Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ideologia: Eu Quero Uma Para Viver.

No confuso mundo político, diversas doutrinas vagam; umas meio perdidas, outras nem tanto. Tantas teses lançadas e tantos partidos, às vezes mais de um para a mesma tese. Mas nesse mundo caótico, todos os partidários de alguma ideologia política são, no fundo, manifestações diferentes de um mesmo fenômeno.
Mas há semelhança entre um liberal, um comunista, um fascista e um social-democrata? Sim, há. É a cegueira. Existe um ponto da vida onde deixa-se de buscar uma ideologia para viver e começa-se a viver para uma ideologia. Esse ponto é justamente aquele onde a encontramos. É uma busca pela escravidão, que se inicia quando nos identificamos com algum grupo de cativos. A partir daí, ficamos prisioneiros de nosso próprio pensamento, não enxergamos mais o resto do mundo.
A partir desse estágio, não existe mais debate. Apenas eu estou certo, nunca você; e não me provoque, seu entreguista, ladrão, totalitarista! Você está errado porque eu quero, porque meu partido quer, porque quem fabricou meu pensamento quer. Fatos? Não me venha com fatos. Seus fatos também estão errados: todos sabem que um mais um dá cinco! Vem com essa... E ainda quer discutir comigo...
Para onde vai o país? O que fazer com a economia? Como progredir? As respostas falam sobre soluções esplêndidas, miraculosas até, fenomenais... Às vezes só não têm aplicação, só isso; mas são fenomenais, com certeza. Eu até concordaria prontamente com sua idéia fenomenal se o outro ali não tivesse me falado sobre uma outra idéia igualmente fenomenal. Isso me deixou na dúvida. Nem sei o que farei com tantas idéias fenomenais assim. Comprar uma lixeira maior, talvez.
kaotisch
Enviado por kaotisch em 29/08/2006
Reeditado em 05/02/2012
Código do texto: T228333
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Ao copiar ou modificar qualquer obra, cite o autor e o endereço original na internet.) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
kaotisch
Três Rios - Rio de Janeiro - Brasil, 30 anos
42 textos (1518 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 18:54)
kaotisch