O controle de Deus

Não terás outros deuses diante de mim. Ex 20:3

Deus é aquele que exerce o poder supremo. Mas, como não é um tirano, Ele nem sempre é o que está no controle de tudo.

Ainda que nós achemos que tudo o que acontece conosco é porque Ele quer assim, nem sempre essa é a verdade.

Deus nos concede o livre arbítrio.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15

Podemos fazer a boa escolha, escolhendo Deus para ser o nosso Deus e aí, sim, Ele estará no controle de nossas vidas.

No entanto, hoje Deus exerce o controle somente sobre aqueles que se submetem à sua vontade; àqueles que o reconhecem como seu Senhor. A esses Ele cobre com o seu manto protetor, sendo sua sombra, seu descanso e sua salvação.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:1-16

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e que o tem como o Deus que controla toda a sua vida, esse tem todos esses privilégios.

E quanto aos demais?

Todos podem ter esses benefícios.

Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11

Deus deseja a todos nós debaixo de suas asas. Ele não tem prazer na morte de ninguém. Ele não deseja que sequer alguns poucos se percam, senão que todos cheguem ao conhecimento da verdade.

E a verdade é essa: somente em Deus há salvação, por meio de Jesus Cristo, aquele que Ele enviou ao mundo para nos salvar.

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

Mas o problema, meus queridos, é que nem sempre nós queremos de fato o controle real de Deus sobre nós. Então não é Ele, mas sim, nós, os que fazemos a acepção. Nós queremos isso, queremos aquilo, mas não queremos Deus nesse papel. Queremos que Deus faça tudo por nós, menos que controle nossas vidas. E Deus permite que isso aconteça.

Todavia, é nessa hora de exercer o controle que também assumimos a responsabilidade pelo que desejamos. E respondemos por nossa decisão.

Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas. Colossenses 3:25.

Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:52

Quando Deus controla nossas vidas, só podemos esperar coisas boas. Quando nós controlamos, tudo pode acontecer. Deus sabe o que é melhor para nós porque Ele é atemporal, eterno e vê tudo. Nós somos limitados. Não temos como saber se nossas escolhas pessoais serão boas ou não, salvo quando feitas em Deus.

Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:11-13

A expressão: “todos quantos o receberam”, significa todos os que receberam Jesus como Deus e Senhor de suas vidas. Foi a esses que Deus Pai concedeu a salvação, foi a esses que Ele deu o poder de serem feitos filhos dele e irmãos de Jesus.

E são esses aqueles que permitem que Deus exerça o controle e determine suas ações.

Que todos nós possamos compreender a importância de tomar uma decisão de vida em Deus, porque somente nele há vida, como bem disse o apóstolo Pedro:

Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68

E essa é a mensagem. Que Deus nos abençoe e nos ajude a tomar boas decisões em nossas vidas, colocando-o no centro, no ponto mais alto, na posição de maior destaque, no lugar que, de fato, não pertence a nós, mas somente a Ele.

Grandioso és tu, nosso Deus! Grandioso és tu, Senhor da nossa salvação e da nossa vida.