A ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Introdução

A doutrina da encarnação de Cristo é fundamental para a fé cristã. Os evangelistas e os apóstolos dão testemunho da encarnação. Vejamos:

1. Mateus e Lucas relatam sua concepção sobrenatural pelo Espírito Santo (isto é, sem a participação masculina) e seu nascimento virginal.

2. João afirma que o “verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória do unigênito do Pai, cheio de Graça e verdade”. João 1.14

Quando se diz que o Verbo se fez carne, não significa que Ele deixou de ser o que era antes. Ele adquiriu forma Humana, mas continuou sendo o Filho eterno, infinito e imutável de Deus.

3. Paulo afirma que Ele foi “nascido de mulher”. Gálatas 4.4

O fato de Jesus ter-se encarnado não anula a sua preexistência. O próprio João afirma no prólogo de seu evangelho que “Ele estava no principio com Deus” E mais: “Ele era Deus” – João 1.1-2 O próprio Jesus afirma ter descido do céu para fazer a vontade do Pai. – João 6.38

Na Primeira Epístola de João, o apóstolo afirma que “aquele que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus” I João 4.2. Confessar não é simplesmente afirmar que Jesus nasceu como homem, (da virgem Maria), nas confiar nele de todo o coração. É aceitá-lo como Salvador. A primeira carta de João foi escrita para exortar a igreja nascente a permanecer firme na doutrina apostólica, combatendo as heresias que falsos líderes estavam ensinando. Dentre Elas os docetas que negavam o corpo físico de Jesus. Para eles o corpo de Cristo era apenas aparente. Um fantasma. Outra doutrina herética fora ensinada por um tal de Cerinto que afirmava que Jesus e Cristo não eram a mesma pessoa. Enquanto Jesus era físico, Cristo era espiritual. Por isso João faz questão de mencionar JESUS CRISTO, ou seja, Jesus é o Cristo, o ungido.

I - Quais as implicações da doutrina de encarnação para nós?

1. Jesus Cristo é Deus revelado aos homens – João 1.18

Jesus disse a Felipe: “Quem vê a mim vê o Pai” – João 14.9

Em Cristo Deus de revela ao homem.

2. Jesus Cristo é apresentado como o servo sofredor

O Profeta Isaias o apresenta como “homem de dores” – Ver Isaias 53.3

Por ser homem de dores, conhece o sofrimento humano e pode consolar os que sofrem.

3. Jesus Cristo é o filho obediente – Filipenses 2.1-8

Quando o apostolo Paulo diz que Ele “esvaziou-se”, não quis dizer que Cristo perdeu suas prerrogativas divinas, mas, que Ele voluntariamente assumiu a forma humana, abrindo mão da glória celeste que tinha com o Pai por toda a eternidade.

A morte de cruz era reservada para os ladrões, assassinos e para aqueles que se rebelavam contra o sistema político vigente. Os fenícios a inventaram e os romanos os copiaram, porém o cidadão romano não poderia ser condenado a esta pena capital.

4. Jesus é o homem perfeito – I Pedro 2.22

Jesus foi perfeito em tudo que fez. Mesmo sendo condenado injustamente não pronunciou nenhum juízo de maldição, antes pediu que o Pai perdoasse os seus algozes. Nunca cometeu nenhum pecado.

II – Os benefícios da encarnação de Cristo

1. Em Cristo somos aceitos como filhos de Deus – João 1.12

Crer no nome de Jesus não significa crer no nome pelo qual Ele é chamado, mas crer no que o nome representa: O Senhor é salvação. A expressão “deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus", refere-se ao direito legal de a alguém assumir a condição de filho. Ninguém é filho de Deus por natureza.

2. Em Jesus temos vitória sobre o Diabo, consequentemente sobre o pecado – I João 3.8.

Aquele que comete pecado, mesmo sendo cristão, está fazendo a vontade do Diabo. É preciso resisti-lo para ele fuja de nós (Tiago 4.7)

3. Por seu sacrifício ganhamos a vida eterna – Hebreus 9.26

Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. O sacrifico de Jesus, feito uma vez e para sempre, é o único meio de salvação para o homem.

III – Como desfrutar dos benefícios da encarnação de Cristo

A única maneira: Confessá-lo como único e suficiente salvador

Isso significa:

1. Confissão de pecados – I João 1.9

Confessar os pecado é concordar com Deus de que somos pecadores, e sem Ele não podemos nos salvar. Sem o perdão de Deus o homem está perdido, pois todos pecaram... (Romanos 3.23)

2. Arrependimento – Lucas 5.32

O arrependido deve vir a Jesus humildemente, reconhecendo a sua miséria espiritual e sua incapacidade de salvar-se a si mesmo.

3. Fé exclusiva nEle – Efésios 2.8

Somos salvos pela graça de Deus. Não há esforço humano que seja suficiente para salvar alguém. Dom é presente, algo imerecido. Salvação é fruto da benignidade Deus. A fé é o veículo que nos leva a Deus.

Conclusão

A encarnação de Cristo é uma grande prova e amor. Ele deixou o esplendor de Sua glória, se humilhou, assumiu a natureza humana, morreu da forma mais humilhante que se possa imaginar, para nos dar a vida eterna. Você vai rejeitar tão grande amor?

Considere o sacrifício de Jesus feito por amor a você. Lembre-se: você tem muito valor para Deus.