Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PODE SER FÁCIL ENCONTRAR A FELICIDADE

PODE SER FÁCIL ENCONTRAR A FELICIDADE
Marcial Salaverry

Parece ser muito difícil encontrar a felicidade. Na realidade, não o é. Basta que se saiba observar certas pequenas coisas, para perceber que para encontrar a felicidade basta  simplesmente "sentir-se feliz". E como é possível, "sentir-se feliz?". Bem... sendo feliz, claro... Fica realmente mais fácil nos sentirmos felizes, se realmente o estivermos, mas também poderemos fazer nossa parte para o sermos.
Para isso, existem pequenas coisas a serem observadas. Sabendo-se chegar ás conclusões certas, como diria L’Inconnu, "voilá... c’est le bonheur..."
Bem, podemos começar pelo princípio da coisa. Atualmente existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor isto, ou quem é o melhor aquilo, e isto sempre atrapalha o bem viver, já que existe essa ânsia de vencer alguém. Mas, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons naquilo que fazemos. Façamos nossa parte  bem feita, sem a preocupação de aparecer como o melhor, evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha.
Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, melhorando sempre. Fazendo bem feito, não precisaremos diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade.
Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa tentar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita. Faça seu sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade dos outros. Não existe muito mérito se obtivermos sucesso graças à ineficiência alheia., ou mais ainda, se precisarmos prejudicar alguém para conseguir êxito.
Nunca devemos negar  nossos  conhecimentos a quem nos procurar. A soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades, e pior, provocando inimizades.
Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém são extremamente difíceis de seguir.
É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas... vale a pena tentar. A vida nos correrá bem melhor. Criaremos uma aura positiva à nossa volta. É muito melhor cultivar amizades, do que criar inimizades. Obter êxito por méritos próprios, atrai admiração. Mas conseguir sucesso derrubando oponentes, sempre criará uma idéia de represália à nossa volta, e não podemos nos esquecer disso.
O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas,  torna-se  o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia. Não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se verdadeiramente feliz. Sua vida não se transforma num fardo a carregar ,cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada tranquila, inesquecível, gratificante e feliz.
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho.
Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 23/04/2005
Código do texto: T12666
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 78 anos
19867 textos (1963634 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:15)
Marcial Salaverry