LEO III - PROPOSTA - CAPÍTULO 9

CAPÍTULO 9 – PROPOSTA

Leo olhou para dona Júlia, aflito, mas ela olhava para ele indiferente. Foi para a porta e olhou mais uma vez para o alto da escada. Gilda estava lá, olhando para ele, impassível.

- Gilda... isso não é justo!

A moça não disse nada.

- Vá embora! – ordenou Alcântara.

Leo saiu.

- Desça até aqui, Gilda, Alcântara ordenou.

Ela obedeceu quase que automaticamente.

- Você se casa com o Haroldo dentro de um mês, é só correrem os papéis. Já falei com ele, só falta ele me dar uma resposta definitiva que por certo não vai ser não. Ele gosta muito de você.

- Mas eu não gosto dele... Eu amo o pai do meu filho...

- Não importa! Com ele você não fica, isso é fato!

Gilda se calou. Já não conseguia nem chorar.

Alcântara saiu e foi até a casa de Haroldo. O rapaz ainda estava abalado pela visita do amigo e recebeu o médico com certa frieza.

- Vim saber se você já tem uma resposta à minha proposta, Haroldo.

O rapaz foi sentar-se.

- Proposta do Samuel Torres, o senhor quer dizer...

- Não importa. Você é um ótimo rapaz e sei que gosta da minha filha. A ideia do Samuel até que vem a calhar. Não te proporia isso, se não confiasse em você, nem por ameaça do Samuel. Não me entenda mal, Haroldo. Eu só quero o bem da minha Gilda. Você é a minha única esperança.

- Mas ela não me ama.

- Não vai ser difícil começar. Você é honesto, trabalhador, educado... e a ama...

- Mas não sou o Leo. Ela ama o Leo, doutor!

- Vai ter que se esquecer disso! Como é? Você aceita?

Haroldo respirou fundo e disse:

- Se ela me aceitar... Não quero me casar com ela obrigada a isso.

- Se ela não aceitar por ela mesma, vai ter que aceitar pelo filho.

- Filho? Que filho?

- Ela está grávida.

Haroldo levantou-se, atônito.

- Grávida?

- Por isso eu disse que você é a minha última esperança, rapaz.

- Mas... eu não posso me casar com uma mulher grávida de outro homem, doutor! Ainda mais sabendo... que esse homem é meu melhor amigo!

- Ou você se casa com ela... ou vai vê-la solteira criando esse filho sem pai. Com o Leo ela não se casa.

Haroldo não soube o que dizer na hora, mas depois propôs a Alcântara que só daria sua resposta depois de falar com Gilda e o médico concordou.

No dia seguinte, depois de pensar muito nos prós e contras que aquele casamento iria causar em sua vida, Haroldo foi falar com Gilda.

A moça estava sentada no quintal da casa quase como morta. Seu rosto não tinha nenhuma expressão. Haroldo sentou-se ao lado dela no banco e tocou sua mão.

- Gilda... me perdoa...

- Não tem o que perdoar... Meu pai me contou tudo. O Samuel foi cruel com você. Sinto muito ter causado tanto problema...

- Não queria te deixar triste.

- Eu estou bem, disse ela, com os olhos já se enchendo de água.

Haroldo a abraçou forte. Gilda chorou mais ainda.

- Queria tanto ver o Leo, mais uma vez...

- Acho perigoso... Seu pai não permitiria.

- Ele esteve aqui ontem. Deve estar achando que eu estou de acordo com tudo isso.

- Não está, não é? – ele perguntou, olhando nos olhos dela.

- Meu pai quer me casar com você...

- Você não quer?

- Não tenho outra escolha. Ele está ameaçando tirar meu bebê de mim! Eu não posso perder meu filho também, Haroldo! Você tem que me ajudar!

- O Leo pode fazer alguma coisa... Ele pode ter tido alguma ideia.

- O pai dele acaba com ele! Não quero que ele reaja. Quero ele vivo, mesmo que... longe...

Ela abraçou-se a ele novamente.

LEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEOLEO III

PROPOSTA - CAPÍTULO 9

Velucy
Enviado por Velucy em 13/10/2017
Código do texto: T6141517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.