CELEBRAÇÃO DO NATAL EM FAMÍLIA - Roteiro

Recomendações:
1 - preparar de antemão uma pequena mesa no centro, ou num canto da sala com o presépio, não havendo, providenciar ao menos o Menino Jesus. Uma criança, depois das boas vindas, poderá levar o Menino à Mesa, um paninho poderá lhe servir de manjedoura.
2 – Uma, ou as 4 velas do Advento deverão compor a cena. Poderão ser acesas também nessa hora. Flores serão bem-vindas, desde que não sufoquem o Menino, roubando a cena.
3 – Deixe marcados de antemão os principais leitores. Ensaie com as crianças. Se possível preparem o canto escolhido.
4 – Vejam que tudo aqui é mera sugestão. Cada família fará as devidas adaptações à sua realidade, quanto aos tipos de leitores e modos de proceder na celebração.
5 – Tirando essa parte da recomendação, prepare cópias para todos.


Tempo de acolher

Donos da casa: Bem-vindos ao nosso lar. Com alegria queremos não só acolher a vocês, mas principalmente, receber em nosso meio o Menino que dá sentido a este encontro.

Filhos: Ilumina-se inteira a cidade. Tudo se alegra. O povo se faz mais solidário. Buscam-se para mais próximo as pessoas amadas. O clima está diferente, há emoção no ar. Faz-se um tempo propício para a reunião. Estamos alegres, estamos juntos, porque hoje é Natal.

Crianças: Mas o que significa mesmo o Natal? Seria um tempo para se dar e ganhar presentes? Tempo para acontecer o amigo oculto? Período para tantas comidas gostosas? É Natal por que se bebe e se alimenta de maneira diferente, com rituais, e se encontram as famílias e os amigos?

Todos: É Natal porque Deus se faz presente entre nós. É Natal porque um menino nasce e muda a história. É Natal porque nos veio a salvação.

Crianças: É Natal porque não estamos abandonados. É Natal porque a esperança se faz presença real em meio à humanidade. Por isto cantamos.

Todos: Glória a Deus nas alturas e paz na terra a todos os homens e mulheres de boa vontade.


Tempo de agradecer

Filhos: Queremos agradecer pela vida. A dos nossos pais, a de todos os parentes e amigos. Dos que se fazem presentes nessa celebração, bem como também pelas vidas daqueles que não puderam estar conosco. Agradecemos pela vida, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.

Crianças: Queremos agradecer pelas criancinhas que nasceram neste ano. Também por aquelas pessoas que se fizeram mais presença em nossas vidas, professores, professoras, coleguinhas, babás... Agradecemos pela vida que nos chega, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.

Amigos: Queremos agradecer por sermos acolhidos nessa família tão querida. Somos gratos ao Menino Deus, pelo coração aberto que nos recebe nessa noite. Agradecemos pelo dom da vida que acolhe, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.

Genros, noras e demais parentes: Hora também de agradecer pelas pessoas amadas que se foram. Sabemos que elas estão no coração de Deus, e que lá do alto estão a olhar por nós. Agradecemos pela vida das nossas pessoas queridas, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.

Crianças: Queremos agradecer pelas nossas brincadeiras, pela nossa alegria, curiosidade e encantamento com o mundo que vamos descobrindo. Por tudo isto, agradecemos, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.

Jovens: Agradecemos por nossa juventude, pelas nossas buscas, pelos nossos encontros. Pelo entusiasmo em enfrentar a vida e pelo amor que nasce, cresce e transborda em nossos corações. Agradecemos por sermos jovens, Menino Deus.

Todos: Obrigado, Menino Jesus.


(deixar uns instantes de silêncio para outros agradecimentos)

Tempo de pedir

Jovens: Natal é tempo de se mirar a realidade em volta. Ao vê-la, peçamos ao Espírito de Deus para que nossos olhos se façam como os dEle, solidários e misericordiosos. Façamos os nossos pedidos ao Menino Jesus, posto por sua mãe Maria na manjedoura sagrada de Belém.

Amigos: Vivemos uma realidade de dificuldades no Brasil. Pedimos então, Menino Jesus, por todos aqueles, em nossa família e no país, que perderam seus empregos por conta da crise. Que consigam força e coragem para logo encontrarem seu sustento. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Genros, noras, demais parentes: Esses são tempos confusos no ambiente político. São tantas as denúncias de corrupção, desmandos e desordens. A economia vai mal. Há um descuido com a vida dos mais pobres, principalmente. Peçamos ao Menino Jesus para que dê aos nossos políticos e dirigentes, discernimento para buscarem mais que bens pessoais, o bem comum, o bem maior. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Mulheres: No mundo vemos com tristeza e preocupação, o crescimento do radicalismo e fundamentalismo político e religioso. O terrorismo amedronta as grandes cidades. Há tantas guerras mundo afora. A indiferença com os que sofrem, com os que emigram e fogem de todas as formas de violência nos choca. Peçamos ao Menino Jesus a força para que construamos um mundo de paz e de justiça. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Homens: Sentimos dificuldades para aceitar os que são diferentes da gente. Tantos sofrem preconceitos, bulling por conta da sua raça, credo, corpo, ou por conta de aspectos ligados à sexualidade. Peçamos ao Menino Jesus que nos dê um coração mais misericordioso e respeitoso com os diferentes. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Mulheres: Há tanta gente sofrendo. Tanta gente abandonada, mal cuidada. Há tantos doentes desamparados mundo afora. Por todo o povo que sofre, para que tenhamos as mãos mais abertas para ajudá-los e ampará-los. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, adjude-nos e nos conforte.

Crianças: Por todos nós, pelos meninos e meninas abandonados, pelos que não têm escola. Por todos que não têm seu lar, ou dentro dele estão sofrendo. Para que as pessoas tenham o coração mais aberto para acolher as crianças pois que delas é o Reino do Céu. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Genros, noras, demais parentes: Vivemos tempos de primavera na Igreja. Ela se abre para o mundo, aproxima-se de todas as gentes. Pelo Papa Francisco, para que tenha força e coragem para continuar com suas mudanças rumo a uma Igreja mais misericordiosa. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.

Donos da Casa: Pela nossa família, por todas as famílias do mundo. Pelas famílias diferentes. Pelas famílias que estão sofrendo divisões. Pelas famílias que choram. Pelas famílias que são doentes e também por aquelas que têm doentes. Peçamos ao Menino Deus para que derrame seu carinho para todas as famílias. Rezemos ao Menino Deus.

Todos: Menino Jesus, ajude-nos e nos conforte.


(deixar uns instantes de silêncio para outros pedidos)

Tempo de nos abençoarmos

Gente mais madura e idosos: No nosso tempo era mais comum a bênção. Hoje em dia ela está um pouco esquecida, e esta nossa celebração é hora, mais do que propícia, para a relembrarmos e a vivermos. Antigamente os mais velhos abençoavam os mais novos, mas hoje queremos lhes propor algo diferente. Que tal vocês, os mais jovens e as crianças, nos abençoarem primeiro? Afinal celebramos a vinda de uma criança. Vocês farão isto em nome da Trindade Santa: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

(os mais velhos ficam assentados e os jovens e as crianças vão passando diante deles, os abençoando traçando um pequeno sinal da cruz sobre a testa de cada um. Poderá ser pedido também a um sacerdote para que abençoe um vidrinho de água e as crianças e jovens poderão molhar a ponta do dedo ao darem as bênçãos aos seus pais, avós, parentes e amigos mais velhos). Em seguida os mais velhos abençoarão também aqueles que os abençoaram.

Tempo de cantar

Quero ver você não chorar
Quero ver você não chorar, não olhar para trás, Nem se arrepender do que faz. Quero ver o amor vencer, Mas se a dor nascer, Você resistir e sorrir. Se você pode ser assim, Tão enorme assim eu vou crer. Que o Natal existe E ninguém é triste. Que no mundo há sempre amor. Bom Natal, um Feliz Natal, muito amor e paz pra você, pra você.

Noite feliz
Noite feliz, noite feliz. Ó senhor, Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa, Jesus nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus. Dorme em paz, ó Jesus. Noite feliz, noite feliz. Eis que no ar vem cantar aos pastores os anjos dos céus. Anunciando a chegada de Deus, de Jesus, Salvador! De Jesus, Salvador! Noite feliz, noite feliz, ó Senhor, Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa, Jesus nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus. Dorme em paz, ó Jesus.
Noite feliz, noite feliz. Eis que no ar vem cantar, aos pastores os anjos dos céus. Anunciando a chegada de Deus. De Jesus, Salvador! De Jesus, Salvador!


(escolham seu canto de Natal e o cantem, mesmo que saia um tanto desafinado. Há muitos outros e várias famílias já terão os seus de preferência )

Tempo de se abraçar
Feliz Natal, o Menino Deus está entre nós!
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 17/12/2015
Código do texto: T5483242
Classificação de conteúdo: seguro