Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

 

          Comentário da Liturgia da 4ª feira  
                        da 28 ª Semana Comum

               (Rm 2,1-11; Sl 61(62)  Lc 11,42-46

 

É preciso salvar a hierarquia dos preceitos. O fato de estar ordenado é um dado formal, pede cumprimento. Mas o que conta é o conteúdo. Pode acontecer que, por força de se conservar ninharias, se descuide do substancial.

Os sepulcros enterrados eram marcados com cal, para evitar que os transeuntes os pisassem e se contaminassem. A imagem é muito forte pelo que sugere: o mundo da morte escondido entre os vivos; a corrupção e a impureza  dissimuladas no meio do povo,

Jesus não retrocede, mas muda de objetivo. Denuncia a quantidade acumulada de observâncias, que torna insuportável o cumprimento da lei. Impõem obrigações e não ajudam a cumpri-las. Ao passo que eles, com agudezas casuísticas, eximem-se de cumpri-las.

Jesus sintetiza tudo dizendo: você pagam o dízimo...mas se descuidam de fazer o que é justo e de amar a Deus.
Nós, como missionários  devemos falar de Deus para todos fazendo o possível e Deus fará o impossível. Ele nos convida a participarmos da Santas Missões Populares; precisamos ser  um povo evangelizador, comprometido com nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador.



Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=698061

marineusa
Enviado por marineusa em 17/10/2007
Reeditado em 17/10/2007
Código do texto: T698061

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 72 anos
1726 textos (325837 leituras)
39 áudios (29670 audições)
18 e-livros (9106 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 12:18)
marineusa