Templo e Santuário do Deus Vivo

Templo e Santuário do Deus Vivo

II Crônicas 7:1

Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.

Gênesis 1:26

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

I - Menção

Temos dois versículos em estudo, que aparecem em sentidos diferentes, no entanto os dois têm uma afinidade espiritual com o templo.

Falando de dois tipos de templos:

a) Material – O próprio templo

b) Espiritual – O Homem

Fazendo uma sinopse Bíblica entre ambos, podemos ver o que eles trazem em comum.

a) O Templo de Salomão – Como lugar de adoração a Deus

b) O homem – Como Templo e morada do Espírito Santo

Todos se destacam com valor espiritual. Mas, mostrando a beleza e magnificência do Templo de Salomão que nunca houve igual; infelizmente foi destruído com o decorrer do tempo.

Notoriamente o homem continua da mesma forma, desde o principio da fundação do mundo, o qual passará para eternidade ao lado de Deus.

II – Templo do Deus Vivo

O apostolo Paulo citou nas Sagradas Escrituras grandes referencias, mostrando o homem como morada do Deus Vivo.

I Aos Coríntios 3:16-17

16 - Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 - Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

A igreja em Coríntios estava sofrendo forte divisão entre os seus membros, onde cada um se mostrava fiel a determinado apostolo. Mas não quero aproveitar o texto e falar da divisão, e sim, na citação de que somos Templo do Espírito Santo e morada do Deus Vivo. “E se alguém destruir o Templo de Deus (nosso corpo), com certeza Ele nos destruirá”. Mostrando assim, que o Senhor é zeloso para com o homem, não aceitando iniqüidade humana.

Simbolicamente como um ourives que se assenta com as suas ferramentas de fogo para refinar o ouro, ou a prata. Somente se levantando quando começa ver o seu rosto reluzir sobre o material.

De forma que o Senhor nos fez perfeitos, e nós pecamos diante da sua Santidade. Sendo que na sua auto justiça, Ele se assenta sobre a nossa vida, se levantando somente quando o seu rosto reluz com o fogo em nosso ser.

I Aos Coríntios 6:19-20

19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 - Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo.

Temos a obrigação de refletir gloria de Deus, assim como o espelho reflete a gloria do sol.

Na tabela atômica, temos o ouro como metal “Au”, de número 79, que vai em diversas variedades, de 12 a 14 quilates.

• Em 12 quilates temos o metal misturado;

• Em 24 quilates, encontramos o ouro puro.

• Encontramos também o “Ouro Branco”, que possui uma mistura de 20 a 50% de níquel.

Fazendo uma comparação com os seres humanos, encontramos pessoas semelhantes a ouro. Havendo crentes genuínos, que mostram a imagem pura de Deus, e os homens naturais, apenas com um pouco de brilho divino, que trazem dentro do interior grande quantidade de material sem valor e uma ferrugem que aumente todos os dias.

Outro exemplo interessante a respeito do homem no pecado:

• O ser humano não foi criado para ingerir álcool, caso contrario o Senhor teria colocado um carburador, ou sistema de injeção eletrônica;

• O homem não foi criado para ingerir ou liberar fumaça; nesse caso Deus teria criado uma chaminé à cabeça de todos, ou quem sabe teria colocado um cano de escape como nos veículos

• O homem não foi instituído para está rebolando nas baladas; caso isso fosse determinado, todo mundo teria um amortecedor como nos carros.

Para ironiza um pouco o nosso estudo, quero lembrar um cientista por nome Charlin Daws, com a tese que o homem veio do macaco. Se isso fosse verdade, a avó do cientista seria uma macaca.

Entretanto, nós viemos da volição de Deus, que o inimigo das nossas almas queira ou não, somos imagem e semelhança do nosso Criador e morada do Espírito Santo.

III – FIM

Os diamantes quando encontrados na natureza são pretos como o carvão. Com um processo de lapidação eles vão tornando-se cintilantes e reluzentes ao brilho da luz. Assim acontece com o pecador, que preto e sem fulgor, ao se aproximar de Deus vai sendo lapidado até se tornar brilhante como Jesus Cristo.

Apocalipse 21:22

E não vi Templo, porque o seu Templo é o Senhor, o Senhor Deus todo poderoso.

Jesus te ama

Pastor Robson Colaço de Lucena