, destruição de preconceitos. HUMANIZAR o olhar. ( Ensaio)
 
Domingo, 24 de janeiro de 2010. Abrimos o jornal, nas páginas 12 e 13 de O Globo nos estarrecemos com a matéria. “Mesmo com cura, hanseníase ainda se espalha pelo país”. Em 2008, foram registrados 39 mil novos casos da doença. Pacientes reclamam da falta de remédios e da burocracia no tratamento. Rejeitados, pacientes vivem em colônias. “Era comum que as pessoas mudassem de nome”, diz morador.
As portas escancaradas do Terceiro Milênio se mostram pra mim. Como é possível?

A onde está o poder público? Onde está a solidariedade com aqueles que sofrem pela enfermidade? Onde estamos nós, sociedade estigmatizadora? Pensamentos fervilham.
Olhos umedecem. Por empatia sinto a dor do abandono pelo leproestigma.
 
Ligo o PC para escrever. Gosto de registrar o que penso, é meu dialogar com meus pensentires. Antes abro minha caixa eletrônica. Encontro um e-mail que faz um contraponto com a matéria do Jornal. É um secar de lágrimas. Mostra caminhos e tentativas. Não está tudo perdido. Há muitas luzes no fim do túnel.

Duas colônias. Dois momentos. Em Curupaiti, RJ/RJ, o abandono. Em Santa Izabel, Betim/MG o reencontro.
 
"No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho". [5] Secando as lágrimas doídas  vou lendo o e-mail dessa “Boa Nova”.
 
Diante desta mensagem do BIQUINI CAVADÃO as lágrimas deslizam traduzindo
Emoção. Sob as bênçãos de Santa Izabel.
 
Contra o preconceito e por uma boa causa:[1]
Fechamos o mês de janeiro com um show muito divertido em Betim-MG. Ao chegarmos na cidade, parecia noite, tamanha a escuridão das nuvens. Não deu outra: uma tempestade monumental desabou sobre a cidade. Era como se alguém tivesse ligado um chuveiro daqueles que tem em sauna, bem sobre Betim. Por instantes, cheguei a pensar que o evento seria cancelado.

Felizmente, desta vez a sorte estava do nosso lado e a chuva, do jeito que veio, se foi. Ao chegarmos no local do show, a céu aberto, muita gente se aglomerava.

Qual o nosso ofício? Cantar, tocar, divertir, essencialmente entretemos as pessoas. Acontece que por vezes, nos unimos a projetos que tem como atração nossa música, mas que buscam unir as pessoas por uma causa, uma conscientização. Música para a cabeça e os pés. O evento Concerto Contra o Preconceito surgiu da prefeitura de Betim para que houvesse um maior entrosamento numa área conhecida da cidade: a colônia Santa Isabel.

Localizada em meio a construções históricas, esta colônia acolheu por muitos anos as pessoas que sofriam de hanseníase, numa época em que a doença não tinha tratamento. O progresso da ciência, acabou com a doença, mas não conseguiu acabar com o preconceito. Partiu dos governantes a idéia de realizar concertos e atrações naquela região da cidade para uma maior integração de seus moradores. Hoje, Santa Isabel é referência no tratamento de hanseníase e o seu tratamento exemplar já ajudou muita gente.

Ficamos envolvidos e lisonjeados com o convite e tratamos de fazer o show com toda a energia possível. Infelizmente, dois caras começaram a brigar logo na terceira música. Foi preciso a gente dar uma bronca neles para evitar que tão poucos pudessem estragar a festa de muitos. O show transcorreu depois com alto astral. Foi uma festa com muita participação. A julgar pelo dia chuvoso, parecia que todo mundo estava com as baterias carregadas, cansados de ficar em casa e prontos para se divertir. Encerramos a noite com uma possibilidade favorável de voltarmos à Betim pra Feira da Paz. Quem sabe?

Fevereiro não vai ter show do Biquíni. Em geral tiramos férias mesmo nesta época. É muito raro termos show nas semanas do Carnaval. Portanto decidimos sempre recarregar nossas baterias nesta época. Por outro lado, podem esperar boas novas pra Março. Até lá![1]
 
Olhar distante e ao mesmo tempo dentro. Vejo interrogações. Vou pinçando idéias. Releio artigos. Reencontro o 131 - Seja BOM! /NEU* - Desmitifica - Lepra x Hanseníase
http://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamor/2019480 ).
Pensamentos voejantes. 

 
E “sob as bênçãos de Santa Izabel”, a Prefeitura Municipal de Betim, a Funarbe e o Morhan realizam mais uma edição do “Concerto Contra o Preconceito”, na Colônia Santa Isabel. Veja a programação cultural.

Arte e Cultura : Concerto contra o Preconceito [2]
http://www.tribunadebetim.com/html/modules/news/article.php?storyid=2284

“Sob o olhar de Santa Izabel” [3]

Ressaltamos a apresentação de “Sob o olhar de Santa Izabel”, documentário produzido por 15 alunos de jornalismo do Instituto J. Andrade, de Juatuba. “É um sentimento muito positivo ver o cinema voltar a funcionar. Vamos passar outros documentários e filmes”, planeja o coordenador do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Hélio Dutra.

Pelo fato de a colônia estar intimamente ligada a Betim, o tema contribui para o resgate da memória da região. O documentário dura 30 minutos e traz depoimentos de seis ex-portadores de hanseníase, com idades entre 50 e 90 anos, que passaram pelo internamento compulsório. De 1930 a 1980, os portadores da doença eram privados do convívio social, com o isolamento das casas e dependências onde viviam. Um misto de temor e preconceito fazia com que essas pessoas fossem estigmatizadas.

O vídeo foi o trabalho final dos alunos para a disciplina produção de documentários para a TV, do professor Richardson Pontone.[3]


Doutrina Espírita e discriminação  [4]

"Há necessidade do enfrentamento crítico da ideologia discriminatória de todo tipo. Nas ciências biomédicas é emblemático o exemplo do estigma da lepra que aterroriza pacientes da curável hanseníase.

"Enquanto não for desenvolvido um programa educativo adequado, hanseníase continuará sendo sinônimo de lepra. Persistirão os graves problemas psicossociais por ela acarretados".

O Espiritismo, a despeito de ter surgido através do método científico, também é alvo da postura discriminatória. Na origem do preconceito estão menos os argumentos religiosos (filosóficos) e mais os instrumentos políticos.

Em alguns temas os argumentos “religiosos” são recusados e se procura refletir apenas com os das ciências, incluindo as jurídicas. A discussão do início da vida e do aborto são exemplos que exigem altos vôos da razão e do sentimento.

Apesar da alergia que o “antígeno religião” pode causar, gostaria de contar que ao término da conferência pública com o médium Divaldo Franco, realizada no Grupo Espírita André Luiz, no Rio de Janeiro, 26 de julho de 2007,  o espírito assim se pronunciou:
"Nós que nos comprometemos em tornar melhores os nossos próprios dias deveremos avançar semeando bênçãos e distribuindo consolações. A humanidade necessita mais de exemplos dignificantes do que de palavras retumbantes."

Destacamos o exercício prático da transformação pessoal e a ciência como promotora da esperança.

O médico Arthur Conan Doyle, criador da série Sherlock Holmes, escreveu a "História do Espiritismo", que foi traduzida por Júlio de Abreu Filho. O filosofo José Herculano Pires é o autor do prefácio que nos fala da obra e do escritor de renome mundial: "O médico Arthur Conan Doyle, o homem voltado para os problemas científicos, o pensador, debruçado sobre as questões filosóficas, e o religioso, que percebe o verdadeiro sentido da palavra religião - todos eles estão presentes nesta obra gigantesca, suficiente para imortalizar um escritor que já não se houvesse imortalizado."

Da obra  (Editora Pensamento, SP, SP, 500 p) vamos ficar com a página 174, 5º capítulo, "A Carreira de D. D. Home", porque atende ao nosso objetivo. É um parágrafo onde o médico escritor faz uma afirmação que comprovei ao longo da vida acadêmica. Sua clareza nos obriga a citá-lo ad litteram:

"Os homens de ciência se dividem em três classes: os que absolutamente não examinaram o assunto - o que não os impede de pronunciar opiniões muito violentas; os que sabem que a coisa é verdadeira, mas temem confessá-lo; e, finalmente, a brilhante minoria dos Lodges, dos Crookes e dos Lombrosos, que sabem que é verdade e não temem proclamá-lo."

Acredito numa grande  virada e ela se dará com a mudança no olhar.  O olhar do Homem de Bem, sem estigmas e sem preconceitos, um olhar de amor

                                                                                           Juli Lima


Referências

[1] Biquini Cavadão - Contra o preconceito e por uma boa causa:
http://64.233.163.132/search?q=cache:zhEUDWnWTGgJ:www.biquini.com.br/blog/%3Fp%3D174+%22Concerto+Contra+o+Preconceito%22&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
   
  [2] Arte e Cultura : Concerto contra o Preconceito
http://www.tribunadebetim.com/html/modules/news/article.php?storyid=2284 
 
[3] “Sob o olhar de Santa Izabel”, documentário -http://coloniaemdoc.blogspot.com/2008/03/sob-as-bnos-de-santa-izabel-alunos-de.html
  
[4] Formiga, LCD - Sobre o voto da ministra, em Espiritualidade e Sociedade e Jornal dos Espíritos, “Dignidade para a mulher - É necessário restabelecer a igualdade entre cidadãos”
 http://www.espiritualidades.com.br/Artigos_D_L/formiga_Luiz_dignidade_mulher.htm

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.17.htm
 
[5] Carlos Drummond de Andrade No meio do caminho
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema004.htm

Artur Custodio Moreira de Sousa
Coordenador Nacional do MORHAN
Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde - MS
TELEHANSEN 08000262001
Celular (21) 82263124


Imagem - Google



LEIA mais
NEU*-Links Espíritas
http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995
*Núcleo Espírita Universitário