Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Diálogo de dentro

Segura-te menino, segura o teu coração no peito;
Pois, se amares demais, este romperá...
Voltará ao lugar? De que jeito?
Segura-te menino;
Teu amor não é perfeito.

CORPO
  Não será nunca perfeito. Combinemos então tal certeza. E outra, a de que somente o corpo, possui a destreza de amar como ao destino se compromete o verdadeiro amor: à natureza.

ALMA
  Discutir-se-á ainda, pois de mim não és soberano. Acontece que, entre nós, trocam-se os fatores, pois, eu decido os teus instintos e gozo teus amores.

CORPO
  Mas não há de vangloriar-se por tua curta vida, já que, os olhos que recebem a quem ama, ou a quem odeia, são meus. E o que os olhos não vêem, o coração, nem a Alma, ousam sentir.

ALMA
  Não, sobre a certeza que pediste para eu acordar contigo, reveja. Pois, certeza não há em nenhum lugar. Os conceitos que temos, nunca devemos afirmar, discutir é a melhor forma de melhorar, se afirmo, mesmo que certo, erro. O mesmo acontece com quem quer que exista, pois, existir é opinar.

CORPO
  Tome por calúnias o que disseste, já que quando dizes disto, afirmas.

ALMA
  Concedida seja tua bela observação, mas o que vale a afirmação, é como ramo de discussão, e nunca, num ensinamento. Até mesmo quem sabe deve discutir seus valores. Quem se acha conhecedor, é por quê de nada sabe. O leigo acha que sabe pois não sabe o que se tem para saber, e aponta e afirma por vezes: “Aquele é inteligente”. Porém não sabe como chegar a tal ponto. Cabe talvez ao que se considera, ou é considerado, sabido, ensinar.

CORPO
  Cabe ao sabido ensinar? Não seja tão ingênuo, o sabido só é tal, por ter se sustentado em suas próprias pernas. Bem é verdade que nem sempre, mais sim em sua maioria.

ALMA
  Penses no tamanho reduzido desta maioria! Se houvesse por parte do sabido, feito o que professei, esta maioria seria imensa, e invertida. A maioria seria de ajudados, teriam então  consciência para ensinar, ajudar.

CORPO
  Talvez a legião de ajudados ajude, e isto será então amor em seus corações? Acredito que não, pois amor é ao que me referi, quanto à natureza, cuja soberania me cabe.

ALMA
  Não lhe cabe, nem isto, nem a soberania de sensações. Se rires, é por quê de mim decidiu-se a felicidade, se choras é porque eu estou triste. Se amares,é que a mim parece correto amar.  E amor é perfeito, mas difícil de encontrar.

Segura-te menino, segura o teu coração no peito;
Pois, se amares demais, este romperá...
Voltará ao lugar? De que jeito?
Segura-te menino;
Teu amor é perfeito.
Andrié Silva
Enviado por Andrié Silva em 01/09/2006
Código do texto: T230039

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Andrié Keller ( baadermeinhofblues@hotmail.com ) Brasil - http://www.recantodasletras.com.br/autores/andrie). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Andrié Silva
Salvador - Bahia - Brasil, 27 anos
912 textos (98495 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:23)
Andrié Silva