Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ADVENTUS

"(...) ao Rei que vem, ao Senhor que se aproxima" (1)

Aproxima-se o Tempo Litúrgico do Advento. Essa palavra tem origem na língua latina, sendo derivada de “Adventus”, (“chegada”) que por sua vez vem de "Adveniere" (“Chegar a”). Há quem pergunte: Chegada de que? O que se aproxima?

A estas indagações podemos dizer que é chega “a plenitude dos tempos” (Gl 4, 4), o momento histórico em que o Verbo se fez carne e veio habitar em nosso meio! (Jo 1, 14)

O Advento compreende as quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor, sendo um tempo de preparação para a vinda do Messias, ao longo dessas quatro semanas devem aumentar em nós a alegria, a esperança e a caridade para com nossos irmãos.

Com a celebração do Advento a Igreja retoma a esperança da vinda do Cristo Salvador, renovando o desejo de sua vinda definitiva!

“Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: "É preciso que Ele cresça e que eu diminua”” (Jo 3,30). (CIC § 524) (2)

Um dos principais símbolos do Advento é a Coroa (ou Grinalda), feita de galhos ou ramos verdes, em forma de círculo, onde se colocam quatro velas, cada uma simbolizando um Domingo. Cada vela que é acesa num Domingo do Advento, representando a luz do Cristo, que vai se tornando mais resplandecente a cada dia que se aproxima o Natal.

Ao término dessa preparação, possamos estar prontos a receber o Rei do Universo, que nasce pobre e frágil (Lc 2,10-16ss) a fim de assumir a nossa natureza e redimi-la, nos propiciando o caminho da Salvação(Fl 2,6-11; Hb 4,15).  Que o Cristo nasça a cada dia em nossos corações, tornando nossa vida um constante Advento em preparação ao encontro definitivo com o Pai.

In Caritate Christi,
L.M.J.
29.11.2007.


NOTAS:
1 - Breviário, no Invitatório das Matinas. (Forma breve de ofício divino ou prece da Igreja para uso dos cléricos)
2 – Catecismo da Igreja Católica.
Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 29/11/2007
Reeditado em 29/11/2007
Código do texto: T757977
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Leandro Martins de Jesus
Itapetinga - Bahia - Brasil, 37 anos
510 textos (117991 leituras)
2 áudios (82 audições)
6 e-livros (67 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 17:11)
Leandro Martins de Jesus