Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NO CORAÇÃO DE JESUS ESTÁ NOSSA RAZÃO DE EXISTIR

          Olhandios para as pessoas hoje, são poucas as que mantém relações de amizade, confiança e amor, que perdurem por muito tempo. Hoje busca-se o imediato, o passageiro, o superfuo. Poucos  sabem esperar.
          Estamos acostumados ao rápido, ao hoje, ao agora. O que desejamos tem que ser para já. A espera se torna agonia e aflição.
Lançando um olhar para o aspecto religioso a partir do Antigo Testamento, podemos ver que o povo de Deus esperou anos e séculos para que se realizasse a promessa de Deus. Hoje não conseguimos esperar horas se quer.
          Com a evolução da ciência muitas coisas foram e estão sendo descobertas, e isso é muito bom. Porém a nossa vida não está limitada ao âmbito científico. Há um mistério, um por quê maior onde buscamos a razão do nosso existir.
          Não podemos cair no conformismo. Porém, saber esperar é uma virtude que precisamos conquistar aos poucos. Saber que a semente tem seu ciclo de vida que precisa ser respeitado se quisermos colher bons frutos. Querer antecipar este ciclo é querer ser dono do ciclo da vida que não nos pertence.
          Jesus esperou aproximadamente três anos para que os Apóstolos entendessem o que Ele queria e para que Ele tinha vindo à este mundo. Quantas vezes machucamos pessoas por não sabermos esperar. Cada ser humano tem seu ciclo, seu tempo para se revelar.
          Muitas experiências negativas de incompreensão, desamor, fecham as pessoas no seu íntimo, no seu eu onde acabam conhecendo a dor da solidão.
          Ainda bem que a nossa vida não está limitada somente a ciência, nem a nossa vontade ou luxúria. Ela transcende este âmbito supericial e nos remete ao âmbito divino onde o tempo é eterno e tudo se realiza de acordo com os desígnios divinos.
          As pessoas mais felizes e realizadas são as pessoas que vivem tranqüilas. Sabem que tudo tem seu tempo, que tudo se realiza no tempo oportuno e não há porque querer antecipar as coisas, angustiando-se.
          É preciso acalmar o coração e saber esperar como Jesus esperou. Os santos e santas, os bem-aventurados(as) souberam esperar o tempo necessário para que Deus se revelasse neles e por meio deles. Jesus sentiu-se angustiado quando se aproximava a hora de passar pela dor e pela morte, mas não antecipou nada. Poderia, mas não fez, porque sabia da importância de saber esperar o tempo certo para que tudo se realizasse planamente.
          O caminho é longo, mas é preciso saber percorrer e esperar, pois é no coração de Jesus que está a nossa razão de existir. Quando conseguirmos enfim repousar em seu coração, aprenderemos o que é a obediência e o que é saber esperar e ter confiança. Não podemos cair no conformismo e simplesmente deixar acontecer. Precisamos ter coragem e agir.
          A angústia aumenta a dor e não permite que vivamos bem cada dia. É preciso entender que o tempo de Deus não é o tempo da ciência, da biologia, da física, da informática, da tecnologia. Deus tem seu tempo. É importante saber  esperar para que tudo se realize a seu tempo.
          O amor exige tempo. A amizade requer tempo e espera para que o outro possa se revelar melhor. Acalmar o coração para acalmar o corpo é muito importante para uma vida tranqüila, serena, em paz.
          Aprendamos de Jesus a saber esperar amando sem cair do conformismo e na tentação da pressa. Esperar agindo. É em Jesus que se encontra a razão de todas as coisas existirem. O amor não se limita ao tempo, porque é eterno e independe das nossas vontades egoístas. Por ser eterno ele pode ser vivido por todos nós em qualquer tempo sem nunca perder seu sentido nem sua razão de existir.
          O amar não se limita as coisas. O próprio Jesus amou em transcendência, por isso Ele mesmo é a nossa razão de amar os outros, pois sabemos que quando conseguimos amar os outros verdadeiramente, é porque nos aproximamos e experimentamos o AMOR de Jesus. O amor de Jesus exige doação, mas por outro lado nos permite uma abertura muito grande.

“JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO FAZEI O MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO.”

Repousemos no coração de Jesus, onde está a razão de nossa existência.

Hermes José Novakoski

Reeditado em 15/06/2007

*********

@Respeite os direitos autorais@

Nenhuma parte pode ser copiada e reproduzida em qualquer meios de comunicação sem a autorização expressa do autor.
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 14/06/2005
Reeditado em 15/06/2007
Código do texto: T24601
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
478 textos (375845 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:16)
Hermes José Novakoski