Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sombras que muitos não conhecem

"Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.", (Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos 7:21).

Há luzes demais sobre nós. Reflexos e projeções que lançam sobre as pessoas imagens pertencentes ao mundo que estamos construindo. Revelamos bondades, concertos, coragens, sentimentos e conquistas. Permitimos aproximações que ressaltam os aspectos positivos do caráter, da personalidade e do comportamento humano. Afinal, as pessoas desejam amar o que há de bom em nós, como se fossemos constituídos somente de claridades. Num esforço perpétuo de ser o que esperam que sejamos – visto que as expectativas são companheiras dos amores - seguimos, não raramente, dissimulando falas, pensamentos, vontades e desejos.

Há sombras que muitos não conhecem. Caminhos aparentemente esquecidos que se manifestam com a chegada da intimidade. Lá estão, inertes à espera de oportunidades e imprevistos que podem sacudir a alma e florescer o que se pretendia esconder. Caixas que foram fechadas por um longo tempo, envelhecidas e silenciosas. Nossos temores de rejeição e culpa surgem como sentinelas que protegem um corpo sepultado. Entre os sagrados e os profanos do que somos e desejamos, resta ao público somente o que é santo.

É nesta condição relativa, imprecisa e real que somos levados a reconhecer expectativas que lançamos ao mundo. Certamente esta é uma das marcas da existência e da história pessoal e comunitária de homens e mulheres. Decepções e perdas, vitórias e ganhos, luzes e sombras como facetas de uma só condição que perpetua o que ainda não é; e o que poderá ser. Contradições passadas, presentes e futuras.

Cabe, neste cenário um convite à maturidade. Receber a nós mesmos e ao outro repleto de sombras é condição primeira para uma jornada duradoura. Compreensões, paciências e diálogos se revelarão como companheiros de caminhada. Não existem pessoas perfeitas. Não há relacionamentos plenos, acabados. Todas as experiências humanas são construções permanentes.

Que o Senhor revele entre nós luzes e sombras tão próprias daqueles que Dele necessitam!
_________________________________________________________
Rev. Sérgio Andrade-Deão da Catedral Anglicana da SS Trindade - Recife-www.paoquentediario.com.br/
__________________________________________________________
Queres uma meditação cristã em seu site ou via emaIl.Acesse o link abaixo
http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm
__________________________________________________________

edson pereira ramanauskas
Enviado por edson pereira ramanauskas em 24/08/2007
Código do texto: T622262

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar o nome do autor e o site http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
edson pereira ramanauskas
Guarapari - Espírito Santo - Brasil, 71 anos
569 textos (316452 leituras)
12 áudios (18778 audições)
228 e-livros (51582 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 23:13)
edson pereira ramanauskas