Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

 Comentário da Liturgia da 2ª feira da 23ª Semana Comum

                    (Cl 1,24- 2,3;SL61(62);Lc 6, 6-11)

 

A Sinagoga era o lugar de ensino de Jesus naquele dia de descanso. Doutores da lei e fariseus maus intencionados espiam Jesus, em silêncio, tentando lhe preparar uma cilada para acusá-lo diante das autoridades. Eles já haviam decido não aceitá-lo e buscavam um motivo para condená-lo.

Jesus já havia proclamado ser o Senhor do sábado noutro momento de confronto. Conhecendo os corações e os pensamentos dos seus adversários lança a pergunta:Nos dias de descanso,  é permitido fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou permitir que ela se perca?

Jesus ensina com a Palavra e dá uma lição com o milagre. Curar é fazer o bem, arrancar ou afastar da morte. Omitir o socorro em tais circunstâncias é fazer um mal. O doente centraliza e concentra a atenção.Pois bem a saúde, a vida é mais importante que o sábado. Jesus provoca  e desafia os desumanos  intérpretes da lei, “que ditam injustiças invocando  lei”(Sl  94,20), e eles por falta de razões reagem com o rancor.

O homem da mão seca representa a miséria de toda humanidade. Jesus ao curá-lo, cura nossas paralisias, cura o homem todo para que possa fazer o bem, como São Paulo que se tornou Ministro da Palavra da salvação em Jesus Cristo (!ª leitura).

Cantemos com o salmista: “ A minha glória e salvação estão em Deus”(Sl 61) e digamos ao Senhor o que está seco em nossa alma, em nosso coração, em nossa vida para que Ele nos coloque no meio e nos cure. 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=646166

marineusa
Enviado por marineusa em 10/09/2007
Reeditado em 10/09/2007
Código do texto: T646166

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325159 leituras)
39 áudios (29597 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 09:09)
marineusa