Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AME COM GESTOS E ATITUDES E SEJA FELIZ (Reflexões)

Texto extraido do livro: REFLEXÕES COTIDIANAS ainda não editado
     
     Se no amor não houver reciprocidade, uma das partes sofre e sofrerá ainda mais no futuro. Não é querendo ser pragmático, mas, se numa relação não existir troca sincera de carícias, certamente o futuro jamais será promissor.
     O amor nunca deverá ser interesseiro no sentido material. Afetivamente falando, sim, deverá ser interesseiro; porque é dando que se recebe e se dermos amor deveremos também receber na mesma intensidade.
     Para que uma relação seja duradoura, ambas as partes deverão manifestar seu amor com gestos e atitudes.
     Ninguém gosta de ser criticado. Tomemos cuidado ao nos dirigirmos à pessoa amada para criticá-la. Antes de fazê-lo, realcemos suas qualidades, para então com sutileza expormos o nosso ponto de vista.
     Nunca queiramos ser os donos da verdade, saibamos escutar a outra parte para que, pacificamente cheguemos a um consenso.
     Quem ama não vê defeitos, por isso devemos transmitir à pessoa amada a certeza de que ela é e será para sempre  única e incomparável. (Ct 6,4-12)
     Se tivermos que dizer um não, o façamos, mas, que a pessoa amada sinta em nossa expressão que aquela atitude foi contra a nossa vontade.
     Ao recebermos um elogio, retribuamos. Ao recebermos uma crítica, não contestemos de imediato, aguardemos o momento oportuno para fazê-lo. Se a crítica for construtiva, tiremos proveitos dela para engrandecermos ainda mais os nossos conhecimentos.
     Façamos com que a pessoa amada sinta-se importante para nós. Sejamos também importantes para ela em tudo, para que ela encontre segurança ao nosso lado.
     É importante que tenhamos sabedoria para que possamos administrar os problemas que surgem em nossos relacionamentos no dia a dia; sabedoria essa, que só será encontrada se meditarmos diariamente a Palavra de Deus nas leituras da santa Bíblia.
     A sabedoria é o projeto de Deus, presente em todo o universo e também em nossas vidas.
     Nós podemos tomar consciência dela e moldá-la em nossos entes queridos.
     No Antigo Testamento temos o Livro da Sabedoria, onde encontraremos saídas para várias situações.
     Por mais importante que sejamos, se nos faltar a sabedoria que provém de Deus, de nada valeu a nossa passagem pela Terra. (Sb 9,6) Simplesmente passamos e ficamos no esquecimento, inclusive pela pessoa a quem nos unimos um dia e não tivemos sabedoria para prendê-la a nós, para que, na posteridade, fôssemos relembrados com carinho e saudade.

Antônio Oliveira (Paraibuna SP)
Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 05/11/2007
Reeditado em 09/11/2007
Código do texto: T724751
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Antônio Oliveira
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
702 textos (561390 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 19:58)
Antônio Oliveira