Deus - pensamentos para compreender o incompreendível
 
          Falar sobre a existência ou não de Deus seria uma pretensão? Se for, hoje serei pretensiosa.

          Deus existe? Tem gente que pensa que não, mas a maioria acredita que sim. E ainda tem gente, em menor quantidade é claro, que tem certeza absoluta. Não apenas acredita, tem certeza. Assim como uns poucos acreditam que Ele não existe e menos ainda são os que tem certeza de sua não-existência.

          Não costumo pensar muito no assunto, mas de vez em quando penso. A existência de Deus independe de pensarmos nela ou não.   Prefiro acreditar que Ele existe e vivo como se existisse. Acho mais lógico. A minha crença, porém não modifica em nada a realidade. Ele não vai deixar de existir ou existir em função do que eu penso ou não. 

          Algumas pessoas tentam provar a existência de Deus usando argumentos racionais. Se não me esqueci do que aprendi em meu curso de Filosofia estes argumentos são chamados de ontológicos. De uma forma bem simples funciona assim: Deus é o ser mais perfeito que existe; se ele não existisse não seria perfeito. Se ele não é perfeito então não é Deus. Logo Deus existe porque é perfeito. Meio maluco, mas acho que é assim que funciona. Sem provas ou constatações a posteriori. Apenas usando um pensamento lógico.

          Outro argumento que pode ser usado é o cosmológico. É baseado na constatação de que tudo que existe não existe por si mesmo: houve uma causa para essa existência. Como é completamente impossível uma regressão infinita para se apurar as causas deve haver uma causa que não foi causada, ou seja, deve haver um Ser que existe por si mesmo e que deflagrou as outras causas.

          Temos ainda o argumento Teleológico. Este argumento é o mais poético e mais arrebatador. O mundo é tão complexo, tão harmonioso, tão bem projetado em suas máximas e mínimas estruturas que é impossível que não tenha havido um projetista. E é a esse projetista que chamamos de Deus.

          Algumas daquelas pessoas que não acreditam na existência de Deus dizem que essa existência é impossível por causa da existência do Mal..  E disso ninguém tem dúvida – o Mal existe. Como pode um Deus tão perfeito permitir a existência do Mal que só causa dor? Tudo que existe está contido em Deus. Se Deus contem o Mal então ele não é perfeito. E se não é perfeito, não é Deus. Eu não sei. Não sei mesmo. É claro, muita gente acha que sabe. Tem certeza. Eu tenho certeza de pouquíssimas coisas nesta vida que vivo. Mas tenho esperanças. Tenho esperança de que haja um sentido para tudo. Para o nascer, o viver e o morrer. Para a existência do Mal e do Bem. Para o eterno Devir. Para o sentimento maravilhoso que se chama amor. Sentimento que tem muitas faces, todas elas iluminando a vida. Porque o amor que não ilumina não é amor. É apenas uma das muitas faces do Mal.

        Com este artigo, não vim trazer respostas. Estou apenas pensando. Exercendo o meu direito humano de ser diferente dos outros seres criados. Porque eu fui criada. De causa em causa, busco a minha origem. E tento compreender esta ânsia que tenho de me aproximar cada vez mais do protótipo humano: criado a imagem e semelhança de seu Criador,  mas ainda muito distante de atingir essa semelhança. Como um reflexo no espelho.