Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NÃO TEMAS, PORQUE EU SOU CONTIGO

Com estas palavras Deus dá a certeza de que caminha e permanece com o seu povo: “eu te redimi e o chamei pelo nome; você é meu” (Is 43, 1)
Numa canção o pe. Zezinho diz que Deus não mandou nem email e nem telegrafou, não pôs carta no correio, nem mandou um anjo ou um arcanjo, mas Ele mesmo chamou você, eu pelo nome.
Chamamos uma pessoa pelo nome quando o conhecemos e a respeitamos. Deus chamou e chama pelo nome porque nos conhece e nos ama. Ele é um Deus que não se contenta apenas em  caminhar junto conosco, mas Ele é conosco. Sofre com as nossas dores, sorri com a nossa alegria. Ele mesmo nos diz: “não tenhas medo, porque eu sou contigo”. (Is 43, 5).
Na pessoa de Jesus Cristo, Deus se tornou um de nós por isso Ele é conosco em nossas lutas diárias, em nossas derrotas e conquistas. Abraça o filho arrependido acolhendo-o de novo em sua casa (cf. Lc 15, 11-32). Ele não tem vergonha nem medo de abraçar o filho que o abandonou. Mesmo estando longe ou tendo abandonado o Pai, o filho continua sendo filho e não escravo, nem empregado. Deus fica à espera do filho. Espera de amor que acolhe e não julga nem condena. Que prova maior do que  esta queremos?
Escolhemos este tema para o Noviaciado 2006 porque temos a certeza de que Deus é conosco, é comigo, é contigo. É por isso que caminhamos, porque temos um Deus que é conosco, que se fez um de nós, em todos os momentos da nossa vida.
Deus é um conosco, na pessoa do irmão, na minha pessoa. Para tanto deveria respeitar e amar a pessoa do outro porque Deus é com outro, assim como é comigo.
Acredito que precisamos aprender esta grande lição: se Deus é conosco, deveríamos também ser com Ele. Ser com Deus implica muitas vezes mudanças de vida muito profunda e isso pode doer, mas vale a pena.
Se o Gênesis narra que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e Deus mesmo diz pela boca do profeta Isaias  que é conosco, por que não sou ou não somos como Ele é?
Ser com Deus implica imitar suas ações vivendo o perdão, o amor, a acolhida, o respeito à todos sem distinção, assim como Jesus fez. Deus é conosco, somos nós, com nossas ações que nos distanciamos de Deus, do que Ele é, de como Ele é. Preferimos ser segundo nossos orgulhos e nossa ambição que pode ser mais fácil e menos exigente.
Jesus tende piedade e vinde em meu socorro.
Jesus manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.

Hermes José Novakoski
Farroupilha, 08.03.2006
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 15/03/2006
Código do texto: T123770
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
477 textos (375529 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 10:27)
Hermes José Novakoski