CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

“Quero ser atriz. O que devo fazer?”

Não há profissão que não se beneficie do conhecimento. Estudar continuamente já se tornou fundamental para a maioria das profissões. E o mundo das artes nunca foi o mundo do desconhecimento, da ignorância.

O que é a arte - no sentido amplo? É “a capacidade que tem o ser humano de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria”. E como é que se domina uma matéria sem estudo?

No campo das artes visuais, arte é a “atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação”. Como artista você terá de desenvolver essa capacidade criadora de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos. Mas o senso da estética, a vivência pessoal e profunda não se adquire em roda de amigos tão-somente.

Para ser uma atriz digna do nome, você precisa, primeiro, conhecer muito bem seu próprio idioma. Precisa amar a literatura e ler obras imortais de autores como Shakespeare, Camões, Gustave Flaubert, Fernando Pessoa, Machado de Assis... só para citar alguns. Pois ser atriz é também amar as palavras, porque você vai não só decorar um texto, mas interpretar o que cada palavra significa nos vários contextos - e para isso você deverá conhecer o pleno significado - das palavras.

Atente que o ator ao recitar um texto conta uma história, transmite sentimentos, emoções - e por isso ele tem de saber o significado das palavras. Pois do contrário, ele lerá ou reproduzirá um texto previamente decorado como um papagaio: sem impor a devida entonação, sem transmitir a emoção, ou sem levar à reflexão pretendida pelo autor do texto.

Ser atriz não é (só) ter fama, ter dinheiro; embora muitas jovens se declarem “modelo e atriz”, raras conseguem ser, realmente, modelos, pois o simples fato de se deixar fotografar nua e em posições ginecológicas não transforma ninguém em modelo, assim como ser atriz não se resumiria a dizer “eu amo ele”... Muitas dessas jovens se reduzem ao papel de “garotas de programa” de executivos, políticos etc. Mas ser modelo e atriz realmente não significa se prostituir. Contudo, para que isso não aconteça, e duas promissoras carreiras não terminem levando àquele “famoso” trabalho noturno nas ruas, disputando clientes e sendo perseguidas pela polícia (ou extorquidas - pelos maus policiais, e pelos cáftens ou empresários de prostíbulos), é preciso que a candidata a atriz se prepare: e o preparo não começa num curso de arte de dramática: começa  no ensino básico onde deve haver o início do desenvolvimento pessoal do indivíduo; bem preparada nessa etapa, deve continuar e se graduar em arte dramática ou artes cênicas(*).

 

 

(*)  A arte cênica ou teatro divide-se em cinco gêneros ( trágico, dramático, cômico, musical e dança).

Lucília Lopes Silva
Enviado por Lucília Lopes Silva em 06/07/2008
Reeditado em 20/12/2009
Código do texto: T1068251

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar: SILVA, Lucília Lopes. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/luciliasilva). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Lucília Lopes Silva
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 57 anos
90 textos (89158 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/07/14 00:21)