BUSCAS

Certa vez, um astronauta e um neurocirurgião conversavam.

O astronauta, agnóstico, dizia:

_____ Já fiz várias viagens pelo espaço sideral, fui à lua, e nunca encontrei Deus.

O neurocirurgião, religioso, responde:

______ Já operei centenas de cérebros, alguns de pessoas ilustres e inteligentes, e nunca encontrei um pensamento.

Pois é.

Para quem não acredita, nenhuma prova basta; para quem cultiva a fé, nenhuma prova é necessária.

Ontem comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, minha mãezinha.

Dia 17 de outubro fará 300 anos que Ela foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, por três pescadores.

É minha senhora... sim!

Foi escolhida a data de 12 de outubro para comemorar a Padroeira do Brasil para satisfazer o gosto do rei.

A data do achado foi outro; coisas do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro símbolo que uniu os brasileiros em torno de uma pátria que ainda estava na infância.

Muito antes dos símbolos oficiais, como a Bandeira, o Hino Nacional e outros verdes amarelos.

Os símbolos, ou signos, em neurologia são importantes para a formação de uma identidade.

Sabe, incauto leitor, como funciona nosso cérebro?

Símbolo ou signo, é o código que desperta a imagem que nos fará compreender uns aos outros.

São códigos comuns a todos da mesma identidade.

São símbolos as figuras, as palavras escritas e faladas, as cores, até cheiro (o cheiro de uma feijoada despertá salivação em um russo?).

Os símbolos (imagens) são os códigos que tornam possível a comunicação entre pessoas.

Faze-las compartilhar um sentimento, empatia, etc.

Quer um exemplo:

Quando digo " katresnan " você não compreende nada.

Mas se eu disser "amor", você compreenderá - surgirá na sua mente a sensação do que é amor, você se lembrará de uma pessoa amada, e sentirá a paz que o amor traz.

No primeiro código que disse "katresnan" a palavra "amor" está em javanês (língua preferida do escritor Lima Barreto); e você só irá identificar (fazer correlação) da palavra (código) com a imagem se for javanês.

Somos seres que pensam; mas não conseguem compreender tudo o que está ao nosso redor.

Por isso a constante "busca".

Por que o homem, mesmo sem perceber, está em busca constante da "verdade" e da razão da própria existência.

Se a encontramos esse encontro será uma "prova" aceita.

Se não encontramos respostas a nossa "busca", cobrimos o "vazio" com a fé - irracional mas que traz "satisfação".

E criamos na mente não a "prova" - mas o "dogma", que da mesma forma será uma satisfação.

E, compreenda, "a felicidade é estar satisfeito".

Ainda estou em "busca" de muitas "verdades";

nunca encontrarei todas;

a existência é curta e o mundo é infinito;

mas se é finita a "prova";

infinita é a "fé".

E é no colo da minha Mãe negra de Aparecida,

que eu repouso as minhas "buscas".

Enquanto a "verdade" completa não se revela;

e a "felicidade" absoluta não vem;

encontro consolo em minha Mãe Negra de Aparecida.

Assim prefiro viver.

.........................................................................

Obrigado pela leitura;

fiquem na paz de Deus.

Sajor, 13-10-2015 + 2