CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
RESISTINDO AS INVESTIDAS DE SATANÁS  
E VENCENDO AS TENTAÇÕES 
cora%25C3%25A7%25C3%25A3o%252Bpuxando.jp
    Como servos de Deus precisamos vencer o inimigo superando as tentações . Esta é uma batalha espiritual que não enfrentamos sozinhos . Jesus tornou -se homem , foi tentado como nós , e foi vitorioso , deixando -nos o exemplo para sermos vencedores .
  Reflitamos no que a Bíblia diz  :” Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. (Hebreus 2.17-18)”.     
    Jesus tem conhecimento de como é difícil resistir e vencer as tentações , por que ele também foi tentado . “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 4.15)” . Ele é o nosso sumo sacerdote , o intercessor junto ao Pai . Enquanto homem foi tentado em tudo mas sem pecado . Por ter se feito homem Jesus conhece as nossas fraquezas , ele também viveu em um corpo humano , lutou contra a carne e suas concupiscências .
    Vejamos como o Senhor Jesus obteve a vitória quando foi tentado . O apóstolo Mateus nos relata que logo após ser batizado Jesus foi severamente tentado ."A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome"(Mateus 4:1-2).
     Quando Deus permitiu que Jesus fosse levado pelo Espirito ao deserto para ser tentado , Ele tinha propósitos objetivos com esta permissão .
    Primeiro nos mostrar que Jesus era plenamente humano e que por isso deveria  sofrer a tentação como homem .
      Segundo nos mostrar que é possível vencer as tentações que Satanás coloca no nosso caminho , talvez você esteja hoje no “deserto “, não literalmente , mas no deserto da tentação . Não importa quais afirmações o Diabo tem feito para você . Jesus está contigo , você não está sozinho .”Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” ( Mateus 28.20).  Satanás fez três investidas para tentar seduzir Jesus :
 
1.PRIMEIRA INVESTIDA DO DIABO 
      O Diabo faz a seguinte afirmativa para Jesus "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4:3). Analisemos as ciladas contidas nesta afirmação : Satanás conhecia Jesus , ele sabia que ele estivera jejuando por quarenta dias e quarenta noites . Ele sabia do poder que Jesus tinha para transformar pedras em pão , conhecia o poder de Jesus , e ele tinha consciência que sendo Jesus homem , ele estava com fome ,  seu corpo necessitava de alimento. 
       Satanás dificilmente faz um ataque frontal, ele tem a tendência de agir com sutileza , sugerindo em vez de ordenar  . Mas suas sugestões são sempre sutis e fatais , pois tem como propósito levar-nos a desobedecermos a palavra de Deus .
     Ele sugeriu que Jesus tirasse vantagem da sua condição de filho de Deus para prover suas necessidades físicas . Jesus realmente enquanto homem estava com fome , e precisava se alimentar . Jesus estava em um deserto sem alimento por que era vontade de Deus , afinal ele nao foi sozinho , o Espírito o levou .
    Se Deus nos coloca em algum lugar , ele suprirá nossas necessidades seja física , material ou espiritual . Quem confia em Deus sabe disso . Mas o Diabo com sua insinuação queria que Jesus agisse por conta própria que ele não confiasse na providência divina . Jesus tinha um grande poder nas suas mãos , e o inimigo sabendo disso , quis tirar proveito , faze-lo usar este Poder em  seu beneficio pessoal .
      Devemos sempre confiar em Deus , e não agirmos por conta própria pensando que Deus está demorando demais .
     Jesus venceu a tentação como homem , sem usar seus poderes sobrenaturais , para nos deixar o exemplo , que mesmo num corpo humano frágil, podemos vencer a satanás . O propósito de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na areá de sua humanidade , usando os mesmos meios que poderíamos usar quando fossemos tentados .
      A resposta de Jesus para ele foi :"Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus"(Mateus 4:4). O meio usado por Jesus foi as escrituras , e este é um meio que todos nós podemos usar para vencer a tentação.
    Com Jesus aprendemos que mesmo que nossas necessidades sejam reais , devemos confiar e esperar a provisão do Senhor .    
           Através da reflexão neste texto percebemos que o Inimigo ataca as nossas fraquezas , ele tem conhecimento de cada área onde somos vulneráveis e sem piedade nos ataca , tentando nos fazer pecar , e assim nos afastar de Deus.
       Na maioria da vezes as tentações que sofremos estão relacionas a sofrimentos e desejos físicos . E quando Satanás vem nos sugerir algo, ele faz o errado parecer certo . Mas, errado é errado e certo é certo .
     Quantas pessoas sentem que por ter necessidades sexuais, e terem sido elas dadas por Deus, por isso, tem o direito de sair por ai em busca de prazer e satisfação de suas necessidades fora do casamento ,sabendo que tal atitude é contrária a Palavra de Deus.
      Satanás é um ser dotado de inteligência . E com anos de experiência em lidar com seres humanos , ele tentará  fazer com que acreditemos que a prática do erro é algo razoável.  Quando optamos por perseverar  fielmente em fazer a vontade do Pai ,Ele providencia o que é melhor para nós. 
 
2.SEGUNDA INVESTIDA DO DIABO  
       O Diabo faz a seguinte afirmativa para Jesus :"Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (Mateus 4:5-6).
        Nesta investida ele propõe que Jesus experimente Deus . Já que ele dizia confiar tanto assim nele .E ele usa um trecho das escrituras na tentativa de fazer Jesus sucumbir . Cuidado ! Satanás conhece a palavra .
     A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (Mateus 4:7). Quem verdadeiramente confia em Deus , não tem necessidade de testá-lo . 
       O cristão tem a necessidade para vencer e resistir as tentações ter conhecimento das escrituras , dedicar tempo para refletir e aprender a vontade de Deus para sua vida  ."E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?( Marcos 12.24)”.A falta de conhecimento pode nos levar ao erro . Satanás usa muitas vezes a palavra distorcendo-a  para confundir os cristãos .    
    Não aceite qualquer ensinamento só porque está acompanhado de citações de versículos bíblicos , medite de dia e de noite na palavra de Deus. "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”(2 Coríntios 11:13-15).
    Percebemos pela resposta de Jesus “mas também esta escrito”, que Satanás não usou o versículo todo , e que na intenção de fazer Jesus pecar , ele usou o versículo fora do contexto , e pegou um texto em  uma linguagem figurada , tentando fazer Jesus usá-la literalmente . Devemos estudar toda a Bíblia e não somente versículos , é necessário conhecer o texto e o contexto , para nao ser enganado pelo inimigo.
      Satanás é esperto se ele perceber que não consegue nada conosco em uma área , tentará outras áreas de nossa vida . Devemos seguir a exortação de Pedro :“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pedro 5.8).
 
3.A TERCEIRA INVESTIDA DO DIABO 
     O Diabo faz a seguinte afirmativa para Jesus : "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (Mateus 4:8-9) .
     O diabo oferece a glória humana . Ele sabia que existia a promessa para Jesus de que ele seria um rei e que reinaria sobre todos os reinos . Mas , também existia um preço a ser pago , a sua morte na cruz . A morte na cruz significaria a salvação da humanidade perdida em seus delitos e pecados ,  a qual o Senhor iria primeiro salvar para depois governar. Mas, ele quis que Jesus recebesse tudo sem passar pela cruz . Por que sabia que seria pela morte na cruz que Jesus tomaria posse dos reinos e reinados . “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." (Hebreus 2.9) .
       Tem algo que o Diabo ama é tentar negociar com o cristão , e ele está sempre disposto a pagar um preço alto pela nossa salvação , para tirar de nós a vida eterna .
     Nos dias atuais satanás tenta as igrejas , oferecendo -lhes meios para ganhar poder e converter pessoas ,ele oferece o caminho largo, fácil . Mas a verdadeira forma que  a igreja de Cristo deve ganhar almas é através da evangelizaçao , e comunicando ao mundo as boas novas de salvação .  
    A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(Mateus 4.10). Ele se afastou  de Jesus e os anjos vieram e o serviram .
      Satanás tentou Jesus e Eva de modo similar . Ele continua usando o mesmo método com todos nós cristãos . Vem sutilmente lançando dúvidas , tentando nos fazer desobedecer a palavra de Deus e não cumprirmos nossa missão determinada por Deus . Na vida errado é errado e certo é certo .
       Não acredite nas mentiras de Satanás , que tenta nos fazer acreditar que o errado é certo , para isso ele deturpa a palavra de Deus .
     Para vencermos a satanás devemos usar a palavra ,sigamos o exemplo de Jesus , que em tudo foi tentado mas sem pecado . "Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas"( 1 Pedro 2.21).
    Jesus nos ensinou a forma de obtermos vitória sobre a tentação de qualquer natureza , física , espiritual . "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Efésios 6.16).”
    A nossa fé é nossa garantia de vitória contra as astutas ciladas do inimigo , confiando sempre em Deus e usando as escrituras .
 
Sofia Panachevsky
Enviado por Sofia Panachevsky em 06/08/2011
Reeditado em 11/08/2011
Código do texto: T3142459

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Sofia Panachevsky
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
77 textos (17564 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/09/14 04:01)