Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MONTURO


"Nem presta para a terra, nem
para o monturo; lançam-no fora.
Quem tem ouvidos para ouvir,
ouça." JESUS

(Lucas 14:35)


"Segundo deduzimos, JESUS emprestou significação ao monturo.

Terra e lixo, nesta passagem, revestem-se de valor essencial. Com a primeira, realizaremos a semeadura, com a segunda é possível fazer a adubação, onde se faça necessária.

Grande porção de aprendizes, imitando a atitude dos fariseus antigos, foge ao primeiro encontro com as "zonas estercorárias" do próximo; entretanto, tal se verifica porque lhes desconhecem as expressões proveitosas.

O EVANGELHO está cheio de lições, nesse setor do conhecimento iluminativo.

Se José da Galiléia e Maria de Nazaré simbolizam terras de virtudes raras, o mesmo não sucede aos apóstolos que, a cada passo, necessitam recorrer à fonte das lágrimas que escorrem do monturo de remorsos e fraquezas, propriamente humanos, a fim de fertilizarem o terreno empobrecido de seus corações. De quanto adubo dessa natureza precisaram Madalena e Paulo, por exemplo, até alcançarem a gloriosa posição em que se destacaram?

Tranformemos nossas misérias em lições.

Identifiquemos o monturo que a própria ignorância amontoou em torno de nós mesmos, convertamo-lo em adubo de nossa "terra íntima" e teremos dado razoável solução ao problema de nossos grandes males."


EMMANUEL
em
PÃO NOSSO
por
Francisco Cândido Xavier
Moacir et Selena
Enviado por Moacir et Selena em 16/08/2006
Código do texto: T217697

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome dos autores e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Moacir et Selena
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 74 anos
736 textos (71198 leituras)
8 áudios (1059 audições)
5 e-livros (2339 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:19)
Moacir et Selena

Site do Escritor