Falamos muito sobre a Amizade e eu, em atração imediata, leio quase tudo sobre ela. Sim, e são coisas lindas, coisas puras, pois ela merece ser cantada. Em prosa e verso! Ela é uma rosa. Não vermelha. Talvez dourada. E única. E percebo que as pessoas a valorizam muito. Entanto...

percebo também que há contradições no que é dito sobre o modo como deveríamos sentir e aceitar a amizade - e o que esperar-se dela. Uns acreditam que, por amizade, deve-se aceitar tudo do outro (da pessoa amiga) nunca questionando nada, não aconselhando, nem nada criticando, ao contrário, sempre declarar otimistamente que tudo dará certo, ainda que isso seja uma grande mentira, muitas vezes, perigosa.

Alguns poucos acham que não, que é estar-se atento para evitar a queda do outro, estar sempre presente, indicar o caminho do equilíbiro, mostrar o equívoco, zangar-se pelo bem do outro, e também pedir-se o que se deseja claramente, sem hipocrisia.  Que é preciso confiar muito. E entender.

Pessoalmente, creio que o melhor é um mix de tudo. Rir com amigos é bom mesmo, mas melhor ainda é saber, com certeza, que ao menos UM entre eles não fugirá na hora da nossa real tristeza.

Não tenho muitos Amigos agora. E me perdoem se pensam de outra forma, mas eu não creio em ter-se um milhão de amigos, talvez mil conhecidos, mas não Amigos. A Amizade verdadeira é nobre demais pra ser tão facilmente encontrável e tão prontamente nomeável como fazemos, meio levianamente, com qualquer um que seja cordial conosco. Ela tem que ser conquistada assim como o amor: plantada, regada, trabalhada. Não é "de grátis" como gostamos de pensar....rs.

Mesmo branda, cordial, mesmo formosa, terna e tolerante, ela também possui uma Chave, uma Senha, um Signo, um Caminho, e se não tivermos esse conhecimento, se não zelarmos por este lindo sentimento, a amizade não irá muito em frente. Morrerá como uma flor mal cuidada.

Não permitam que isso aconteça a vocês, pois é muito triste perde-se um Amigo pelo qual valia a pena repeitar-se as poucas exigências de uma sincera Amizade. Isso já não aconteceu antes com vocês? Dói muito!

Um Amigo é um ser presente, participante, querido, que está na vida do outro quase diariamente ainda que não pareça - e das formas que isso for possível. A sua presença é também o riso que damos ao pensar o que ele pensaria sobre algo engraçado ou esdrúxulo que vemos, ouvimos, pensamos e temos vontade de comemorar seu sucesso ou estender-lhe os braços em sua dor.

Ser Amigo é vibrar com o outro e desejar-lhe vida longa, sim, mas agradável. É dar-lhe incentivo no caminho escolhido, mas se ele sair dos trilhos, é trazê-lo de volta ao rumo certo, mesmo que resista e nunca desistir de puxá-lo do fundo do poço em que caiu.

Ser capaz de doar-se, com algum despojamento, para tornar o outro contente fortalece a Amizade ainda mais, pois a vida nos pede presença, carinho, trocas, participação - e isto é a base dos bons relacionamentos.

Se houver egocentrismo e negação, a Amizade se recolhe, encolhe, fenece. A beleza deste bem-querer transcende a do amor e, a meu ver, lhe é superior. E se você tem um Amigo(a), faça por ele tudo o que você gostaria que ele fizesse a você, como ELE nos ensinou em um dos seus mais belos ensinamentos, pois lembre-se: ELE sabia das coisas!

Assim, com certeza, você será (e terá) um Amigo(a) verdadeiro para sempre, ou enquanto a Vida o Tempo assim o permitirem...


Pensem nisso.

***
Silvia Regina Costa Lima
19 de abril de 2010







friend 4ever
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 01/05/2010
Reeditado em 29/07/2016
Código do texto: T2230352
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.