Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

 

Comentário da Liturgia da 2ª feira da 28 ª Semana Comum

                    (Rm  1,1-7   ;SL97(98); Lc 11, 29-32)

 

Essa geração contemporânea de Jesus é malvada por sua incredulidade. Reclama sinais, mas desqualifica os que lhe são dados. Jonas não fez milagres em Naínive; a presença e a pregação de um profeta foi o suficiente para o arrependimento e o perdão. A geração ninivita de adultos e de crianças foi o suscitou a compaixão divina. Ora o sinal está aí: pessoa, os ensinamentos e os milagres de Jesus.

Assim como Jonas tinha uma missão para  divina para os habitantes de  Nínive, assim Jesus ( maior que Jonas) tinha também um missão  divina para a humanidade. Mas como não querem aceitá-lo, em lugar de sinal se convocarão duas testemunhas de acusação que no dia final das contas deporão num juízo comparativo de agravantes. As testemunhas serão: o profeta Jonas com os ninivitas arrependidos e a rainha de Sabá, pagã que fez uma longuíssima viagem para ouvir o sábio Salomão. Os pagãos acusarão os judeus incrédulos que rejeitaram Jesus, mais que profeta, e mais que mestre de sábios.

Os fariseus desprezavam os pagãos. E os pagãos convertam-se em atenção a pregação de Jonas e à sabedoria de Salomão. Deixando de atender à pregação de Cristo (que é maior do que Jonas e Salomão) os fariseus demonstraram ser inferiores os próprios pagãos que eles tanto desprezavam.

Como Paulo, devemos ser sempre servos do Senhor (A1ª leitura) e estamos sempre dispostos a anunciar o Evangelho sendo por nossa bondade e fidelidade o próprio Sinal.


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=695019

marineusa
Enviado por marineusa em 15/10/2007
Reeditado em 15/10/2007
Código do texto: T695019

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (325159 leituras)
39 áudios (29597 audições)
18 e-livros (9105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 09:24)
marineusa