Campanha de combate ao suicídio, ilumine um caminho

É engano achar que uma pessoa em crise de depressão severa que se suicida faz isso por querer acabar com a própria vinda, é errôneo ver a questão dessa forma. Na verdade, o que o suicida quer é acabar com a dor, não com sua vida.

Portanto, às pessoas depressivas falar do seu problema é um bom caminho para começar a por pra fora suas emoções contidas, no entanto, esse é outro problema... Com quem falar? Nem sempre a pessoa depressiva fala espontaneamente de suas aflições e angústias com entes ou pessoas amigas e próximas a ela, pelo simples fato de haver insegurança e medo. O que só aumenta ainda mais sua dor e ansiedade. É comum a pessoa depressiva relatar sobre seu problema a uma pessoa totalmente estranha a ela, justamente porque aquela pessoa estranha que pareceu naquele momento não sabe, simplesmente, nada sobre ela.

Por isso se torna mais fácil e espontâneo delas falar, pelo fato de não esperar nada da pessoa (estranha), e aí que o outro pára para ouvia-la e, mesmo sem saber nada sobre a pessoa que está a sua frente, há uma sensibilização com sua história. Que converte na açao prática de buscar ajudar. E, o simples fato da pessoa falar sobre seus problemas já faz liberar grande pressão interna, produzida pelo pensamento depressivo, que também libera alívio.

Haja vista que, chamar uma pessoa de depressiva de "preguiçosa" e que ela só está fazendo "manha" e "se fazendo de vítima", isso não vai ajudar essas pessoas, de forma aluguma. Vai sim é agravar seu estado de latência e inércia, as pessoas precisam entender que depressão não é sinônimo de " preguiça ", depressão e ansiedade é luta.

Foi pensando nisso que um serviço importante é prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional. O CVV atende pelo número 141.

Falar é a melhor solução, se estiver predicando ou conhecer alguém que esteja, o CVV atende 24hs pelo número: 141.

Obs: eu (Fabinho, o autor do texto acima) não tenho nenhum vínculo direto ou indireto com o CVV, divulguei o número de contato deles para ajudar quem precisa ou possa estar precisando, ou ainda que venha a precisar.

Fazer o bem ao outro, nos faz bem, também.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 14/10/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6142120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.