Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

  Comentário da Liturgia da 6ª feira
                   da 24ª Semana Comum

            é(Ef 4,1-17.11-13;Sl18(19 ); Mt9-9-13)

 

Jesus não somente perdoa pecados como vimos no Evangelho de ontem, mas transforma o pecador: do explorador Levi, que se encontrava na coletoria de impostos do império romano, com uma palavra, faz o discípulo Mateus.Jesus transforma um pecador, um ladrão num santo.Aquele que não merecia a confiança do seu povo, merece a do Messias.

Os cobradores de impostos pertenciam à categoria formal de pecadores, rejeitados pelos judeus por prestarem serviço os romanos e por praticarem abusos contra os patrícios.

O chamado soberano de Jesus transfere da escravidão do dinheiro à liberdade do seguimento. ”Seu som ressoa e se espalha em toda terra” diz o salmista

Muitas pessoas do povo valorizavam mais  as cerimônias  externas e os ritos dos  sacrifícios, oferecidos a  Deus , do que a caridade e as ações em favor do próximo. Jesus usa as palavras do profeta Oséias”Eu quero a misericórdia e não o sacrifício”, para censurar os escribas e lembrar que Deus se satisfaz  mais pelo benefício que se faz em prol dos outros, do que pela observância, meramente externa, das prescrições.E inda acrescenta ironicamente :Eu não vim chamar vocês, escribas, que se julgam  justos e não são. Vim chamar os que humildemente se reconhecem pecadores.

Da mesma maneira que Jesus passou na vida de um homem desacreditado e transformou  num apóstolo seu, passa na nossa hoje  e realiza maravilhas, se cremos e o seguimos.

Cristo chama para os vários serviços da Igreja (1ª leitura) e nos capacita para o ministério. Ele apenas pede de nós uma mudança de vida. Quando ouvirmos seu chamado, com a graça de Deus  crescemos a cada dia no aprendizado e nos tornamos  discípulos fiéis.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=662440
marineusa
Enviado por marineusa em 21/09/2007
Reeditado em 23/09/2007
Código do texto: T662440

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325172 leituras)
39 áudios (29601 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 18:41)
marineusa