O PIANISTA - Capítulo X – A Chegada;

E eles tentaram logo que chegaram ao parque. Alfred avistou sua coleguinha Pérola no balanço, enquanto Camila a empurrava; de lá pra cá, pra cá e pra lá, numa sequência do balanço. Camila, avistando a chegada de Alfred, parou de balançar Pérola, para que esta o visse.

- Olha lá Pérola, quem veio brincar com você! – Exclamara Camila no ouvido de Pérola. Uma exclamação que podemos dizer que fosse quase um sussurro; um brando vento que viesse visitar os prados, dispersando as sementes para outras regiões, semeando-lhes esperança para um bom cultivo.

- Olá Pérola!

- Olá Alfred! – Respondeu imediatamente Pérola com sua meiguice na face.

- Camila – direcionou Alfred para a mãe de Pérola -, deixe a Pérola ir com a gente na biblioteca? – Perguntara o pequeno Alfred.

- Olá Alfred! Vocês irão mesmo à biblioteca? – Perguntou Camila, olhando diretamente para Cyndi. Camila (de cabelos ruivos naturais), diferente de Cyndi (que também tinha cabelos ruivos, embora fossem pintados e sua cor natural fosse o castanho), não gostava que sua filha saísse para lugares que não fosse o parque, a casa de seus pais ou no sítio da família. Cyndi agora com dezoito; Camila com seus trinta. Todavia, idade pouco importava para as definirem. As atitudes de cada uma, é que revelava a dimensão de representação no espaço atuante.

- Sim, Camila! Tenho que comprar alguns livros que listei. Pérola irá adorar o espaço da biblioteca. Acredite!

- Tudo bem! Acredito que Rodrigo não se importará! Aproveito para ir na casa de uma amiga que não vejo há tanto tempo – Rodrigo era o pai de Pérola, e estava para chegar da Argentina. Ambos se conheceram no lançamento de um livro de um escritor que Rodrigo admirava; Pérola era a garçonete do espaço daquele dia -. E onde eu posso pegá-la? Você irá de carro?

- Sim, estou com o carro do meu tio Armênio. Pode ser aqui no parque, ou num lugar que for mais perto para você! A biblioteca fica a três quadras e meia daqui.

- Então, quando eu retornar... espero aqui! Não demorarei muito na minha amiga. Pérola... comporte-se!

- Tcha..uuu mamãe! Disse Pérola com seus cinco aninhos de meiguice!

No caminho, o pequeno Alfred ia conduzindo a imaginação de Pérola aos universos musicais. Dentro do carro, Alfred disse a Pérola que lhe apresentaria um livro com a biografia (com algumas curiosidades) de todos os músicos clássicos: Vivaldi; Verdi; Rossini; Debussy, Tchaikovsky; Handel; Schubert; Dvorák; Chopin; Bach; Beethoven; Mozart, entre tantos outros que conhecia, apesar de sua tenra idade. Estávamos em 1970 ainda, e Alfred iria completar seis primaveras.

(Carlos André)