Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O princípio da misericórdia

A Bíblia traz um conjunto harmonioso de princípios que orientam o crente para um viver de acordo com os planos de Deus (2 Pe 1:20 [interpretação única]; Mt 22:29 [origem do erro]; 2 Tm 3:16 [total inspiração]). Mas, dentre todos os princípios, o da misericórdia sobressai sobre os demais. Ele aponta para a vontade primeira de Deus (Os 6:6; Mt  9:13; 12:7).
Deus sabia que o homem iria desobedecê-lo e iria pecar contra ele e que teria de castigá-lo pela sua desobediência, mas em nenhum momento o Senhor deixou de se preocupar com a vida do homem que criara. Ele ainda estava no Éden quando o Senhor, na sentença que profere contra a serpente, faz a promessa do Salvador, nos versículos do proto-evangelho (Gn 3:14-15). Satanás não venceria essa guerra, porque o Descendente da mulher haveria de esmagar-lhe a cabeça.
Isso é misericórdia, a vontade de perdoar, independente de o culpado merecer ou não. Ser misericordioso é um dos atributos supremos de Deus. Foi esse sentimento tão imenso que fez com que Ele nos desse o seu único Filho para ser sacrificado em nosso lugar, para que pudéssemos ter quitada a nossa dívida de ingratidão, desobediência e pecados contra Ele (Jo 3:16; Rm 5:8).
A Bíblia narra diversas incursões dos hebreus contra Amaleque e seus descendentes. E a principal razão dessa briga memorial é a falta do sentimento de misericórdia por parte dos amalequitas, quando atacaram Israel em seus momentos de maior dificuldade, durante sua viagem do Egito para a Palestina, sob a liderança de Moisés e Josué (Ex 17:8-16; Dt 25:17-19). A atitude amalequita foi covarde, traiçoeira e, por isso, detestável.
O fraco deve ser socorrido sempre, não importa quem ele seja. É didática a lição de Jesus na parábola do samaritano (Lc 10:25-37). O amor ao próximo se caracteriza pelo exercício da misericórdia ao que dela necessita.
Deus aprecia a misericórdia. Jesus disse que até um copo de água fria que alguém der a um de seus discípulos não será ignorado e será motivo para que lhe seja dada uma recompensa.
Nós somos egoístas e vingadores por natureza. Não devemos nos envolver com essas questões. Diz a Bíblia que ao Senhor pertence a vingança (Sl 94:1; Hb 10:30). De nossa parte devemos ser generosos e misericordiosos, porque esse é o espírito que deve habitar em nós (Lc 6:27).
Quando os discípulos queriam destruir a aldeia de samaritanos que não lhes dera pouso, Jesus os censurou duramente (Lc 9:51-56). Estamos no tempo da salvação, da misericórdia e do perdão (2 Co 6:2).
O juízo virá. Mas, com certeza o sentimento que deve arder em nossos corações não deve ser o de julgar e condenar, mas o de perdoar (Mt 26:52; Lc 6:37; 1 Co 4:5).
Para concluir essa reflexão, nada melhor do que a parábola dos trabalhadores na vinha (Mt 20:1-16). Nós não apenas somos maus, como disse Jesus (Mt 7:11), mas ainda queremos que os outros sejam como nós. Não toleramos os que são bons. Essa é uma das atitudes que Jesus mais condena. Ele diz: “Não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” (Mt 20:15). “Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Ex 33:19).
Que esse seja o mesmo sentimento que haja em nossos corações (Fp 2:1-5).
Jesus é o nosso exemplo. Não nos esqueçamos que Ele deu a sua vida para resgatar a nossa, quando nós andávamos em completa desobediência à Sua Palavra.
Isso é amor sem medida. Isso é graça. Esse é o princípio da misericórdia.
Prof Izaias Resplandes
Enviado por Prof Izaias Resplandes em 01/05/2011
Reeditado em 13/09/2014
Código do texto: T2942616
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (SOUSA, Izaias Resplandes. (Título da obra) Poxoréu (MT). Disponível em: < http://recantodasletras.uol.com.br/artigos>. Acesso em: (data do acesso).). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Prof Izaias Resplandes
Poxoréo - Mato Grosso - Brasil, 59 anos
333 textos (264737 leituras)
19 e-livros (2363 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/17 00:29)
Prof Izaias Resplandes