Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                        Semana Santa

        
Estamos às portas da Semana Santa, onde celebraremos de maneira mais intima e intensa a paixão de Cristo e a vitória da vida sobre a morte. Estaremos celebrando toda a trajetória final de Jesus onde através de sua dor resgata a humanidade e abre para ela a eternidade com sua ressurreição. Durante todos os dias desta semana para os cristãos, especificamente os católicos, são momentos culminantes de toda a evangelização e história da salvação.

      No domingo de ramos; celebra-se a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como rei e muita festa pelo povo, causando ainda mais ira aos doutores da lei que montam um plano para matá-lo.

 
    Na quinta-feira; inicia o tríduo para a Páscoa, onde também ocorrem fatos importantíssimos para o cristianismo como a instituição da Eucaristia. No momento que Jesus ceia com seus apóstolos dando-lhes autoridade e responsabilidade de manter a igreja viva e atualizando a paixão, morte e ressurreição de Jesus na celebração da Santa Missa. Nela acontece o grande sacrifício de Cristo dando seu próprio corpo em alimento para humanidade até que ocorra sua segunda vinda, um sacrifício renovado todos os dias no momento da consagração Eucarística.

 
     Outro fato importante ocorrido na quinta-feira é a missão dos discípulos. Jesus num gesto de servo lava os pés de seus apóstolos e recomendando que para ser discípulo o fundamental é estar na condição de servo. Primeiramente, é necessária humildade e simplicidade, então pede que sigamos seu exemplo lavando os pés uns dos outros. Um gesto de extrema humildade e de serviço. Aquele que pretende ser um evangelizador e anunciador deve em primeiro lugar se colocar a serviço do outro.

 
     Sexta-feira; é o dia do extremo sofrimento de Jesus, sua dor ao derradeiro, tanto a dor física, a emocional; a dor do abandono e a dor sentida pela maldade humana. Iniciando-se na madrugada onde dois de seus discípulos o trai; um vendendo-o e o outro negando em conhecê-lo e o restante enquanto Jesus pede que os mantenham vigilantes todos dormem. Como um bandido, um malfeitor Jesus é preso e passa a madrugada sendo levado de lugar para lugar.


     Durante todo o dia da sexta-feira os cristãos são convidados a se aprofundarem na reflexão sobre o amor esponsal de Deus para com a humanidade; sobre as conseqüências do pecado. É um dia de luto e muita interiorização. Logo após a morte de Jesus toda a igreja se silencia ficando enlutada na espera da ressurreição.


     Sábado é um dia de silêncio e também profunda reflexão sobre a verdadeira missão da humanidade em relação à Fé. Ainda no sábado a igreja celebra a vigília pascal, onde a noite é celebrado o grande momento, “O Fogo Novo”, que é o ápice do cristianismo, onde toda celebração é voltada para historia da salvação. São refletidos vários textos bíblicos desde gênesis passando pelas promessas de Deus com a ressurreição de Jesus. Há varias orações especificas onde os cristãos rezam por toda a humanidade independente seus credos. Reza pelos doentes, governantes, ateus, etc e  no Domingo de Páscoa é o dia festivo onde todos podem expressar sua alegria celebrar a vitória da vida sobre a morte.


     Finalizando, a Semana Santa é um momento que deve ser vivido com muita alegria, muita interiorização onde todos os cristãos devem vivenciar a Fé no Cristo, no Deus que veio resgatar a humanidade. Dentro deste espírito que devemos viver estes dias e todos os dias de nossa vida.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 01/04/2006
Reeditado em 28/03/2010
Código do texto: T132045

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1218975 leituras)
5 e-livros (11751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 08:43)
Ataíde Lemos

Site do Escritor