Textos Bíblicos Sobre Honra, Respeito e Reverência

1 - entrepo – reverenciar, respeitar, considerar no sentido de ter apreço, ter vergonha

Mateus 21.37 E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão (Entrepo).

Lucas 18.2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava (Entrepo) os homens.

2 Tessalonicenses 3.14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe (Entrepo) (Entrepo);

Tito 2.8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe (Entrepo), não tendo nenhum mal que dizer de nós.

Hebreus 12:9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito (Entrepo); não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?

2 - Timao – honrar, valorizar

Mateus 15:4 Pois Deus ordenou: Honra (Timao) a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá.

Mateus 15:8 Este povo honra-me (Timao) com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.

Mateus 19:19 honra (Timao) a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Marcos 10:19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra (Timao) a teu pai e a tua mãe.

Joã0 5:23 para que todos honrem (Timao) o Filho, assim como honram (Timao) o Pai. Quem não honra (Timao) o Filho, não honra (Timao) o Pai que o enviou.

João 8:49 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; antes honro (Timao) a meu Pai, e vós me desonrais.

João 12:26 Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará (Timao).

Atos 28:10 e estes nos distinguiram com muitas honras (Timao); e, ao embarcarmos, puseram a bordo as coisas que nos eram necessárias.

Efésios 6:2 Honra (Timao) a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),

1Timóteo 5:3 Honra (Timao) as viúvas que são verdadeiramente viúvas.

1Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai (Timao) ao rei.

3 – Doxazo – honrar, glorificar

Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem (Doxazo) a vosso Pai, que está nos céus.

Mateus 6:2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados (Doxazo) pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mateus 9:8 E as multidões, vendo isso, temeram, e glorificaram (Doxazo) a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Mateus 15:31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram (Doxazo) ao Deus de Israel.

Lucas 2:20 E voltaram os pastores, glorificando (Doxazo) e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

Lucas 4:15 Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado (Doxazo).

Lucas 5:25 Imediatamente se levantou diante deles, tomou o leito em que estivera deitado e foi para sua casa, glorificando (Doxazo) a Deus.

Lucas 5:26 E, tomados de pasmo, todos glorificavam (Doxazo) a Deus; e diziam, cheios de temor: Hoje vimos coisas extraordinárias.

Lucas 7:16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam (Doxazo) a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.

João 8:54 Respondeu Jesus: Se eu me glorificar (Doxazo) a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica (Doxazo) é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus;

João 11:4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado (Doxazo) por ela.

João 12:16 Os seus discípulos, porém, a princípio não entenderam isto; mas quando Jesus foi glorificado (Doxazo), então eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele, e de que assim lhe fizeram.

João 12:23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado (Doxazo) o Filho do homem.

João 12:28 Pai, glorifica o teu nome. Veio, então, do céu esta voz: Já o tenho glorificado (Doxazo), e outra vez o glorificarei.

João 13:31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado (Doxazo) o Filho do homem, e Deus é glorificado (Doxazo) nele;

João 13:32 se Deus é glorificado (Doxazo) nele, também Deus o glorificará (Doxazo) em si mesmo, e logo o há de glorificar (Doxazo).

João 14:13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado (Doxazo) no Filho.

João 15:Nisto é glorificado (Doxazo) meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

João 16:14 Ele me glorificará (Doxazo), porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

João 17:1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica (Doxazo) a teu Filho, para que também o Filho te glorifique (Doxazo);

João 17:4 Eu te glorifiquei (Doxazo) na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 17:5 Agora, pois, glorifica-me (Doxazo) tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

João 17:10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado (Doxazo).

João 21:19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar (Doxazo) a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.

Atos 3:13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou (Doxazo) a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo.

Atos 4:21 Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam (Doxazo) a Deus pelo que acontecera;

Atos 11:18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram (Doxazo) a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.

Atos 13:48 Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam (Doxazo) a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna.

Romanos 1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram (Doxazo) como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Romanos 8:30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou (Doxazo).

Romanos 11:13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico (Doxazo) o meu ministério,

Romanos 15:6 Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis (Doxazo) ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Romanos 15:9 e para que os gentios glorifiquem (Doxazo) a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, e cantarei ao teu nome.

1Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço; glorificai (Doxazo) pois a Deus no vosso corpo.

1Coríntios 12:26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado (Doxazo), todos os membros se regozijam com ele.

Gálatas 1:24 e glorificavam (Doxazo) a Deus a respeito de mim.

2 Tessalonicenses 3:1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada (Doxazo) como também o é entre vós,

Hebreus 5:5 assim também Cristo não se glorificou (Doxazo) a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei;

1 Pedro 1:8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória (Doxazo),

1 Pedro 2:12 tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem (Doxazo) a Deus no dia da visitação.

1 Pedro 4:11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado (Doxazo) por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 4:16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique (Doxazo) a Deus neste nome.

Apocalipse 15:4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará (Doxazo) o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

4 – atimos – desonrado, desprezado

Mateus 13:57 E escandalizavam-se dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra (Atimos) senão na sua terra e na sua própria casa.

1 Coríntios 4:10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis (Atimos).

1 Coríntios 12:23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados (Atimos), a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro,

5 – kabad – honrar, prezar, glorificar

Gênesis 34:19 Não tardou, pois, o mancebo em fazer isso, porque se agradava da filha de Jacó. Era ele o mais honrado (Kabad) de toda a casa de seu pai.

Êxodo 20:12 Honra (Kabad) a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Juízes 9:9 Mas a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam (Kabad), para ir balouçar sobre as árvores?

Juízes 13:17 Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? - para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos (Kabad).

1 Samuel 2:29 Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras (Kabad) a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?

1 Samuel 2:30 Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei (Kabad) aos que me honram (Kabad), mas os que me desprezam serão desprezados.

1 Samuel 9:6 Mas ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado (Kabad); tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.

1 Samuel 15:30 Ao que disse Saul: Pequei; honra-me (Kabad), porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus.

1 Samuel 22:14 Ao que respondeu Aimeleque ao rei dizendo: Quem há, entre todos os teus servos, tão fiel como Davi, o genro do rei, chefe da tua guarda, e honrado (Kabad) na tua casa?

2 Samuel 6:22 Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado (Kabad).

2 Samuel 23:19 Porventura não era este o mais nobre (Kabad) dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou.

2 Samuel 23:23 Dentre os trinta ele era o mais afamado (Kabad), porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas.

1 Crônicas 11:21 Ele foi mais ilustre (Kabad) do que os outros dois, pelo que foi feito chefe deles; todavia não igualou aos primeiros três.

1 Crônicas 11:25 e o mais ilustre (Kabad), contudo não igualou aos primeiros três; e Davi o pôs sobre os da sua guarda.

Salmo 91:15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei (Kabad).

Provérbios 3:9 Honra (Kabad) ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;

Provérbios 4:7,8 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. Estima-a (Kabad) (Kabad), e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.

Provérbios 12:9 Melhor é o que é pouco estimado e tem um servo, do que quem se honra (Kabad) a si mesmo e tem falta de pão.

Provérbios 13:18 Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado (Kabad).

Provérbios 14:31 O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o (Kabad) aquele que se compadece do necessitado.

Provérbios 27:18 O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado (Kabad).

Isaías 29:13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra (Kabad), mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;

Isaías 43:4 Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra (Kabad) e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida.

Isaías 58:13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra (Kabad); se o honrares (Kabad), não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;

Malaquias 1:6 O filho honra (Kabad) o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/09/2015
Código do texto: T5392028
Classificação de conteúdo: seguro