CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

MARIA, A SANTA MÃE DE JESUS NA BIBLIA SAGRADA

O que nos relata a Bíblia em relação à Maria, mãe de Jesus?

A Palavra de Deus nos informa que Maria era uma moça piedosa e temente a Deus, que a escolheu para ser a mãe do nosso Salvador por Sua misericórdia e exclusiva decisão. Era ela uma mulher temente e obediente a Deus em vida.

A Bíblia Sagrada menciona a mãe de Jesus em apenas 29 passagens, na maioria das quais a ênfase é dada para diversos outros assuntos (16 vezes), que em sete passagens ela é apenas mencionada para assinar a sua presença ou participação na cena, e que em apenas seis vezes (pouquinho mais de um quinto das referências a ela) o texto sagrado menciona alguma manifestação verbal ou pensamento de Maria.

Item Passagem Texto Ênfase

1 Mateus 1:16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. Na genealogia de Jesus. (1)

2 Mateus 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Descreve a concepção de Jesus pelo Espírito Santo. (2)

3 Mateus 1:20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Na justificação a José da causa da gravidez de Maria. (3)

4 Mateus 2:11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Na visita dos pastores ao Menino Jesus. (4)

5 Mateus 2:13-14 Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito; Na ordem a José para fugir para o Egito. (5)

6 Mateus 2:20-21 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel. Na ordem a José para voltar do Egito. (6)

7 Mateus 12:46 Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. Apenas mencionada. (1)

8 Mateus 13:55 Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Apenas mencionada. (2)

9 Marcos 3:31 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Apenas mencionada. (3)

10 Marcos 6:3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Apenas mencionada. (4)

11 Marcos 15:47 Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto. Apenas mencionada. (5)

12 Lucas 1:27 a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. Na confirmação da virgindade de Maria ao estar desposada com José. (7)

13 Lucas 1:30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. No consolo do anjo. (8)

14 Lucas 1:34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Maria fala (1)

15 Lucas 1:38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela. Maria fala (2)

16 Lucas 1:39-40 Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Maria fala (3) saudando Isabel, mas não se conhece essa saudação.

17 Lucas 1:41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. Em Isabel e seu filho no ventre. (9)

18 Lucas 1:46-55 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais. Maria fala (4) louvando o Senhor.

19 Lucas 1:56 Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa. Apenas mencionada. (6)

20 Lucas 2:1-5 Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Na longa viagem a Belém, estando ela grávida. (10)

21 Lucas 2:8-16 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. No anúncio do nascimento de Jesus aos pastores, e sua visita ao Menino. (11)

22 Lucas 2:17-19 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. No relato dos pastores e na atenção de Maria. (12)

23 Lucas 2:34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Na descrição profética de Simeão sobre a vida de Jesus. (13)

24 Lucas 2:48 Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Maria fala (5) repreendendo Jesus que havia ficado só no Templo, entre os doutores da Lei.

25 Lucas 2:51 E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. Na submissão de Jesus a Seus pais, e na atenção de Maria. (14)

26 João 2:1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Apenas mencionada. (7)

27 João 2:3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Maria fala (6) a Jesus, relatando a falta de vinho na festa.

28 João 19:25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Cleopas, e Maria Madalena. Na presença de Maria junto à cruz. (15)

29 Atos 1:14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Na presença de Maria com os discípulos, perseverando em oração. (16)

Resumo:
Tipos de Menções Vezes
Mencionada em passagens com ênfase em diversos assuntos (Maria não fala): 16
Apenas mencionada para assinalar a presença ou participação de Maria: 7
Mencionada alguma manifestação verbal ou pensamento de Maria: 6
Menção no Novo Testamento: 29

Da Bíblia saíram todas as citações deste documento. Portanto, podemos constatar que a igreja Católica dá uma atenção maior a mãe de Jesus do que ao próprio Criador. Maria é criatura e Jesus o Criador.

É fácil constatar que não saiu da palavra de Deus que Maria deveria receber maior atenção que seu Filho Primogênito.

Então perguntamos:

1. De onde o grande volume de informações necessárias para os católicos definirem a personalidade de Maria como sendo a?
- Rainha dos Apóstolos
- Nossa Senhora
- Senhora do perpétuo socorro
- Senhora do Bom Parto
- Senhora dos aflitos
- Imaculada Conceição
- Rainha Entronizada

Conclusão:

A verdade você somente encontrará na Bíblia Sagrada. Depois de muito estudar, vi que muito do que me havia sido ensinado pela Igreja Católica realmente estava em desacordo com a Palavra de Deus.

O ser humano realmente sincero, quando confrontado com a verdade, tendo investigado o que precisa saber e já não restando dúvidas, não discute com a Verdade, mas se entrega a ela. Foi a decisão que tomei.

Deus não leva em conta o tempo em que não conhecemos a Verdade. É o que Paulo diz em Atos 17:30. "Mas Ele chama ao arrependimento a todos quantos revela a Verdade. Porque a Verdade liberta"; como Jesus disse em João 8:32. "E a Verdade é a Palavra de Deus", como Jesus disse em João 17:17, "e a Verdade é a pessoa de Jesus" (João 14:6).

A Verdade é necessária porque o mundo está dominado pelos enganos do pai da mentira. Só a Verdade pode nos proteger contra ele.

(((((Plínio)))))

Redação EM 16/02/2009 17:42:00

Textos relacionados: http://www.recantodasletras.com.br/mensagensreligiosas/1417893

Plinio Luiz Teixeira
Enviado por Plinio Luiz Teixeira em 21/02/2009
Reeditado em 20/10/2012
Código do texto: T1450483
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Plinio Luiz Teixeira
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
213 textos (114901 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/04/14 11:30)