CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS – 01/10
 
Antoni BigCuore*

 
Hoje,pela liturgia católica, se comemora dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, santa de origem francesa que morreu precocemente com 24 anos. Deixou-nos, por outro lado, um grande legado aos cristãos católicos; uma espiritualidade simples, calcada sobretudo na misericórdia de Deus.
Para vocês refletirem, transcrevo do portal Mundo Católico, este belo texto.
 
 
 
 

                                     Santa Teresinha
 
 
           “Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".
 
  
A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Célia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.


Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, esteve como criança para o pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de Outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! [cancaonova.com]
 
(*)Escritor em sp.sp. Acesse e divulgue seu link evangelizador:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore( sp.sp. 01 de outubro de 2.010, 6ª feira, às 17,16 hrs.)
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 01/10/2010
Reeditado em 06/08/2011
Código do texto: T2532130
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 67 anos
1969 textos (666909 leituras)
83 áudios (34708 audições)
1 e-livros (126 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/14 18:23)