Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A PAZ ESTEJA CONVOSCO II Domingo da Páscoa (Jo 20, 19-31)

Com estas palavras Jesus ressuscitado vem ao encontro dos seus discípulos. Ele quer que os seus discípulos tenham a paz que Ele tem, a paz que vem do Pai, a paz que se conquista com amor, luta, coragem e até com o sofrimento. Jesus ressuscitado nos mostra e prova que a morte, a dor não são eternas e que, a alegria há de reinar para aqueles que souberem viver verdadeiramente sua vida.
Tomé não acredita que Jesus tenha aparecido aos seus discípulos e diz não acreditar se não poder tocar o Mestre. Jesus aparece de novo e faz com que Tomé o toque para que veja que Jesus tenha ressuscitado dos mortos e que estava vivo. Quantas vezes somos outros tantos Tomé(s). Quantas vezes só acreditamos se vemos. A fé transcende os aspectos humanos e quem fica buscando sempre fatos concretos e visíveis aos olhos humanos para crer não tem fé. A fé é uma dimensão que vai além do corpo, da matéria. Crer que Jesus ressuscitou, acima de tudo é uma atitude de fé. É claro que Jesus aparece para muitos(as), justamente para que não haja dúvidas que Ele esteja vivo, pois Ele sabia que nossa fé é fraca e só acreditamos se vemos.
Ao tocar o Mestre Tomé exclama: “Meu Senhor e meu Deus!” Uma atitude de fé. Ao ver as chagas no corpo de Jesus, acontece o toque da alma e a fé é despertada em Tomé. A fé descrente, fraca, inconsistente se fortalece e se manifesta neste momento. Não fiquemos esperando esses momentos, pois eles podem nunca chegar. Jesus conclui dizendo mais uma bem-aventurança: “Felizes os que acreditaram sem terem visto!” Felizes somos nós se acreditamos mesmo quando não vemos com nossos olhos milagres acontecendo. É preciso olhar com os olhos da fé.
Fico impressionado como sou, somos fracos na fé, tanto ou mais que Tomé. Temos, nós católicos pelo menos, a Eucaristia que é a presença de Cristo no Pão Consagrado e ainda ficamos buscando sinais e milagres. A Eucaristia é um grande milagre. Jesus se faz presente naquele pão consagrado. Que sinal maior do que este ainda busco(amos)?
Jesus compreende e perdoa nossa fala de fé, porém é preciso buscar sempre aumentar nossa fé. Fazer exercícios que fortaleçam nossa fé. Deus nos deu a liberdade que Ele mesmo, como criador tem: a liberdade de escolhermos em quem acreditar e em quem se confiar. Junto com Tomé exclamemos sempre “EU SENHOR E MEU DEUS!”
Aqui fica a mensagem para esta semana. Peçamos ao Senhor que aumente minha (nossa) e que sua paz reine em nossos coração. Para que a paz de Deus reine em nossos corações, em nossas famílias, em nossas vidas, temos que deixar Jesus habitar em nós e fazermos sua vontade.

ORAÇÃO:

Senhor Jesus, que a tua Paz reine no meu coração e que eu seja instrumento Teu na minha família, na minha comunidade, na escola, na sociedade.
Que a Tua Paz Jesus reine em todos os corações que te buscam. Que a Tua presença, Senhor, possa ser sentida em cada irmão e na Eucaristia.
Aumenta Senhor Jesus minha fé na Tua Palavra, na Tua presença na vida de cada um(a) de nós. Que eu veja Senhor o Teu rosto no rosto dos meus irmãos e irmãs. Que eu sinta o teu coração pulsando no coração dos meus irmãos e irmãs.
Meu Senhor e meu Deus. Aumenta a minha fé! Que eu seja um bem aventurado por crer sempre em Ti, mesmo quando houver dor e lágrimas.
Amém

Hermes José Novakoski
Farroupilha, 22.04.2006
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 22/04/2006
Código do texto: T143285
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
478 textos (375725 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 02:26)
Hermes José Novakoski