Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

     Comentário da Liturgia do Sábado 
                       da 24ª Semana Comum.

           (I Tm 6,13-16;  Sl 99(100); Lc 8,4-15.)

 

Temos hoje uma parábola agrária que se lê num contexto profético. Ela segue o esquema de três mais um: três ameaças e um bom resultado. Os animais (aves), as plantas (espinheiros), os minerais (pedras) podem ser hostis à colheita, a semente exige proteção permanente.

A semente é a palavra, porque a Palavra de Deus é semente vital e fecunda, que cresce e se multiplica. Essa Palavra deve ser semeada pela pregação do evangelho. A semente está ameaçada por forças externas e internas, com as quais é preciso contar. Estas forças são: o demônio, o mundo e a carne. A elas acrescentamos a “superficialidade” e a falta de convicção.

Se cada planta dá fruto segundo a sua espécie, também a palavra de Deus dará fruto segundo sua espécie. A perseverança é virtude inculcada com freqüência.

Evangelizar é semear no coração das pessoas , provocar nele  uma revolução em sua maneira de  viver e de se  comportar em relação a deus e aos irmãos.

Os resultados das sementes lançadas são sempre imprevisíveis. O que importa é comunicar-se com Cristo e, nele, com todos os homens, semeando em seu coração. O Espírito fará germinar o terreno por processos  que vão muito além da nossa percepção.

O Senhor nos fala, devemos guardar seus mandamentos (1ª leitura) vivê-los com a ajuda da oração, pois somos o seu povo (salmo). E com sua graça trabalhamos nossa conversão.

Somos seus discípulos atuais e devemos continuar semeando sua palavra, devemos desejar ser e viver como alguém que tem sempre o que oferecer para o reino de Deus.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=663664

 

marineusa
Enviado por marineusa em 22/09/2007
Reeditado em 22/09/2007
Código do texto: T663664

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325133 leituras)
39 áudios (29593 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 12:03)
marineusa