Tipologia Messiânica

Tipologia Messiânica

Êxodo 26:14

E farás também uma tenda coberta de pele de carneiro, tinta de vermelho, e outra coberta de pele de texugo em cima.

Alusão

Na tipologia Bíblica iremos ver que este tabernáculo que Deus havia moldado, para que Moisés manda-se construir. O mesmo falava de Jesus.

Dentro existiam cobertura e cortina de linho fino, mostrando a Justiça de Jesus; as colunas de bronze mostrando o JUÍZO juntado com ganchos de prata que é sinal de Redenção. Conquanto que na parte de fora não havia uma aparência agradável e os olhos, para aqueles que não entendiam de que se tratava.

Sendo feito de pele de carneiro, e animal marinho, tingido de vermelho, sem aparência.

”Mostrando a natureza de Jesus no Calvário.”

I – O Messias Vituperado

Isaías 53:1-2-3

1 - Quem deu crédito a nossa pregação? A quem se manifestou o braço do Senhor?

2 - Porque foi subindo como um renovo perante ele. E como a raiz de uma terra seca, não tinha formosura, e olhando para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.

3 - Era desprezado, e o mais indigno entre os homens;

Homem de dores experimentado no trabalho; e como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos caso algum.

Se os rabinos pudessem, certamente rasgaria este capítulo da Bíblia. Eles esperavam um Messias polido e belo, para restaurar a economia e política de Israel.

Entretanto, esta passagem fala de um Cristo crucificado, sendo assim; qual o homem que fica belo em uma cruz? Todo machucado, sangrando, e moído ao lado de dois ladrões.

“SABENDO QUE JESUS É LINDO.” Mas naquele momento da visão de Isaías, com a pele vermelha de sangue, assim como no Tabernaculo. Porém dentro de Jesus (Tabernáculo), está a Justiça, Juízo e Redenção.

II – Messias Desconhecido

Mateus 13:57

E escandalizavam-se nele: Jesus, porém lhe disse: Não há profeta sem honra a não ser em sua Pátria, e em sua casa.

Jesus estava em sua terra operando maravilhas e milagres, contudo não foi bem recebido.

Em resumo, aqueles conterrâneos seus falavam: “Nós conhecemos este homem, vimos toda a sua infância, e conhecemos os seus pais. Não pode ser o Messias.”

Infelizmente aquele povo não creu, e notoriamente não poderão entrar no descanso eterno, por causa da incredulidade.

“O Tabernaculo e a Arca são uma tipologia de Jesus Cristo”

III – Dúvida na Cidadania

João 1:46

Disse Natanael (Bartolomeu): Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê.

João 7:41

Outros diziam: Pois o Cristo vem da Galiléia?

Esqueceram que Davi, assim como um dos Profetas Maiores vieram de Belém da Galiléia, cumprindo-se o que foi vaticinado pelo Profeta Miquéias.

Miquéias 5:2

E Tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o será Senhor em Israel, e cuja saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Eles estavam vendo a parte exterior de Jesus, Nunca entraram para o Santuário que é o próprio Cristo.

IV - Epílogo

Hebreus 10:19–20

19 - Tendo pois, irmãos ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.

20 - Pelo novo e vivo caminho, que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

O santuário do Antigo Testamente simboliza o corpo de Jesus, como todas as características Santas.

Hoje este corpo é a Igreja (Corpo Místico), na qual o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios, disse que Jesus Cristo é a cabeça deste corpo glorioso na terra.

Vaticinando que Jesus também tem um corpo imaculado, no céu.

Apocalipse 1:13-16, em que narra um homem com cabelo como lã (Ancião do tempo, justiça), olhos de fogo (Ele ver tudo, é onisciente), cinto de outro (Natureza celestial real) pés de bronze (Justiça), voz como de muitas águas (julgamento) língua como que repartida (palavra verdadeira e de justiça), a desta a direita como lugar de honra), etc.

Assim foi o corpo de Cristo, simbólico no tabernáculo, humano para nos justificar como homem, eterno mostrando que Ele é o próprio Deus.

Pastor Robson Colaço de Lucena