Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Comentário da Liturgia da 5ª feira da 25ª Semana Comum

                       (Ag1,1-8;Sl 149;Lc9,7-9)

 

Diante dos comentários sobre Jesus, Herodes faz a si mesmo a pergunta fundamental: que é esse Jesus? Conhece de ouvido, respostas: o povo precisa enquadrá-lo; identifica-o com João Batista ressuscitado ou com algum profeta  redivivo ou com Elias  que não morreu e há de voltar (Eclo 48,10).

Herodes não crê em tais boatos, quer vê-lo pessoalmente. Queria comprovar. Bastaria vê-lo sem ter fé?

No coração de todo homem e de toda mulher há um desejo enorme de encontrar-se como Jesus. Há uma atração pelo Salvador, da mesma maneira que houve no coração de Zaqueu, apesar de se um grande pecador.

Ao encontrar-se com Jesus as vidas das pessoas mudam como mudou a de Zaqueu, a de Mateus, a de Madalena.

 Herodes, no entanto era muito fraco. Da sua parte faltou a decisão diante da atração que ele sentia por Jesus.

Jesus exerce essa atração no coração da pessoa por pior que ele seja, mas nem todas têm a coragem de dar o passo na direção de Jesus, de entregar-se a ele, de fazer-se morada dele. A 1ª leitura diz que é necessário construir a casa de Deus. E a casa que ele deseja é o nosso coração, porque ele ama seu povo de verdade como canta o salmista hoje, no refrão do salmo 149.

O Cristão deve ter o desejo de ter cada dia mais seu coração transformado e não pode ser alguém conformado e acomodado. São Vicente de Paulo, que hoje celebramos, diz que o cristão deve ter um olhar de misericórdia  para com o mundo e que cada um deve fazer a sua parte, atuando no mundo par ajudar aos outros.Nosso coração não pode ser indiferente, insensível, deve ser um coração cheio de compaixão. Para isso peçamos que o Espírito Santo nos inspire para que possa refletir em nós a graça de Deus.



Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=670564

 

marineusa
Enviado por marineusa em 27/09/2007
Reeditado em 27/09/2007
Código do texto: T670564

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325104 leituras)
39 áudios (29590 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 03:08)
marineusa