REFLEXÕES SOBRE A ARTE E O ARTISTA

___________________________________________________________

Os pensamentos que não trazem referência são de autoria desconhecida; pois assim foram pesquisados.

"A arte é uma aspiração à liberdade. O que nós, poetas, músicos, pintores, escultores desejamos é criar o nosso ritmo pessoal, é transmitir a nossa harmonia interior. Cada um de nós é um instrumento por onde passa a corrente da vida. Não queremos regras nem admitimos preconceitos. Não nos atraem as teorias especiosas. A lógica do artista não cabe nas fronteiras de um teorema, a lógica do artista é um problema cujos dados mudam a cada instante, e cuja solução varia de momento a momento. [...] O artista é um transfigurador. Recebe a energia da vida e, em troca, lhe dá forma." (Ronald de Carvalho, poeta)

"Na arte, a inspiração tem um toque de magia, porque é uma coisa absoluta, inexplicável. Não creio que venha de fora pra dentro, de forças sobrenaturais. Suponho que emerge do mais profundo eu da pessoa, do inconsciente individual, coletivo e cósmico." (Clarice Lispector)

"A arte é uma mentira que revela a verdade." (Pablo Picasso)

"Se o artista apenas reproduz os traços superficiais, como faz o fotógrafo, se registra com exatidão as diversas características de uma fisionomia, mas sem relacioná-la ao caráter, ele não merece ser admirado. A semelhança que ele deve atingir é a da alma." (René-François-Auguste Rodin)

"A arte, tão essencial à vida, vive exclusivamente de símbolos. Os símbolos são universais: o som, para a Música; a cor, para a Pintura; o movimento para a Dança; o volume para a Escultura; o espaço, para a Arquitetura e a palavra para a Literatura." (Werneck Cortes)

"A unidade da arte reside no fato de que não importa se com palavras, sons melódicos, cores ou massas, o artista cria imagens que exprimem seu sentimento profundo do mundo (...). Certo número de atividades humanas – como a poesia, a pintura, a arquitetura, o teatro, a música, a escultura – cria imagens que exprimem um modo de sentir, o qual por sua vez, se traduz numa forma correspondente a obra de arte." (Pedro Manoel)

"Para interpretar o mundo que vive - de maneira artística - o escritor distorce um pouco os fatos, foge um pouco do mundo palpável: ele cria uma realidade que está um pouco acima ou fora da realidade puramente física – cria uma suprarrealidade, estática, artística ou uma realidade virtual."

"A obra de arte não se sujeita aos limites do tempo e espaço, ela é atemporal e universal porque registra algo que faz parte da essência da condição humana e, por isso mesmo, mexe com a sensibilidade, com a consciência de qualquer ser humano."

"A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver." (Paul Klee)

"O resultado do fazer artístico representa uma visão do mundo, sem haver uma relação mecânica entre o que o artista pensa sobre o mundo e o que ele expressa em sua obra." (Georg Lukács 1885-1971, filósofo húngaro).

"As demais pessoas estão por vezes famintas, mas a alma de um artista está eternamente sedenta." (E. Geibel)

"Todos os artistas, os verdadeiros artistas, abominam a sujeição e adoram a independência." (Honoré de Balzac)

"O artista tem um poder mágico em suas mãos: o de moldar a realidade segundo as suas convicções, seus ideais, sua vivência."

"O trabalho de cada homem, seja na literatura, música, pintura, arquitetura, ou qualquer outra arte, é sempre um retrato dele mesmo." (Samuel Butler)

"Pobre do país cujo governo despreza, hostiliza e fere seus artistas." (Fernanda Montenegro)

"O artista, se está sujeito à censura, não está sujeito ao silêncio." (Pedro Lyra)

____________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 23/07/2010
Reeditado em 10/05/2011
Código do texto: T2395842