A FÉ E A CIÊNCIA

 “O primeiro gole do copo das ciências nos torna ateu; mas no fundo do copo Deus nos aguarda.”
                                                                                Werner Karl Heisenberg 
                                                                           Prêmio Nobel de Física 1932
 
 
          
Um velho e conceituado Padre, estava proferindo uma palestra numa grande universidade, para uma ilustre platéia de mestres, doutores, professores e alunos de alto nível cultural. Em dado momento, quando citava o milagre da multiplicação dos pães, foi interpelado por um professor, um renomado cientista e sabidamente cético.
          - Padre, como é que podemos acreditar em milagres? Admitir que cinco míseros pães tornaram-se suficientes para alimentar milhares de pessoas e ainda sobrar?  O senhor pode provar cientificamente a veracidade deste fato? Como a religião pode fazer uso de fatos absurdos para induzir seus fiéis a crerem em um Deus que ninguém vê e em milagres que ninguém prova? 
          Houve pequeno rebuliço na platéia, risinhos sardônicos em quase deboche.
          Sem se alterar, o palestrante então respondeu:
          - Meu caro professor, eu não posso provar nada cientificamente porque não sou cientista, acredito que cabe à ciência este mister. Mas como Teólogo, posso lhe afirmar que na ciência está a dúvida, na fé está a certeza. A ciência cala, quando a fé se manifesta.
          Chamou então seu auxiliar e mandou que lhe trouxesse algumas velas. Em seguida acendeu uma, colocou-a sobre a mesa e pediu que apagassem as luzes do recinto. Quando estavam todos da platéia no escuro, solicitou que cada um pegasse uma vela e acendesse, usando a chama da vela sobre a mesa, e voltasse para seu lugar, levando a vela acesa. Assim foi feito e o local tornou-se plenamente iluminado.
          Então, o Padre disse:
          - Agora cada um de vocês tem uma luz, estão fartos de luz e juntos iluminam todo o recinto. Como vocês viram, todas essas velas foram alimentadas desta única chama. Entretanto, vocês podem notar que ela não se extinguiu. Continua íntegra, restando ainda chama suficiente para acender inúmeras outras velas que a ela vierem. ISSO É CIÊNCIA. 
          Pois bem, voltando à minha especialidade, todos nós temos uma vela, assim como vocês agora. É a vela da fé. Se apagada, para nada serve, mas quando alimentada, é capaz de iluminar tudo em sua volta, podendo ainda alimentar outras velas e estas mais outras e, assim, sucessivamente, infinitas velas poderão ser acesas e iluminar o mundo. Por sua vez, esta chama mestra que multiplicou sua luz através das outras velas, simboliza Cristo, a chama que nunca se apaga. Quem vier a Ela se alimentará fartamente e sempre sobrará chama para alimentar a todos. ISSO É FÉ. 
          Acredito que esta culta platéia é inteligente o bastante para compreender o que eu quis dizer: O que é da ciência, é ciência. O que é da fé, é fé. O milagre consiste no exercício da fé e esta é, pois, a ciência do milagre. 
          Seguiu-se um caloroso aplauso na platéia e o bater das palmas fez com que as velas, nas mãos dos expectadores, se apagassem, deixando o ambiente de novo no escuro. Depois de um instante de silêncio, as luzes foram reacesas e o sábio Padre arrematou sorridente: 
          -Estão vendo? Aplausos demais fazem as velas da fé se apagarem. É por isso que a ciência não pode entender o mistério dos milagres.