CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A Lição da Amendoeira

“Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira.
Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” (Jer 1.11,12)

Observem, primeiro, queridos amigos, que antes de Jeremias se tornar um porta-voz de Deus, ele teve que ser um vidente. O nome de um Profeta, nos tempos antigos, era um "vidente", um homem que podia ver – aquilo que somente se podia ver com os olhos da mente, alguém que também pudesse ver com discernimento espiritual, de modo tão vívido que produzisse a Verdade de Deus que ele tinha que entregar em nome do Senhor. Aprenda então bem essa lição, vocês que desejam falar por Deus! Vocês devem ser videntes antes que possam ser porta-vozes..
A pergunta  com a qual Deus usualmente começa sua conversa com cada um de Seus verdadeiros servos é a que Ele dirigiu a Jeremias: "O que você vê?" Temo que há alguns ministros, hoje em dia, que não veem muito. A julgar pelo que eles pregam, a sua visão deve ser toda nebulosa, onde tudo o que veem é fumaça, névoa e nevoeiro. Muitas vezes eu encontro com pessoas que participaram do mesmo ministério por anos, e quando eu lhes fiz perguntas, mesmo muito simples sobre as coisas de Deus, eu descobri que eles não sabiam nada. Não porque não foram capazes de compreenderem rapidamente quando a verdade foi exposta claramente diante deles, mas temo que foi, na maioria dos casos, porque não havia nada que pudessem aprender com o ministro, a quem eles estavam acostumados a ouvir. O pregador não tinha visto nada e, portanto, quando ele descreveu o que viu, é claro que tudo foi nada. Não, meu irmão, antes que você possa fazer uma boa impressão sobre o coração de outra pessoa, você deve ter uma impressão feita sobre sua própria alma. Você deve ser capaz de dizer, sobre a Verdade de Deus ", eu vejo," antes que você possa falar aquilo que seus ouvintes também devem ver. Isto deve ficar claro para sua própria mente, pela percepção espiritual que acompanha a verdadeira fé, ou então você não será capaz de dizer com o salmista: "Cri, por isso falei." Deixe-me dizer mais uma vez que a sentença que eu havia dito há um minuto, o porta-voz de Deus deve primeiro ser um vidente na Luz de Deus.
E, em seguida, o verdadeiro porta-voz de Deus deve ver o que Deus coloca diante dele. Neste caso, o Senhor tinha fixado diante dos olhos de Jeremias "uma vara de amendoeira". Poderíamos pensar que, como preparação para seu trabalho profético, ele teria visto misteriosas rodas cheias de olhos, ou flamejantes serafins e querubins, ou as criaturas maravilhosas que foram mostradas a Ezequiel e no Apocalipse a João. Em vez disso, Jeremias simplesmente vê "um ramo de amendoeira", e amados amigos, quando você olha para a Bíblia, você vai ver algumas coisas muito simples - coisas como salvar almas de crianças - coisas que homens sem educação podem entender e crer! Não seja ansioso para ser contado entre aqueles que são tão "ecléticos" e "cultos" que, se Deus colocar diante deles o ramo de amendoeira, eles não podem condescender para observá-lo.
Eles querem ver, eu nem sei bem o que eles querem ver, exceto seus próprios sonhos tolos. Deus nos dê a graça de ver ramos de amendoeira quando Ele os coloca diante de nós, quero dizer que Ele nos dê a graça de ver tais verdades simples como estas: "Você deve nascer de novo." "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores." "Aquele que crer e for batizado, será salvo." O que você vê, meu amigo? Você vê o que Deus quer que você veja, aquilo que Ele colocou diante de você em Sua Palavra? Se for assim, eu posso lhe dizer o que o Senhor disse a Jeremias: "Viste bem". Mas caso contrário, embora seja lindo o panorama que você inventou para si mesmo, você pode ficar cego, porque vai estar apenas sendo seguido por alguns que podem se divertir por um tempo, mas acabará por destruir as almas dos homens!
Além disso, aqueles que falam corretamente por Deus também devem tomar cuidado para ver com todos os seus olhos. Eu não suponho que todos aqui que tivessem a visão de um ramo, teria sabido que se tratava de "um ramo de amendoeira". Eu não imagino que eu o faria, mas eu acho que eu poderia, depois de uma análise aprofundada, identificar um ramo se fosse de uma oliveira, ou laranjeira, tendo me familiarizado com eles durante minhas visitas ao sul da França. Mas eu não sei o que eu, num momento, seria capaz de dizer de um determinado ramo, "Isso é ramo de amendoeira". Mas Jeremias entendia estas coisas e, portanto, tão logo viu o que estava posto diante dele, ele não se limitou a dizer: "Vejo um ramo", mas, "Vejo um ramo de amendoeira". Ele distinguiu imediatamente o tipo de ramo que lhe foi revelado na visão, pois ele era um homem que tinha os poderes de discernimento e discriminação que são mais necessários aos servos do Senhor. E se vocês, caros amigos, são chamados para ensinar as crianças na escola dominical, ou se vocês tentam ganhar almas por conversa privada, ou se são pregadores da Palavra, bem-aventurados sois se podem ver abaixo da superfície a Verdade de Deus e se pode perscrutar as suas profundezas ocultas de significado e obter uma visão espiritual para a Palavra de Deus, para que não apenas vejam uma pequena porção das Escrituras, mas que percebam uma parte muito maior do que a maioria das pessoas! Você deve, se possível, ver tudo.
Foi quando Jeremias disse: "Vejo um ramo de amendoeira", que o Senhor passou a explicar a visão a ele, dizendo: "Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." Aqueles que não veem o que eles podem ver não devem ser autorizados a ver mais nada. Se você não vai se aplicar em estudar diligentemente as Escrituras, o julgamento e a percepção que você já tem, Deus não lhe dará mais luz, pois você negligenciou o dom que há em você. Ele vai deixar o seu fogo queimar fracamente porque você não se move, e o fogo tenderá a ficar mais fraco do que é agora, porque quem não aprende mais quando Deus está disposto a lhe ensinar, logo esquecerá o que já sabe. Conjuro vocês que são chamados para ensinar a outros, que se submetam totalmente ao ensino do Espírito Santo. Um discípulo é a única pessoa que pode se tornar um Apóstolo. Um erudito na escola de Cristo é o único que pode ser enviado para contar aos outros o que o seu Mestre deseja tornar conhecido aos filhos dos homens.
Eu falei assim com a visão de ajudar aqueles que estão trabalhando para Cristo. Mas agora eu tenho que tentar explicar a visão mencionada em nosso texto. "Jeremias, o que você vê? Vejo um ramo de amendoeira".

I. Observe, em primeiro lugar, que a amendoeira é uma árvore de vigília.  A palavra hebraica para "amêndoa," vem de uma raiz que significa estar desperto, por isso esta passagem pode ser lida assim: "Eu vejo o ramo despertado”. Então disse o Senhor a mim, Viste bem, porque eu sou vigilante sobre a minha palavra para a cumprir. "
Quando as outras árvores estão dormindo, antes que o calor da primavera lhes desperte do seu sono de inverno, a amendoeira acorda e abre os olhos encantadores de suas flores abundantes. No país de Jeremias começa a florescer no início de janeiro e tem tanta pressa para produzir os seus frutos que muitas vezes fica maduro antes do final de março. Você sabe como, mesmo em nossos jardins suburbanos, um dos primeiros sinais da aproximação da primavera é que a amendoeira começa a florescer.
Note, em primeiro lugar, que Deus nunca se esquece de uma promessa. Ai! Você e eu não nos lembramos de todas as nossas promessas! Quantas vezes elas são feitas apenas para serem quebradas! Mas Deus nunca se esquece do que Ele nos prometeu. Nós até esquecemos as promessas de Deus e, muitas vezes, quando estamos em apuros, não podemos lembrar que podemos pleitear diante dEle. Mas Deus ainda não se esqueceu de uma só promessa - todos estes séculos em que tem lidado com os homens, Ele nunca tem falhado em cumprir a sua palavra. "Ele tem dito e não o cumprirá?"
O que é igualmente maravilhoso, Deus nunca se esqueceu de uma única pessoa a quem a promessa foi feita, nem mesmo o mínimo. Mesmo que só tenham desejado buscá-Lo, Ele foi gracioso para com eles, Ele ouviu o seu clamor e os livrou. Este é um mundo grande e há muitos milhões de pessoas no mesmo, mas nenhuma delas jamais pôde dizer que Deus não foi capaz de manter uma de suas promessas. Mais do que isso, em todo o universo, ao longo de todos os séculos, nunca houve uma alma esquecida! Ele conta os cabelos da nossa cabeça e nunca deixa de levar em conta os gritos de nossos corações.
Vejam, então, queridos amigos, este ramo de amendoeira e creiam no Deus que desperta e que certamente  irá lidar com os homens de acordo com a Sua Palavra, quer na promessa ou na ameaça (cumprimento dos seus juízos contra a iniquidade).

II. Mas o sentido mais óbvio do texto é o que eu dou nesta segunda divisão. A amendoeira tem pressa em florescer e dar frutos. Assim, nossos tradutores escreveram: "Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." A amendoeira não é lenta para florescer, é uma das primeiras árvores para nos dizer que a primavera está próxima. E o Senhor é rápido para cumprir a Sua Palavra.
Muito resumidamente, deixe-me lembrar-lhe da rapidez de Deus para cumprir também suas ameaças. Vocês percebem, queridos ouvintes - vocês que estão ouvindo agora  o Evangelho, mas não o receberam - que as ameaças de Deus entram em vigor ao mesmo tempo? "Não", você diz: "Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos recompensa segundo as nossas iniquidades." Essa é a mais pura verdade, ainda não há um sentido em que sua sentença tenha efeito de uma só vez. Por exemplo: "Aquele que não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." Se você já ouviu o Evangelho e alguns de vocês já ouviram falar por muitos, muitos anos - e ainda não têm dado  ouvidos a isso, você não será condenado pela primeira vez no último grande dia, você está condenado até agora! Algumas pessoas nos dizem: "Por que vocês ministros, em sua pregação, tão constantemente lidam com uma outra vida, em vez de lidar com esta?" A nossa resposta é que nós fazemos negócio com esta vida, lidamos com ela continuamente, pois acreditamos que ambos os lados do texto são verdadeiros, neste exato minuto, "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna: aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele." Mesmo agora, neste momento, enquanto você está neste prédio, se você não crê no Senhor Jesus Cristo, a ira de Deus habita em você!
Ouça novamente. Há um outro efeito imediato da Palavra do Senhor, que segue tão rapidamente como a flor aparece na amendoeira. Em alguns ouvintes, isto produz um endurecimento imediato. Você se lembra como Paulo escreveu: "Somos para Deus o bom perfume de Cristo, nos que se salvam, e para os que se perdem somos cheiro de morte para morte, e para os que se salvam somos cheiro de vida para vida "?  Eu não estou falando agora sobre o que vai acontecer com você quando você morrer, ou quando você subir para o julgamento final, eu estou falando sobre o que está acontecendo agora! O mesmo sol que derrete a cera endurece o barro. E o mesmo Evangelho que derrete algumas pessoas ao arrependimento endurece os outros em seus pecados. Acautelai-vos, para que não vejam em breve a flor de amendoeira, nesse sentido terrível.
Deus é rápido na realização de suas promessas. Elas são como a amendoeira, elas florescem e frutificam muito rapidamente. "Quais são as  promessas", você pergunta, "que são assim rapidamente cumpridas?"
Bem, em primeiro lugar, a promessa de dar a salvação a todos aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo. Ouça:
"No momento em que um pecador crê e confia em seu Deus crucificado, ele recebe ao mesmo tempo o Seu perdão, a Redenção completa pelo Seu sangue."Eu vejo "um ramo de amendoeira" aqui. O salmista diz: "a sua palavra corre velozmente", e eu sou testemunha de que é assim. Muitos anos atrás, eu, um pobre pecador, fui para um lugar de culto para ouvir o Evangelho. O pregador repetiu o mandamento do Senhor: "Olhai para Mim, e sede salvos." Olhei para Cristo e fui salvo naquele mesmo instante. Não é preciso mais tempo para contar a história do que ele fez para funcionar o milagre da misericórdia. Rápido como um relâmpago olhei para Cristo, e a grande promessa foi cumprida! Eu tive minha alma perdoada e justificada - numa palavra, Eu fui salvo! Por que não deveria acontecer a mesma coisa com vocês que estão aqui? Isso vai acontecer a todos que forem levados a crer em Jesus Cristo agora.
"Oh, mas," diz alguém, "muitas vezes há longos atrasos antes que a paz seja apreciada." Então é porque você o faz, pois Deus não age assim. "Mas às vezes temos que esperar", diz alguém. Sim, sim. Eu sei tudo sobre o que espera. Você se lembra, na parábola do filho pródigo, onde ele esperava? Por que, com as prostitutas e outros com quem ele desperdiçou os seus bens numa vida desregrada, ou com os porcos quando foi alimentá-los com as bolotas com que ele ficaria feliz em ter preenchido a sua própria barriga vazia! É aí que ele esperava! Mas, quando ele terminou sua espera? Quando ele disse: "Eu me levantarei e irei ter com meu pai." Ele não esperou por mais tempo, pois lemos: "Então ele se levantou e foi para seu pai." E então, está escrito: "Quando ainda estava longe, seu pai o viu, e se deteve, e esperou que ele viesse"? Não, não! Sei que Deus espera ser gracioso, mas, de acordo com o ensinamento da parábola ", quando ele ainda estava longe, seu pai o viu, e teve compaixão e, correu."
Você sabe o quão rápido Deus pode correr?  Não, você não sabe, você não pode dizer. Mas você sabe que ele é tudo no fogo do amor para abraçar um pobre pecador penitente, e ele acelera em direção a ele em um ritmo incrível!
Pense nesta passagem notável em Isaías 65.24:
“E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”.
Deus conhece a petição que está em seu coração. Ele prevê o que será o enunciado de sua língua e ele tem as respostas todas prontas para as suas petições. Tenho observado muitas das minhas orações sendo respondidas anos antes de eu orar. "Não", você diz, "que não pode ser." Bem, houve uma que foi respondida mais de 1.800 anos antes de eu orar. Foi quando eu clamei a Deus, por um Salvador, e Ele me deu um, todos esses séculos antes de eu nascer, o Salvador, que trabalhou para mim a salvação completa no maldito madeiro do Calvário Ó almas que oram: "Vejo um ramo de amendoeira!" Quando os homens começam a orar com fé, eles são rapidamente ouvidos!
Então é isto que ocorre quando o povo de Deus quer ter a sua vida espiritual reavivada. Quando entramos em um estado triste, como às vezes acontece, se clamamos a Deus, Ele é capaz de reanimar rapidamente nossos espíritos caídos.
Nosso assunto também se aplica à libertação de problemas. "Clamam os justos, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias." Deus pode não tirar o seu problema, mas ainda assim, em um momento, ele pode lhe dar graça para suportá-lo e transformar o problema, em si, em uma fonte de alegria. "Vejo um ramo de amendoeira" cheio muitas vezes. Em tempos de profunda depressão, Deus pode levantar o coração muito rapidamente.

III. Agora, para concluir, eu posso brevemente lembrar que a amendoeira é um exemplo para todos os que querem ser como Deus. Ele se apressa para cumprir a Sua Palavra. Oh, que você e eu estejamos com pressa para cumprir a nossa palavra!
Existe alguém aqui que quer buscar o Senhor? "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" Haverá um ou dois amigos para conversar após o culto, com qualquer um de vocês que desejam dizer algo a eles sobre suas próprias almas, e para ouvir deles algumas boas palavras sobre o Senhor Jesus Cristo. Não vá embora até que você tenha procurado e achado o Salvador! Procurem-no agora, vocês jovens! Lembrem desta promessa preciosa "Aqueles que me  procuram logo me acharão."
Não deixe nada para amanhã do que pode ser feito hoje. "Vejo um ramo de amendoeira". Há alguns homens que devem atuar agora, ou eles nunca irão fazer qualquer coisa.
Faça o que puder hoje. Fale com os seus filhos sobre Cristo esta noite. Fale com aquele amigo a quem você pretende muitas vezes falar.
E, por último, esteja pronto para sua partida imediata. Esteja preparado para ir para casa para o céu esta noite. Vem, agora, todas as coisas estão prontas para sua viagem? Se não, arrume toda a bagagem, rotule-a e tenha tudo pronto para a partida a qualquer momento. Bem-aventurado é o homem que está pronto para florescer no céu a qualquer instante. "Oh", diz alguém, "Eu não gostaria de morrer esta noite. Acredito que sou um cristão e que estou salvo, mas eu não me sinto pronto para ir." Coloque a sua casa em ordem! Se a sua casa estiver arrumada, então você estará pronto para morrer! Não há vida correta, exceto viver como você gostaria de viver, se você soubesse que este seria o seu último dia. O caminho certo para passar a próxima hora é então gastá-la como se fosse a sua última hora. O Senhor nos levará a essa condição feliz que não importará para nós um único centavo se vivemos ou se morremos - e que Ele possa nos manter nesse estado abençoado, por amor de Jesus Cristo! Amém.

Adaptação e redução do sermão de nº 2678 de Charles Haddon Spurgeon, elaboradas pelo Pr Silvio Dutra.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Silvio Dutra
Enviado por Silvio Dutra em 20/08/2013
Reeditado em 10/07/2014
Código do texto: T4442567
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Silvio Dutra
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
4958 textos (113408 leituras)
1142 áudios (22302 audições)
41 e-livros (467 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/14 10:22)