Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                   Porque celebrar Maria? 

     O mês de outubro os católicos celebram o mês de Maria, especialmente sobre o titulo de Nossa Senhora Aparecida. Porque celebrar Maria? Qual a importância de Maria na vida dos cristãos católicos? 

     Pois bem, Deus teria mil maneiras para vir até nós e se manifestar na humanidade, porem, quis vir através de Maria, uma jovenzinha em que encontrou graças diante Dele. 

     Maria foi mãe e mestra de Jesus, aquela que ensinou Jesus dar seus primeiros passos, ensinou as primeiras palavras. Maria foi aquela que via a manifestação de Deus na pessoa de Jesus. 

     Maria foi a primeira discípula de Jesus, aquela que por ser mãe conhecia a personalidade, a sensibilidade de seu filho e também a mulher o qual seu filho depositava confiança, amor e muito respeito. 

     Somente esta proximidade e intimidade dela com Jesus já seria o suficiente para nossa admiração e reverencia-la. Seu sim, foi a porta que se abriu a salvação para a humanidade. 

     Maria durante toda sua vida se mostrou discreta, deixando que seu filho se revelasse -  talvez esta sua humildade na discrição  que possa ser algo de alguns questionarem esta devoção dos católicos a ela. Porém, sua presença se faz nos momentos marcantes da vida de Jesus, como no primeiro milagre (as bodas de Cana), como também nos maiores momentos de sofrimento de Jesus na cruz. 

     Esta atitude de Maria já é um exemplo para os cristãos, isto é, quem deve se manifestar é Jesus, e não o homem. Quem é a Luz é Jesus e não os homens, estes devem apenas ser reflexos desta Luz na humanidade. 

     Podemos também perceber a importância de Maria na divulgação da Boa Nova, é ela que deu sustentação e força aos discípulos nos momentos mais difíceis após a morte de Jesus. É em sua casa que encontravam forças e palavras de animo e coragem para propagar o evangelho. Há algumas citações nos Atos dos Apóstolos desta presença deles na casa de Maria. 

     O evangelho diz que somos os membros e assim formamos o corpo da igreja Jesus é a cabeça, porem Maria é a mãe de Jesus, sendo assim, ela também se torna a cabeça da igreja. 

     Maria não é aquela que vem substituir Jesus, ou se colocar como obstáculo da fé, pelo contrario, Maria é aquela que também nos apresenta Jesus e caminha conosco em sua direção. 

     Amar Maria é amar seu filho; amar Maria é sensibilizar-se com os pobres, pequenos e humilhados. Maria representa para os católicos as pessoas excluídas, marginalizadas e sofredoras. Maria simboliza para os católicos o lado maternal de Deus.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 07/10/2006
Reeditado em 07/10/2006
Código do texto: T258320
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219556 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:11)
Ataíde Lemos

Site do Escritor