Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Comentário da Liturgia do Sábado da 20ª Semana Comum

                  (Rt2,1-3.8-11;4,13-17; Sl 127(128);Mt23,1-12)

 

Moisés recebera de Deus os mandamentos, que estão escritos na Bíblia. Os fariseus e escribas ocuparam o lugar de Moisés: eram legisladores e intérpretes da vontade de Deus. Assim, eles ensinavam leis ao povo como porta-vozes de Moisés. Nas interpretações da Bíblia inventavam leis absurdas e obrigavam o povo a segui-las, enquanto que eles não o faziam. Eram orgulhosos, fingidos e arrogantes. Tudo fizeram para impedir que homens de boa vontade aderissem à Religião de Cristo. Intitulavam-se de instrutores, pais e mestres do povo. Aproveitavam-se disso para impor suas falsas doutrinas e interpretações. E até para tirar proveito dos bens das viúvas, ao contrário da Lei, como vemos na 1ª leitura: Booz, parente da viúva Noemi, torna-se ancestral do Rei Davi ao amparar sua nora Rute que também era viúva.

Com o salmista louvemos dizendo: Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos.

O Evangelho mostra sempre, a estima de Jesus pelos humildes e sua repulsa pelos orgulhosos. Por isso para os orgulhosos fariseus Jesus se mostra duro, porque o orgulho impede a real acolhida de Deus, a verdade.

Precisamos  ser sinceros e humildes. Devemos evitar o fingimento e o orgulho. Peçamos, portanto ao Pai a graça de termos humildade e simplicidade, a fim de sermos disponíveis para servir o nosso próximo com amor e gratuidade.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=623066

marineusa
Enviado por marineusa em 25/08/2007
Reeditado em 25/08/2007
Código do texto: T623066

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325095 leituras)
39 áudios (29589 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 14:54)
marineusa