Textos Bíblicos Sobre Sabedoria no Original Grego e Hebraico

1 – Sophia (do original grego) – sabedoria

Lucas 2.40 Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria (Sophia); e a graça de Deus estava sobre ele.

Lucas 2.52 E crescia Jesus em sabedoria (Sophia), estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

Lucas 21.15 porque eu vos darei boca e sabedoria (Sophia) a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

Atos 6.3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria (Sophia), aos quais encarregaremos deste serviço;

Atos 6.10 e não podiam resistir à sabedoria (Sophia)e ao Espírito, pelo qual ele falava.

Romanos 11.33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria (Sophia) como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

I Coríntios 1.17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria (Sophia) de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.

I Coríntios 1.19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria (Sophia) dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.

I Coríntios 1.20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria (Sophia) do mundo?

I Coríntios 1.21 Visto como, na sabedoria (Sophia) de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria (Sophia), aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

I Coríntios 1.30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria (Sophia), e justiça, e santificação, e redenção,

I Coríntios 2.1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria (Sophia).

I Coríntios 2.4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria (Sophia), mas em demonstração do Espírito e de poder,

I Coríntios 2.5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria (Sophia) humana, e sim no poder de Deus.

I Coríntios 2.6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria (Sophia) deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;

I Coríntios 2.7 mas falamos a sabedoria (Sophia) de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;

I Coríntios 2.13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria (Sophia) humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

I Coríntios 3.19 Porque a sabedoria (Sophia) deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.

I Coríntios 12.8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria (Sophia); e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;

II Coríntios 1;12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria (Sophia) humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.

Efésios 1.8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria (Sophia) e prudência,

Efésios 1.17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria (Sophia) e de revelação no pleno conhecimento dele,

Efésios 3.10 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria (Sophia) e de revelação no pleno conhecimento dele,

Colossenses 1.9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria (Sophia) e entendimento espiritual;

Colossenses 1.28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria (Sophia), a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Colossenses 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria (Sophia) e do conhecimento estão ocultos.

Colossenses 2.23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria (Sophia), como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

Colossenses 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Sophia), louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Colossenses 4.5 Portai-vos com sabedoria (Sophia) para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

Tiago 1.5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria (Sophia), peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

Colossenses 3.13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria (Sophia), mediante condigno proceder, as suas obras.

Tiago 3.15 Esta não é a sabedoria (Sophia) que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.

Colossenses 3;17 A sabedoria (Sophia), porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento

II Pedro 3.15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria (Sophia) que lhe foi dada,

Apocalipse 5.12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria (Sophia), e força, e honra, e glória, e louvor.

Apocalipse 7.12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria (Sophia), e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

2 – chokmah (do original hebraico) – sabedoria

Êxodo 28.3 Falarás a todos os homens hábeis, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria (chokmah), que façam as vestes de Arão para santificá-lo, a fim de que me administre o ofício sacerdotal.

Êxodo 31.3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria (chokmah), ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

Êxodo 31.6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria (chokmah)ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

Êxodo 35.31 e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria (chokmah), ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

Êxodo 36.1 Assim trabalharão Bezaleel e Aoliabe, e todo homem hábil, a quem o Senhor deu sabedoria (chokmah) e entendimento, para saberem exercer todo ofício para o serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tem ordenado.

Deuteronômio 4.5,6 Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes. Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria (chokmah) e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido.

Deuteronômio 34.9 Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria (chokmah), porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim se filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.

I Reis 3.28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria (chokmah) de Deus para fazer justiça.

I Reis 4.29 Ora, Deus deu a Salomão sabedoria (chokmah), e muitíssimo entendimento, e conhecimentos múltiplos, como a areia que está na praia do mar.

I Reis 4.30 A sabedoria (chokmah) de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria (chokmah) dos egípcios.

I Reis 4.34 De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria (chokmah) de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria (chokmah).

I Reis 10.4 Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria (chokmah) de Salomão, a casa que edificara,

I Reis 10.24 E toda a terra buscava a presença de Salomão para ouvir a sabedoria (chokmah) que Deus lhe tinha posto no coração.

II Crônicas 1.10 Dá-me, pois, agora sabedoria (chokmah) e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande?

Salmo 37.30 A boca do justo profere sabedoria (chokmah); a sua língua fala o que é reto.

Salmo 51.6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria (chokmah) no secreto da minha alma.

Salmo 104.24 Ó Senhor, quão multiformes são as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria (chokmah); a terra está cheia das tuas riquezas.

Salmo 111.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (chokmah); têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.

Provérbios 1.2 Para se conhecer a sabedoria (chokmah) e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;

Provérbios 1.7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria (chokmah) e a instrução.

Provérbios 2.1,2 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria (chokmah) o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento;

Provérbios 2.6 Porque o Senhor dá a sabedoria (chokmah); da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;

Provérbios 2.10 Pois a sabedoria (chokmah) entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma;

Provérbios 3.13 Feliz é o homem que acha sabedoria (chokmah), e o homem que adquire entendimento;

Provérbios 3.19 O Senhor pela sabedoria (chokmah) fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu.

Provérbios 4.5 Adquire a sabedoria (chokmah), adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.

Provérbios 4.7 A sabedoria (chokmah) é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria (chokmah); sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

Provérbios 4.11 Eu te ensinei o caminho da sabedoria (chokmah); guiei-te pelas veredas da retidão.

Provérbios 5.1 Filho meu, atende à minha sabedoria (chokmah); inclina o teu ouvido à minha prudência;

Provérbios 7.4 Dize à sabedoria (chokmah): Tu és minha irmã; e chama ao entendimento teu amigo íntimo,

Provérbios 8.1 Não clama porventura a sabedoria (chokmah), e não faz o entendimento soar a sua voz?

Provérbios 8.11 Porque melhor é a sabedoria (chokmah) do que as joias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.

Provérbios 8.12 Eu, a sabedoria (chokmah), habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.

Provérbios 9.10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (chokmah); e o conhecimento do Santo é o entendimento.

Provérbios 10.31 A boca do justo produz sabedoria (chokmah); porém a língua perversa será desarraigada.

Provérbios 13.10 Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria (chokmah).

Provérbios 14.6 O escarnecedor busca sabedoria (chokmah), e não a encontra; mas para o prudente o conhecimento é fácil.

Provérbios 14.8 A sabedoria (chokmah) do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar.

Provérbios 14.33 No coração do prudente repousa a sabedoria (chokmah); mas no coração dos tolos não é conhecida.

Provérbios 15.33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria (chokmah); e adiante da honra vai a humildade.

Provérbios 16.16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria (chokmah) do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata!

Provérbios 17.16 De que serve o preço na mão do tolo para comprar a sabedoria (chokmah), visto que ele não tem entendimento?

Provérbios 17.24 O alvo do inteligente é a sabedoria (chokmah); mas os olhos do insensato estão nas extremidades da terra.

Provérbios 18.4 Águas profundas são as palavras da boca do homem; e a fonte da sabedoria (chokmah) é um ribeiro que corre.

Provérbios 21.30 Não há sabedoria (chokmah), nem entendimento, nem conselho contra o Senhor.

Provérbios 23.23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria (chokmah), a disciplina, e o entendimento.

Provérbios 24.3 Com a sabedoria (chokmah) se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

Provérbios 24.14 Sabe que é assim a sabedoria (chokmah) para a tua alma: se a achares, haverá para ti recompensa, e não será malograda a tua esperança.

Provérbios 28.26 O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente (chokmah) será livre.

Provérbios 29.3 O que ama a sabedoria (chokmah) alegra a seu pai; mas o companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza.

Provérbios 29.15 A vara e a repreensão dão sabedoria (chokmah); mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

Provérbios 31.26 Abre a sua boca com sabedoria (chokmah), e o ensino da benevolência está na sua língua.

Eclesiastes 2.13 Então vi eu que a sabedoria (chokmah) é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

Eclesiastes 2.26 Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria (chokmah), e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão.

Eclesiastes 7.10 Não digas: Por que razão foram os dias passados melhores do que estes; porque não provém da sabedoria (chokmah) esta pergunta.

Eclesiastes 7.11 Tão boa é a sabedoria (chokmah) como a herança, e mesmo de mais proveito para os que vêem o sol.

Eclesiastes 7.12 Porque a sabedoria (chokmah) serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela preserva a vida de quem a possui.

Eclesiastes 7.19 A sabedoria (chokmah)fortalece ao sábio mais do que dez governadores que haja na cidade.

Eclesiastes 8.1 Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria (chokmah) do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.

Eclesiastes 9.10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria (chokmah) alguma.

Eclesiastes 9.18 Melhor é a sabedoria (chokmah) do que as armas de guerra; mas um só pecador faz grande dano ao bem.

Eclesiastes 10.1 As moscas mortas fazem com que o unguento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria (chokmah) e a honra.

Eclesiastes 10.10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria (chokmah) é proveitosa para dar prosperidade.

Isaías 10.12,13 Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigará o rei da Assíria pela arrogância do seu coração e a pomba da altivez dos seus olhos. Porquanto diz ele: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria (chokmah), porque sou entendido; eu removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati os que se sentavam sobre tronos.

Isaías 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria (chokmah) e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Isaías 29.14 portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria (chokmah) dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá.

Isaías 33.6 Será ele a estabilidade dos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria (chokmah), e conhecimento; e o temor do Senhor é o seu tesouro.

Isaías 47.10 Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguém me vê; a tua sabedoria (chokmah) e o teu conhecimento, essas coisas te perverteram; e disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra.

Jeremias 8.9 Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria (chokmah), pois, têm eles?

Jeremias 9.23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria (chokmah), nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;

Jeremias 10.12 Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria (chokmah) e com a sua inteligência estendeu os céus.

Ezequiel 28.3-10 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria (chokmah) e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

Pela tua grande sabedoria (chokmah) no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração; portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um deus, por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria (chokmah), e mancharão o teu resplendor. Eles te farão descer à cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares. Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa. Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

Ezequiel 28.12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria (chokmah) e perfeito em formosura.

Ezequiel 28.17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria (chokmah) por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

Daniel 1.4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria (chokmah), inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.

Daniel 1.17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria (chokmah); e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.

Daniel 1.20 E em toda matéria de sabedoria (chokmah) e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/09/2015
Código do texto: T5387871
Classificação de conteúdo: seguro