Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE - JOÃO 14:6


TEXTO- BÁSICO – JOÃO 14:6
OBJETIVO – Mostrar para a igreja a importância de conhecermos a Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida, e que sem uma espiritualidade contagiante a igreja não cresce.
Introdução – “SEM O CAMINHO, NÃO PODE HAVER AVANÇO; SEM A VERDADE NÃO PODE HAVER CONHECIMENTO; SEM A VIDA, NÃO PODE HAVER A VIDA. EU SOU O CAMINHO QUE DEVEIS PROCURAR, EU SOU A VERDADE NA QUAL DEVEIS CRÊR;  E EU SOU A VIDA, NA QUAL DEVEIS PÔR AS VOSSAS ESPERANÇAS ”
De que adianta o motor mais potente do mundo se o tanque de combustível está vazio? O tema de hoje pode parecer um tanto abstrato – como medir a espiritualidade? Podemos provar e entender que o grau de consagração espiritual é o ponto que diferencia as igrejas que crescem das que não crescem. Em uma igreja que vive sua fé com entusiasmo, funciona praticamente qualquer método , porque o que faz a está maravilhosa máquina andar não são os métodos – e a fé. Quero convidá-los nesta noite a recordar alguns FUNDAMENTOS básicos da sua vida cristã, e você que ainda não conhece a Jesus como seu único e verdadeiro salvador possa ter a oportunidade de aceitá-lo.
1- JESUS CRISTO É O CAMINHO
1) JESUS  É O CAMINHO PARA DEUS, o qual é o destino final da humanidade redimida.
2) Portanto Jesus é o caminho para os lugares celestiais, que é onde habita a divindade. Jesus é igualmente o caminho para aquele lugar especial que está preparando, vss. João 14:2-3
3) JESUS É O CAMINHO para a transformação espiritual, a fim de que os homens venham a participar da forma de vida divina, a vida necessária e independente do próprio Pai (João 5:25-26),  a plenitude de Deus,isto é, sua natureza e seus atributos (Ef. 3:19); tais seres chegarão a possuir a plenitude CE Cristo (Ef.1:23)
4) JESUS É O PIONEIRO deste caminho, e mostra aos homens como se devem desenvolver espiritualmente, pois sempre palmilhou pela vereda que os homens devem seguir. Ele é o Homem ideal a ser seguido, o Homem divino a ser duplicado. Ele é o caminho quanto ao seguinte.
 O Logos – que revela Deus aos homens, João 1:18
 Em sua encarnação, ele tem a missão de conduzir homens ao Pai, João 1:14
 Em sua morte, ele torna possível o caminho de volta a Deus – Romanos 5:11
 Em sua ascensão, ele levanta os homens até os lugares celestiais, Efésios 1:19
 Em sua ressurreição, ele dá aos homens a vida de Deus – Romanos 4:25
 Em sua glorificação, os homens são glorificados e assim penetram no mais elevado dos céus. Romanos 8:30

A VERDADE QUE MOSTRA QUE O SENHOR JESUS NÃO É SOMENTE O ALVO, MAS IGUALMENTE O CAMINHO PARA ESTE ALVO
2- JESUS CRISTO É A VERDADE
1) JESUS É A VERDADE DE DEUS porque, na qualidade de Logos eterno (João 1:1) ele é a perfeita revelação de Deus e de sua verdade, e isso não meramente para os homens, mas também para todos os seres criados.
2) JESUS, É, ESPECIALMENTE, A REVELAÇÃO DE DEUS aos homens, no que concerne á salvação deles. Sua própria pessoa representa realmente essa verdade, porque nele, segundo os eternos conselhos divinos ( Efésios 1:3-5) ele sempre esteve unido a Deus Pai.
3) JESUS É A VERDADE DO CAMINHO pelo qual os homens devem retornar a Deus, porquanto ele é exemplo supremo e o ilustrador desse caminho.
4) Dessa maneira, em sua própria pessoa, Cristo Jesus combina tudo quanto os homens precisam saber, crer e ser, tanto no que diz respeito à natureza de Deus como no que tange à natureza e à posse da redenção e da glória eterna
5) JESUS É A VERDADE, EM OPOSIÇÃO À RELIGIÃO FALSA, como o judaísmo desviado e obstinado. Ele é aquela verdade para a qual apontava a lei mosaica, e da qual o pacto do Antigo Testamento era apenas uma sombra pálida. Ele é a materialização da verdade espiritual, e não simplesmente um profeta de Deus ou uma representação parcial polêmica cristã contra os judeus incrédulos, que rejeitaram ao seu próprio Messias.
6) EM SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA, CRISTO TAMBÉM É A VERDADE DE DEUS, porquanto ele mesmo é divino, e assim nos tem mostrado qual é a natureza de Deus ou a verdadeira forma de vida que ele possui, a qual ele está transmitindo aos homens através de Cristo. – Colossenses 2:9 e Col. 1:15
 
3- JESUS CRISTO É A VIDA
“...E a vida...” O evangelho, em sua totalidade, leva-nos a compreender a veracidade dos seguintes pontos.

1) JESUS É A VIDA devido ao fato de que, na qualidade de Logos divino e eterno, ele compartilha da mais elevada forma de toda espécie de vida, a vida do próprio Deus. Por conseqüência, ele é verdadeiramente divino.  JESUS CRISTO É A VIDA,  tanto a vida futura como o princípio e a fonte originária de toda a vida, pelo que também aquele que não se achega a Deus, por intermédio dele, está sujeito à condenação, à morte espiritual. João 3:15
2) ESSA VIDA DIVINA, transmitida aos homens regenerados, tal como a mesma lhe foi transmitida, quando de sua encarnação humana – João 5:26 e 6:57- Somente Deus tem essa forma de vida, a qual é chamada de vida eterna, porque não tem principio e nem fim, mas porque se trata de uma espécie de vida: a vida que ele conferiu ao Senhor Jesus e Jesus por sua vez, pela autoridade que recebeu da parte do Pai, conferiu a todos os homens dele se valem, a fim de recebê-la. Jesus nos dá a vida que se encontra nele mesmo.
3) EM SUA ENCARNAÇÃO o Senhor Jesus veio ensinar aos homens como devem compartilhar dessa vida, porque ele demonstrou aos homens como a recebeu, mediante a uma  completa transformação.
4) JESUS TRANSMITE A VIDA REAL, não como símbolo, e sim, como um fato, em contraste com o judaísmo, que não passava de um símbolo, segundo os ensinamentos dos profetas, na lei de Moises e nos ritos cerimoniais.
...NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM...
O destino legítimo do homem é chegar até as regiões onde habita Deus Pai, retornando assim a ele, mas isso não meramente em sentido espacial, e , sim, com todo o seu ser, participando finalmente da perfeita natureza moral de Deus, compartilhando de sua natureza divina tal como Cristo Jesus dela participa. Portanto, os homens que não atingem esse alvo, ficaram aquém do destino preparado por Deus para o homem, na criação original, porque o homem foi feito à imagem de Deus, não participar desta glória é o mesmo que morrer espiritualmente. Nosso alvo é Deus Pai. E é exclusivamente por intermédio de Cristo que esse alvo pode ser atingido.
Junior Soares
Enviado por Junior Soares em 21/10/2007
Código do texto: T703734

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Junior Soares
Goiânia - Goiás - Brasil
35 textos (6345 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/10/17 21:29)
Junior Soares