Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POR QUE SONHAR?

POR QUE SONHAR?
Marcial Salaverry

Existem pessoas que se gabam de viver "com os pés no chão", e, por conseguinte, encaram a vida apenas sob um prisma realista, limitando-se a viver o dia a dia, com tudo planejado, tudo certinho, bonitinho, nada fora da realidade real realisticamente realizada e realizável.
Não admitem imprevistos. Qualquer coisa que saia fora do planejado, causa horror. Se estão acostumados a levantar-se às 5h33, permanecer no banheiro até as 5h57, tomar o café da manhã às 6h03 e sair de casa às 6h24, não admitem um minuto sequer de atraso. Apenas aceitam uma certa imponderabilidade no trânsito, pois eventuais imprevistos são inevitáveis...
Mas ficam desesperados quando percebem que algo vai sair fora de seu controle.
Por outro lado, existem pessoas que são incapazes de viver a vida dessa maneira, dentro dessa realidade real, etc. .., e ficam geralmente "nas nuvens", sempre imaginando coisas que poderiam fazer. Estão sempre com planos mirabolantes. Como o papel aceita tudo, fazem projetos mil.
Imaginam mil coisas, não parando para sentir a possibilidade de seus projetos serem concretizados.
Como vivem em uma espécie de mundo irreal, sempre perdidos em seus devaneios, nunca se frustram quando algo não dá certo. Com a mesma facilidade com que fizeram os planos que goraram, partem para novos projetos. Estão sempre imaginando coisas, traçando projetos na maioria das vezes inexequíveis. Deixam a vida passar sem nada realizar, sempre sonhando com o que poderia ser feito.
Meu célebre guru L’Inconnu, enviou uma mensagem muito interessante sobre o assunto em pauta. Vejam que profundidade de pensamento:
Planejar é deixar de sonhar. Sonhar é deixar de planejar. O ideal é o meio termo. Planejar sonhando, ou sonhar planejando.
Efetivamente, como tudo nesta vida, devemos saber observar o meio termo ideal.
Se formos demasiadamente ortodoxos, vivermos apenas dentro do mundo real, deixaremos de ter ilusões, deixaremos de sonhar, e isto faz parte da vida. Sempre precisamos ter algum objetivo, algum sonho, algo porque lutarmos. A vida fica meio sem graça, se a vivermos estritamente dentro de sua realidade nua a crua.
É inerente do ser humano sempre buscar aquele algo a mais. Devemos contudo, manter o equilíbrio, pois de nada valerá traçar projetos impossíveis. Apenas perderemos tempo de nossa vida, que poderia ser melhor aproveitado se houvéssemos melhor planejado tudo.
Chega a ser uma necessidade vital termos alguma meta para ser atingida. Nunca poderemos estar totalmente satisfeitos com aquilo que temos, pois isso nos levará a quase deixar de viver.
Existe um provérbio muito interessante, que diz: Não tenho tudo aquilo que amo, mas amo tudo aquilo que tenho. É uma grande verdade, e nesse provérbio está encerrada uma linda lição de vida. Não ter tudo aquilo que ama, é simplesmente sempre estar com algo em mente, algo porque lutar, algo para ser conseguido ou conquistado. Seja um objeto desejado, ou mesmo um amor, alguém a quem desejamos, mas não temos. Sempre será um objetivo, algo porque lutar.
Mas é importante amarmos tudo aquilo que temos, pois sempre foram resultado de sonhos antigos, algo que foi muito desejado e conseguido. Deveremos amar e manter essas conquistas. Procurar novos sonhos, mas sem esquecer o que já foi conseguido, muitas vezes com muita luta.
Finalmente, "sonhar planejando...". Esse é o ideal. Termos nossos sonhos, porém dentro de parâmetros ideais. Planejarmos nossos sonhos de maneira a podermos executá-los, dentro de nossas reais possibilidades, a fim de evitar que se transformem em pesadelos.
Tenho um sonho que espero esteja sendo realizado, ou seja que todos tenhamos UM LINDO DIA.
Sonhar é viver...
Viver dentro de um sonho,
É ter um porvir risonho...

 
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 07/04/2005
Código do texto: T10221
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19860 textos (1962997 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:20)
Marcial Salaverry