Bíblia Católica

Bíblia é uma palavra grega, é um substantivo plural que quer dizer: livros. A biblia católica contém 73 livros sendo 46 no antigo testamento e 27 no novo. Ela se divide em duas partes antes de Cristo e depois de Cristo

Partes da Bíblia

A) Antigo Testamento

Conta à história do povo que Deus escolheu para fazer aliança com ele, uma aliança antes do nascimento de Jesus. È composta por 46 livros.

Novo Testamento

Foi escrito depois da Ressurreição de Jesus. Com a vinda de Jesus realiza-se um novo testamento e uma nova aliança. Um encontro definitivo com deus.

• Como foi escrita?

A Bíblia não foi escrita em um para o outro. Alguns fatos foram escritos 100 anos depois que as coisas tinham acontecido, outras em 200 anos, e outros até mais de 500. A bíblia levou 11 séculos (1100 anos) para ser escrita. Ela foi inspirada por Deus.

• Onde foi Escrita a Bíblia?

A bíblia foi escrita em lugares diferentes. A maior parte foi na Palestina, onde o povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a igreja. Algumas partes foram escritas na Babilônia, onde o povo escreveu no cativeiro outras no Egito. O NT foi na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália.

• Quem Escreveu a Bíblia?

Não foi uma única pessoa que escreveu foram diversos autores. Deus se serviu de diversos tipos de pessoas: jovens, crianças, homens, mulheres, reis, doutores, pastores etc..

Em que Lingua a Bíblia foi escrita?

A bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: Hebraico, aramaico e grego.

Traduções.

A bíblia foi traduzida para ser compreendida. Como o hebraico era muito difícil e não era a lingua falada pelo povo surgiram as traduções gregas. A mais famosa tradução foi a dos “Setenta” feita por 70 sábios, pelo ano de 250 a.C. Quando foi feita, forma acrescentados 7 livros que não constavam da bíblica hebraica.

Há uma diferença entre a bíblia dos católicos e a bíblia dos protestantes: Os protestantes ficaram coma bíblia hebraica, com 7 livros a menos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria. I e II Macabeus, parte do livro de Daniel e Ester. Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega. Tradução para o Latim: São Jerônimo traduziu a bíblia para o latim, no 3° século d.C. está tradução se chama “ Vulgata” ou popular

Hoje a bíblia está traduzida para todas as línguas.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 14/01/2016
Código do texto: T5510630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.