Textos Bíblicos Sobre Obedecer, Guardar, Cumprir e Dever

1 – teleo – cumprir, completar

Lucas 2.39 Assim que cumpriram (teleo) tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré.

Lucas 18.31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá (teleo) no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;

Lucas 22.37 Porquanto vos digo que importa que se cumpra (teleo) em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento.

João 19.30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado (teleo). E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Atos 13.29 Quando haviam cumprido (teleo) todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;

Gálatas 5.16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não haveis de cumprir (teleo) a cobiça da carne.

2 Timóteo 4.7 Combati o bom combate, acabei (teleo) a carreira, guardei a fé.

Tiago 2.8 Todavia, se estais cumprindo (teleo) a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.

Apocalipse 10.7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria (teleo) o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.

2 – peitharcheo – obedecer

Atos 5.29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer (peitharcheo) a Deus que aos homens.

Atos 5.32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem (peitharcheo).

Tito 3.1 Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes (peitharcheo), e estejam preparados para toda boa obra,

3 – hupakoe - obediência, submissão

Romanos 1.5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência (hupakoe) da fé entre todos os gentios,

Romanos 5.19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência (hupakoe) de um muitos serão constituídos justos.

Romanos 6.16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer (hupakoe), sois servos desse mesmo a quem obedeceis (hupakoe), seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Romanos 15.18 porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência (hupakoe) da parte dos gentios, por palavra e por obras,

Romanos 16.19 Pois a vossa obediência (hupakoe) é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal.

Romanos 16.26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência (hupakoe) da fé;

2 Coríntios 7.15 E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, lembrando-se da obediência (hupakoe) de vós todos, e de como o recebestes com temor e tremor.

2 Coríntios 10.5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência (hupakoe) a Cristo;

2 Coríntios 10.6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência (hupakoe).

Filemom 1.21 Escrevo-te confiado na tua obediência (hupakoe), sabendo que farás ainda mais do que peço.

Hebreus 5.8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência (hupakoe) por meio daquilo que sofreu;

I Pedro 1.2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência (hupakoe) e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

I Pedro 1.14 Como filhos obedientes (hupakoe), não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;

I Pedro 1.22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência (hupakoe) à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,

4 – tereo – guardar

Mateus 19.17 Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda (tereo) os mandamentos.

Mateus 23.3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai (tereo); mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

Mateus 28.20 ensinando-os a observar (tereo) todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Marcos 7.9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes (tereo) a vossa tradição.

João 8.51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar (tereo) a minha palavra, nunca verá a morte.

João 8.55 e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo (tereo) a sua palavra.

João 14.15 Se me amardes, guardareis (tereo) os meus mandamentos.

João 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda (tereo), esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

João 14.23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará (tereo) a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

João 14.24 Quem não me ama, não guarda (tereo) as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

João 15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado (tereo) os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

João 15.20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram (tereo) a minha palavra, guardarão (tereo) também a vossa.

João 17.6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram (tereo) a tua palavra.

Efésios 4.3 procurando diligentemente guardar (tereo) a unidade do Espírito no vínculo da paz.

I Tessalonicenses 5.23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados (tereo) irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

I Timóteo 5.22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te (tereo) a ti mesmo puro.

I Timóteo 6.14 a que guardes (tereo) este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo;

2 Timóteo 4.7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei (tereo) a fé.

Tiago 1.27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se (tereo) isento da corrupção do mundo.

Tiago 2.10 Pois qualquer que guardar (tereo) toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

I João 2.3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos (tereo) os seus mandamentos.

I João 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda (tereo) os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

I João 2.5 mas qualquer que guarda (tereo) a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

I João 3.22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos (tereo) os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.

I João 3.24 Quem guarda (tereo) os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.

I João 5.2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos (tereo) os seus mandamentos.

I João 5.3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos (tereo) os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;

I João 5.18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda (tereo) aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.

Judas 1.6 aos anjos que não guardaram (tereo) o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado (tereo) em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,

Judas 1.21 conservai-vos (tereo) no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Apocalipse 1.3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam (tereo) as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 2.26 Ao que vencer, e ao que guardar (tereo) as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

Apocalipse 3.8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste (tereo) a minha palavra e não negaste o meu nome.

Apocalipse 3.10 Porquanto guardaste (tereo) a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei (tereo) da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

Apocalipse 12.17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam (tereo) os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.

Apocalipse 14.12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Apocalipse 16.15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda (tereo) as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)

Apocalipse 22.7 Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda (tereo) as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22.9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam (tereo) as palavras deste livro. Adora a Deus.

5 – dei – dever

Mateus 18.33 não devias (dei) tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?

Mateus 23.23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis (dei) fazer, sem omitir aquelas.

Mateus 25.27 Devias (dei) então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.

Lucas 4.43 Ele, porém, lhes disse: É necessário (dei) que também às outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado.

Lucas 9.22 e disse-lhes: É necessário (dei) que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite.

Lucas 12.12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis (dei) dizer.

Lucas 13.33 Importa (dei), contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém.

Lucas 18.1 Contou-lhes também uma parábola sobre o dever (dei) de orar sempre, e nunca desfalecer.

Lucas 22.37 Porquanto vos digo que importa (dei) que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento.

Lucas 24.26 Porventura não importa (dei) que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?

Lucas 24.44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava (dei) que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

João 3.7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário (dei) vos é nascer de novo.

João 3.14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa (dei) que o Filho do homem seja levantado;

João 4.24 Deus é Espírito, e é necessário (dei) que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 9.4 Importa (dei) que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.

João 10.16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa (dei) conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

Atos 4.12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos (dei) ser salvos.

Atos 5.29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa (dei) antes obedecer a Deus que aos homens.

Atos 9.6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre (dei) fazer.

Atos 9.16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre (dei) padecer pelo meu nome.

Atos 10.6 este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves (dei) fazer.]

Atos 14.22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário (dei) entrar no reino de Deus.

Atos 20.35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário (dei) socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.

Atos 23.11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa (dei) que o dês também em Roma.

Romanos 8.26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém (dei), mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 12.3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém (dei); mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

I Coríntios 8.2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém (dei) saber.

I Coríntios 11.19 E até importa (dei) que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós.

II Coríntios 5.10 Porque é necessário (dei) que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

Efésios 6.20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo (dei) falar.

Colossenses 4.4 para que eu o manifeste como devo (dei) falar.

Colossenses 4.6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis (dei) responder a cada um.

I Tessalonicenses 4.1 Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós de que maneira deveis (dei) andar e agradar a Deus, assim como estais fazendo, nisso mesmo abundeis cada vez mais.

2 Tessalonicenses 3.2 Tessalonicenses 3.7 Porque vós mesmos sabeis como deveis (dei) imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós,

I Timóteo 3.2 É necessário (dei), pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;

I Timóteo 3.7 Também é necessário (dei) que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.

I Timóteo 3.15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve (dei) proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.

I Timóteo 5.13 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém (dei).

II Timóteo 2.6 O lavrador que trabalha deve (dei) ser o primeiro a gozar dos frutos.

II Timóteo 2.24 e ao servo do Senhor não convém (dei) contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;

Tito 1.7 Pois é necessário (dei) que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Tito 1.11 aos quais é preciso (dei) tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém (dei), por torpe ganância.

Hebreus 2.1 Por isso convém (dei) atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas.

I Pedro1.6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário (dei), estejais contristados por várias provações,

2 Pedro 3.11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis (dei) ser em santidade e piedade,

6 – mishemereth (hebraico) - encargo, mandado

Gênesis 26.5 porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado (mishemereth), os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

Levítico 8.35 Permanecereis, pois, à porta da tenda da revelação dia e noite por sete dias, e guardareis as ordenanças (mishemereth) do Senhor, para que não morrais; porque assim me foi ordenado.

Números 1.53 Mas os levitas acampar-se-ão ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não suceda acender-se ira contra a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas terão o cuidado da guarda (mishemereth) do tabernáculo do testemunho.

Números 3.8 cuidarão de todos os móveis da tenda da revelação, e zelarão pelo cumprimento dos deveres (mishemereth) dos filhos de Israel, fazendo o serviço do tabernáculo.

Números 3.25 E os filhos de Gérson terão a seu cargo (mishemereth) na tenda da revelação o tabernáculo e a tenda, a sua coberta e o reposteiro da porta da tenda da revelação,

Números 3.32 E o príncipe dos príncipes de Levi será Eleazar, filho de Arão, o sacerdote; ele terá a superintendência dos que têm a seu cargo (mishemereth) o santuário.

Números 3.38 Diante do tabernáculo, para a banda do oriente, diante da tenda da revelação, acampar-se-ão Moisés, e Arão com seus filhos, que terão a seu cargo (mishemereth) o santuário, para zelarem pelo cumprimento dos deveres (mishemereth) dos filhos de Israel; e o estranho que se chegar será morto.

Números 4.27 Todo o trabalho dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu serviço, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis os cargos (mishemereth) em que deverão servir.

Números 18.3 Eles cumprirão as tuas ordens (mishemereth), e assumirão o encargo (mishemereth) de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, assim eles, como vós.

Deuteronômio 11.1 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças (mishemereth), os seus estatutos, os seus preceitos e os seus mandamentos, por todos os dias.

Zacarias 3.7 Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças (mishemereth), também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/09/2015
Código do texto: T5392934
Classificação de conteúdo: seguro